Protecção de uma instalação eléctrica de utilização

fresnel
Curioso
Curioso
Registado: 16 out 2007, 19:17

Protecção de uma instalação eléctrica de utilização

Mensagem por fresnel »

Caros Amigos

Gostaria se vosse possivel que ajudassem nesta minha questão:

Tenho uma instalação eléctrica de utilização ( numa instalação colectiva habitacional) que se quer dimensionada para 13.8kVA monofasica. Que protecção deverá ser escolhida para o caixa de coluna? e do quadro de entrada?

Obrigado
Nefelim

Re: Protecção de uma instalação eléctrica de utilização

Mensagem por Nefelim »

Olá

A caixa de coluna tem de ser para In=63A

A corrente é para 60 A condutor H07V/R a 2x16+16 tubo VD 40

A caixa tem de ser CBD para 2 saídas e CBQ para 4.

Devem ser equipadas com interruptores seccionador fusível trifásico para 3x63 A, mesmo que as ligações sejam monofásiacas. Ver a DMA da EDP para ver o calibre dos seccionadores.

Mas quantas instalações tens no prédio, lembra-te que se tiveres 5 consumidores se todos forem a 60A tens 2 x 60 A na fase mais desiquilibrada.

Como vais calcular o cabo?? só para ;-..... S=5x13,8x0,75=49,5 KVA :... IB=49,55/0,692=71 A ....; In=80 A e S=25 mm^2
Mas tens 60x2= 120 .... ; 120x 0,75=90 A ... IB=100... s=35 mm^2

S=(4x6,9+13,8)X0,75=31,5 kva ;........ IB=31,5/0,692=44 A..........In=63 A.........e s=16mm^2 Tens... 60A numa fase ... 30+30 noutra e.........30+30 noutra ... 60 A In=63 A e S=16 mm^2

Se o número de consumidores aumentar o coeficiente diminui mas tens de estudar isso bem.

Se forem 6 a 6,9KVA e um a 13,8 KVA teremos S=(6x6,9+13,8)*0,75=41,4 KVA..IB=63 A e S = 16 mm^2

mas tens.... 60+30 numa fase = 90x0,75=67,7A .... IB=80 A .....e s=25 mm^2

Apresenta o número de consumidores para dar uma resposta mais correcta.

Tens de consultar a Certiel e a EDP pois há um grande desiquilibrio na coluna caso seja para poucos consumidores.

Eu só estou a dar um conselho tens de esclarecer isso

O quadro de entrada deverá ser no mínimo a 2x63A-0,3 A Selectivo no mínimo mas devias meter um corte geral de 2x63 A e interruptores diferencias nas saídas mete dois ou 3, dois de 2x63A-0,3 e outro 2x40-3omA e outro disjuntor diferencial para a hidromassagem 2x16-30mA

Um abraço
fresnel
Curioso
Curioso

Mensagem por fresnel »

Trata-se de um edificio com 3 andares 4 inquilinos por piso.. sendo o R/C area comercial com duas lojas (6.9KVA cada)
cada andar possui igualmente a mesma dimensão de potencia mais concretamente:
13.8KVA T3
10.35KVA T2
6.9KVA T1 x 2

obrigado desde já
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Desde já te digo que isso é muita potência e as normas técnicas recomendam 6,9 KVA até 6 divisões principais, se o T1 tiver so uma divisão principal podes calcular com 3,45 KVA

Se calculares tudo a 6,9 KVA ou no maximo nos T3 a 10,35 KVA monofásico

S=(3x10,35+9x6,9)=93KVA---S=96xX0,56=52 KVA.... IB=75 A.....In=80 A...s=25 mm^2 mas como tudo é entradas monofásica aumenta para o escalão seguinte....In=100 A e s= 35 mm^2 (melhor soluçaõ)

Se quiseres tudo com as potências que referes o que acho um exagero terás

S=(3x13,8+3x10,35+6x6,9)x0,56=64 KVA... IB=92 A .... In=100 A e S=35 mm^2 mas recomenda-se In=125A e s=70mm^2

Se calhar nas infraestruturas está tudo a 6,9KVA logo S=12x6,9X=0,56=46 KVA IB=66A In=80A e s=25 mm^2 a diferença é de 64KVA-46KVA=20KVA
e 52KVA-46KVA=6KVA

Se cada KVA for a 80 Euros terás um custo adicional de 1600 Euros para não falar no custo do ramal, e os custo da coluna de 25mm ^2 para 70 mm^2 mas a outra solução é 6x80 Euros=480 Euros

Eu entendi que eram 12 Habitações +2 lojasx6,9 KVA as lojas com alimentação independente

Informa-te das potências a que tens direito

Estive a ver aqui no livro do "Guia Técnico das instalações eléctricas" de Josué Lima Morais e recomenda 10,35 KVA para Zonas urbanas

