EE_Rafael Escreveu:Caro Sérgio,
sou eng. electrotécnico e dogo-lhe uma coisa, gostava de ver muitos eng. a ter que rsolver determindas situações com as quais o instalador se depara! Acho que devemos SEMPRE trabalhar em conjunto e nunca criar esse tipo de "hierarquias"!
Cumprimentos.
Acho que não se devem ver as coisas desse ponto de vista. Porque também existem muitos electricistas que não conseguem nem de perto resolver alguns problemas dos engenheiros.
Tal como existem engenheiros que deviam ser proibidos de exercer a profissão o mesmo se pode dizer de alguns electricistas por isso acho que não devemos pensar dessa forma.
Boas
Caros engenheiros se a Certiel e DGE terminar de analisar os vossos projectos devem começar por estudar a regulamentação em vigor nomeadamente as RTIEBT. Sou instalador (não sou engenheiro estou inscrito na DGE á mais de 30 anos) e sou muitos vezes consultado para dar orçamentos a projectos elaborados por engenheiros para execução que ainda não foram aprovados e o cumprimento das regras é uma miragem, (protecções mal dimensionadas não tem em conta o modo de instalação utilizado, nos locais comerciais de 4º categoria ou superior não existem dois diferenciais para a iluminação das zonas de público, separação de circuitos público não público por dispositivo diferencial, casas de banho e banheiras de hidromassagem sem diferenciais de alta sensibilidade), para não falar nas casas de espectáculos em recinto fechado (são mesmo um espectáculo).
A Certiel tem ensinado muitos a todos nós penso que é um grande erro se acabar, onde é que nós electricistas e vós engenheiros vão esclarecer a dúvidas ou estas deixam de existir.
Boa tarde. Eu nao quero dizer que vai ser o projecto electrotecnico que vai encarecer a obra, quero dizer que é mais uma coisa a encarecer. Mas tambem nao queiram passar um atestado de incapacidade total aos electricistas, virem dizem que para se por uma lampada devia ser preciso um projecto é andarmos a brincar com isto, entao e os erros dos projectos esses nao contam?? Ha pouco tempo tive nas maos um proctode uma vivenda, esse projecto era de 20,7 Kva e como tal não foi aprovado pela Certiel, a vivenda tem 3 anexos, lavandaria, arrumos e um quarto, a Certiel diz que tudo o que seja anexos tem de ter um quadro naquele projecto tinha um tubo de 25 dentro do qual vinham 3 cabos nos arrumos levava uma caixa e dai saiam os cabos para as tomadas, iluminação e maquinas, perguntei ao engenheiro por causa dos quadros e ele respondeu que isso nao era obrigatorio que nao estava escritoem lado nenhum, agora eu pergunto a projecto nao esta aprovado pela certiel como faço a obra, como esta no projecto e quando vier a inspeção reprova por falta doa quadros e o responsavel sou eu ou faço com os quadros e estou a alterar o projecto feito pole engenheiro que depois pode vir dizer que alterei o projecto????????????
Pela leitura efectuada ao documento, não se pode deduzir o fim da Certiel, pelo contrário, as entidades certificadoras continuarão a actuar. Apenas será acrescentado "um novo agente" no processo que é o ..."técnico legalmente habilitado" emitirá o termo de responsabilidade que evitará a consulta, parecer e vistoria por entidade externa.
Bons dias. Efectivamente o fim da CERTIEL poderá estar pra breve, mas enfim...Como profissional na area a mais de 20 anos, gostaria que avaliassem os seguintes pontos:
1- Grande maioria dos inspector nunca leu a totalidade das regras técnicas, trazem um "molde" do que se inspeciona e de acordo com regras "internas" age conforme, tendo nós que enviar par a CERTIEL os esclarecimentos necesarios para eles avaliarem.
2- Grande parte dos projectos assinados por "engenheiros" técnicos, trazem erros graves de execução, ficando a responsabilidade do executante a identificação dos mesmos. Qual a responsabilidade dos Engenheiros? Nunhuma até hoje, pelo menos dos que me vão chegando as mãos, dizem sempre o mesmo " Cabe ao instalador a revisão do projecto e informar o projectistas dos erros encontrados".