S=(8x10,35+4x6,9)X0,53=61,8 KVA ..IB=89 A In=100 e s=35 recomenda-se In=125 e s=70mm^2

Não apresentei os calculos do valor de IN <= IZ e IF<=1,45 IZ pois isso sabes fazer

Um abraço
Última edição por Nefelim em 25 out 2007, 15:29, editado 1 vez no total.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Afinal nunca mais houve comentários

Um abraço
fresnel
Curioso
Curioso

Mensagem por fresnel »

Peço desculpa tenho andado um pouco aterafado com outras coisas não tenho tido tempo de vir até cá:

Sim de facto é um exagero, se calhar... Mas o projecto é de caris academico.. no entanto não sei se o deva tornar mais "realista".

tomando então a tua sugestão ou seja:

T3 - 10.35 kVA
T2 - 10.35 kVA
T1 - 6.9 kVA

os calculos q apresentaste foram para o dimensionamento da coluna.. no entanto estou a pensar em usar duas colunas.
mas o problema por agora ainda não está bem nesses calculos.

as minhas duvidas estão mais na escolha das protecções da caixa de coluna para frente.
Por exemplo no que toca agora a esta nova abordagem.

Que caixa de coluna devo usar?
CBD's ?! pq não CAD's ?..
e as protecções a nivel do fusivel nas mesmas?
50A ou 63A para os T3 ,T2 ?!
32A para os T1 certo ?

E a nivel dos quadros de entrada?
quais as protecções prinicipais a utilizar?!

por exemplo no livros da certiel customa aparecer mt os quadros com o disjuntor diferencial 40A-300mA é esse o disjuntor da "EDP"?

Desde já o meu Obrigado.. abraços
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Acho que não justifica duas colunas para 12 habitações, vais duplicar os custos

A maioria dos técnicos até 6,6KVA metem por vezes 4x40-300mA, por uma questão de custos esse não é o control de poência da EDP é o corte geral da instalação no quadro eléctrico, nas se a a instalação é monofasica o 2x40A-0,4 A era suficiente, mas há que mudar as mentalidades, uma solução mais equilibrada devia ser aconselhável.

As caixas de coluna já referi para In=50 A 10,35KVA e 60 A para 13,8 KVA)

Caixa CBQ para 4 saídas para In=63 A

Para 6,9KVA é H07V-U 2x6+1G6 In=32 A

Para 10,35 KVA é H07V-R 2x16+1G16

Para 10,35 como In=45 A teremos de Usar um diferencial de 2x63A-300mA e outro de 2x40-0,03 A , e um disjuntor diferencial de 2x16-30mA, para hidromassagem. Pode ser o geral de 2x63A-300mA-selectivo (Esta a melhor solução)

Mas se não quiseres olhar aos custo e como melhor solução era nos T3 e T2 colocar um corte geral de 2x63 A e 3 diferencias um de 2x63 A-0,3 A outro de 2x63A-30mA e um disjuntor diferencial de 2x16-30mA para hidromassagem

Fogão a 4 mm^2
Hidromassagem

Tubagem para ar condicionado futuro
Do site da EDP

Os números indicados são recomendações a ter em conta durante a elaboração do projecto da infra-estrutura eléctrica da habitação, prevendo pontos de utilização para iluminação, tomadas de uso geral, electrotecnologias diversas, climatização e aquecimento ambiente e de águas.

Salas

1 tomada para usos gerais por cada 5 m de parede;
1 ou 2 pontos de iluminação;
1 caixa de aparelhagem para aparelho de ar condicionado*;
1 caixa de aparelhagem para acumulador de calor*;
Quartos

3 tomadas para usos gerais;
1 ponto de iluminação;
Cozinha

3 tomadas para usos gerais de electrodomésticos;
2 tomadas para usos gerais;
1 tomada para máquina de lavar louça;
1 ponto de iluminação;
1 tomada para triturador de resíduos sob lava-louça;
1 caixa de aparelhagem para placa vitrocerâmica + forno;
1 caixa de aparelhagem para exaustor ou campânula;

Lavandaria

3 tomadas para usos gerais de electrodomésticos
2 tomadas para usos gerais;
1 tomada para máquina de lavar louça;
1 ponto de iluminação;
1 tomada para triturador de resíduos sob lava-louça;
Os números indicados são recomendações a ter em conta durante a elaboração do projecto da infra-estrutura eléctrica da habitação, prevendo pontos de utilização para iluminação, tomadas de uso geral, electrotecnologias diversas, climatização e aquecimento ambiente e de águas.

O sistema de aquecimento eléctrico deverá ser através de acumulação de calor, com uma unidade em cada compartimento, com circuitos eléctricos individualizados.
O sistema de climatização deverá prever a instalação de um sistema do tipo split nos apartamentos ou do tipo multi-split em moradias.

Casas de Banho

1 tomada para usos gerais;
1 ou 2 pontos de iluminação;
1 caixa de aparelhagem para toalheiro + secador de mãos;

Corredor ou Hall

1 tomada para usos gerais cada 5 metros de parede;
1 ponto de iluminação;
Escritórios

1 ponto de iluminação;
Dispensas, Garagens e outros locais

1 ponto de iluminação;

*1 caixa de aparelhagem por equipamento

O resto é fácil

Um abraço
fresnel
Curioso
Curioso

Mensagem por fresnel »

Obrigado mais uma vez plo auxilio prestado :)

Porem .... gostaria se podesse ser, de colocar mais umas questões:

1ª na ficha técnica da certiel 19 março de 2007 temos q a protecção In para 10.35 e 13.80 e igual a 1x63 A
mas noutra tabela ja vi , e como aqui tb referiste 10.35 In = 1x50A e 13.80 In = 1x63A
qual é a diferença no critério ?!

2ª ainda nessa tabela da certiel de março de 2007 apareçe uma coluna referente a "Corte" e para 13.80 o valor é 2x80A o que é que isto quer dizer ?! ou seja onde é que se insere este corte. qual é o seu contexto.

3ª em relação aos circuitos de aquecimento ambiente existe conheces algum material a explicar a sua elaboração, esquemas etc..?!

4ª no q toca a climatização posso agrupar os aparelhos num so circuito certo ?! desde q este não exceda os 5 aparelhos. correcto?!

5ª ainda em relação as caixas de coluna.. ja vi em alguns apontamentos q referiam caixas de coluna CAD ,num edificio, que alimentavam duas entradas de 10.35 kVA.. não deveria ser CBD ?!

Obrigado desde já!! um abraço!!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Na realidade no manual do Guia técnico de Josué Lima Morais fala em In=50 A já que Ib=45 A.

Mas as caixas de colunas as protecções são para In=32 A e 63 A.

Eu penso que só é permitido protecções com In=32 e 63A já que o cabo H07V-R 2x16+1G16 dá até In=63 A

O facto de para 13,8 KVA o Corte geral do quadro eléctrico da habitação deve ser para 2x80 A é para In=63 A na caixa da e e Control de potência a 60 A monofásicos e o valor a seguir é de 2x80 A

A caixa CAD para 10,35 KVA é quando a entrada é trifásica a H07V-U 3x6+2G6

A climatização ambiente devia ser a 4 mm^2 com In=25 A

Há soluções em que fazem as duas funções aquecimento e ar condicionado

Para aquecimento há várias opções devias estudar isso melhor e colocar em cada aposento uma tomada, ou seja um circuito para tres tomadas, mas se a instalação dispuser de outro sistema não eléctrico isso é dispensável.

Acho que de acordo com as regras a secção do neutro tem de ser igual ao da fase na coluna

Já que o estudo é académico devias pensar em sistemas com domótica

Um abraço
fresnel
Curioso
Curioso

Mensagem por fresnel »

Muito Obrigado plas dicas e pela a orientação!!

venho pedir ajuda no noutro capitulo a nivel do dimensionamento dos serviços comuns.

onde é q eu me posso basiar sobre este assunto?

abraços
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

OLá

Os serviços comuns normalmente são os seguintes

Como solução um corte geral de 4x63A c/pente para 63 A a alimentar os seguintes circuitos

1-Disjuntor 4x32 A para o elevador a cabo VV 5x6 mm

1-Interruptor diferencial de 4x40A-0,3 A

O disjuntor de 4x25A/0,3 A alimenta estes circuitos
1-circuito para Iluminação das escadas-automatico de escada ou sensores 10A

2-Iluminação dos hal Junto aos elevadores-automatico de escada ous sensoresl-10 A

1-Alimentação do ATE-ITED-16 A

1Tomada no quadro-16 A

1-Circuito para intercomunicação-10 A
1-circuito de iluminação da casa das maquinas
1-Bomba ???
1-Extractor??

Uma potencia de 3x15A- 10,35 KVA chega, se levar extractor se calhar 17,25 KVA em trifásico -3x25A
Última edição por Nefelim em 25 out 2007, 16:07, editado 1 vez no total.
fresnel
Curioso
Curioso

Mensagem por fresnel »

não deveria contemplar tb um sistema de bombagem de água ou central hidropeneumatica?!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Se a zona for urbana não

Isso não precisa acho eu

Um abraço
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Atenção que na coluna a secção da fase é igual é secção do neutro para In=125 A pode usar-se cabo XV.-50 mm^2

Um abraço
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Nos serviços gerais tem de levar um circuito para iluminação de emergencia

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”