3 - Acabem com a formação profissional pelos centro de formação e coloquem a formação nas empresas, com exames de 3 em 3 anos por entidades competentes, acabando de uma vez por todas com os supostos técnicos qualificados pelos centros de formação ( que não sabem a diferença entre um interruptor diferencial e disjuntor diferencial).
4 - Disponibilizem meios para dar formação aos técnicos mais antigos a custo zero, pois muitos deles não tem conhecimentos das alterações aos regulamentos.
5 - A inscrição como técnico responsavel é um vergonha, alterem o metodo.
6- Obras como as do parque escolar, são uma vergonha, os projectos não fazem sentido. Em algumas delas que me passaram pelas mãos e outras que estão a passar os projectos são um desgraça. é o desrespeito pelo "saber fazer". Caminhos de cabos sobrelotados, luminárias suspensas em salas de aulas, blocos autonomos que só ligam quando a iluminação do espaço liga...bem poderia estar aqui o dia todo nisso.
7 - Quem fiscaliza a CERTIEL? Quais as abilitações dos inspectores?
Cumprimentos Alentejanos
Boa tarde
A meu ver estamos a levar o fim da CERTIEL para uma discussão política e é por isso que nunca vamos ter consenso.
Vamos pensar da seguinte forma, para tudo é preciso um boneco (projecto) assinado por um engenheiro que leva o dinheiro ás pessoas e o electricista, por sinal o mais parvo, sim porque é ele que faz o trabalho é ele que assina o termo de responsabilidade e ainda é o que tem que fazer orçamento, para ser o mais barato para executar a obra e ganhar meia dúzia de tostões, e pedir aos inspectores da CERTIEL que lhe passem um certificado manhoso para ligar a instalação á rede publica para no final algumas vezes lhe ficarem a dever metade da obra, mas isso ninguém se preocupa.
Continuando, porque é que não fazem CERTIEL para os engenheiros e outros?
Pois, porque esses estão organizados e tem as chamadas associações que os defendem (Associações = Tachos vedados e defendidos pelo poder)
Como dizia um professor da escola que eu frequentava: a corrupção é aos olhos de todos os favorezinhos todos vimos mas, não dizemos nada porque sempre estamos á espera que um dia nos calhe a nós.
Podia estar aqui todo o tempo que as falcatruas são mais que muitas.
Vamos nos juntar e acabar com essa porcaria que dá pelo nome de CERTIEL porque os que assina o termo de responsabilidade tem que ser responsabilizado pelo que faz e assina, e estou de acordo quem não cumprir ser penalizado, não com compensações monetárias(multas) mas sim do género não poder exercer a actividade durante o tempo X consoante a infracção que cometesse, porque se for com (multas) alguém lucra com isso, e assim sedo é mau, percebem?.
1 Abraço
Quanto ao fim da Certiel, acho a questão um pouco redutora uma vez que também vão acabar as certificações da DGGE para os projectos de categoria A e B.
Concordo plenamente com o fim das certificações uma vez que as mesmas vão contra o conceito do termo de responsabilidade.
Se sou obrigado a assinar um termo e a ter um seguro de responsabilidade civil, então porque há alguém que valida ou não o que eu faço.
As pessoas quando assinam projectos têm de ser responsáveis e não estar á espera que alguém corrija o que fez mal.
Qd estamos doentes procuramos ou pelo menos tentamos encontrar não um bom mas um excelente medico, é como qd compramos carro....por isso ha os bons, os mais ou menos e os excelentes, deixos o cliente escolher e sejamos responsaveis e se houver problemas que se assuma, e deixemos de hipocrisias!!!!....a Certiel era exigente e por vezes fechava os olhos.
Somos todos formados para desempenhas as nossas funções, e tanta burocracia para que????
um processo levava mais de um mês a resolver e ainda por cima só uma entidade a avaliar, ao menos se abrissem mais entidades certificadoras veriamos que ai a coisa cantava de outra maneira....certificação talvez mas com mais entidades habilitadas para o fazer, o resto cada um que assuma a sua parte!!!
Boas
A maior parte das habitações nem são inspecionadas, os tecnicos responsaveis juntam umas quantas obras ao mesmo tempo e depois muitas são certificadas por sorteio.