Emenda de cabos de alimentação

Responder
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Agradecimento recebido: 1 vez

Emenda de cabos de alimentação

Mensagem por Duarte82 »

Boa tarde,

Estou inserido num caso de peritagem de uma instalação eléctrica para defender um cliente em tribunal. Estou com uma pequena dúvida num ponto da instalação. Estamos a falar de uma fábrica abastecida por um PT de 800kVA. Do QGBT do PT, saem 5 cabos por cada fase de 95mm2 cada (não fui eu que dimensionei isto, já cheguei à conclusão que está mal dimensionado, daí o caso estar onde está, pois os cabos derreteram) para abastecer o QE da fábrica. Acontece que com o ocorrido, os cabos foram emendados numa caixa de visita no exterior, de forma a aproveitar parte do cabo em bom estado. A minha questão é: alguém me sabe indicar alguma norma ou qualquer legislação que impede de emendar cabos de alimentação de secção elevada? Estava com completa noção que isso era irregular, mas nas RTIEBT não encontrei nada que confirmasse a irregularidade. Estarei equivocado? Agradeço resposta se alguém a tiver...

E já agora, se souberem como calcular os honorários para a exploração de um PT de 1000kVA, faziam-me um favor.

José Fernandes
miguelcosta
Curioso
Curioso
Registado: 08 jun 2008, 14:44
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Emenda de cabos de alimentação

Mensagem por miguelcosta »

boas!

é premitido emendar os cabos de altas secções, usam-se é tecnicas e materiais diferentes!
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por migjac »

Em relação a isso gostava que me esclarecessem. Ouvi falar na ligação de um alternador á cela MT ser usado um cabo em cobre muito flexivel depois levar uma ligação a um cabo mais duro que ligaria á cela.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Se forem cabos XV de cobre tinham que ter pelo menos 630 mm2, o que 5x95 dá 475 mm2, logo mál dimensionado, e colocando 5 cabos em paralelo se existir mau aperto num deles os outros vão arder.

O projectista está feito.

cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Apagada

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 27 fev 2010, 08:53, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

Olá,

Pelo que percebi....PT com 800KVA, 5 x 95mm2 por fase....

Pelas RTIEBT, se secção 95mm2 cobre isolado a PVC, 3 condutores carregados (sistema trifásico), método de instalação condutores D, protegidos por disjuntores, então:
Ib <= In <= Iz e I2 <= 1.45Iz
250A 250A 256A 362,5A 371,2A

por fase: 5 x 250A = resultando 1250 Ampere;

aparentemente não vejo muitos problemas no dimensionamento, sendo que está muito à pele.... pois se houver harmónicos na instalação, háverá correntes maiores....bem como cos fi baixo....

mas à primeira vista... é o que vejo!!!

Emendas ou não de cabos, é outra questão, bem como a protecção deles....
...se tiver protecções individuais por cabos, ou protecção global do conjunto...
...por protecções individuais e iguais, quer isto dizer... 5 x 250Ampere... se houver problema num condutor (união, corte, seja o que for), vai haver correntes maiores nos outros e disparo dos ditos disjuntores...

enfim... so mesmo conhecendo tudo muito bém para tirar conclusões... potÊncia real da fábrica... tipo de cabo, modo instalação... protecção dos cabos em paralelo por fase....cargas da fábrica....tudo mesmo!!!

mirandes,
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Não fui bem explícito, o PT é do cliente e utiliza os 800kVA, até pk já está a ser estudada a possibilidade de aumentar o transformador para 1000kVA. A instalação já é antiga e cresceu imenso desde a sua realização. Era folgada, mas já não o é. O projectista inicial cometeu várias não conformidades, uma delas é o facto do cabo não estar dimensionado para os tais 800kVA e a protecção a montante não estar dimensionada para proteger o cabo, mas sim para garantir o abastecimento dos 800kVA, e o facto de os cabos de alimentação terem derretido levou o dono de obra a processar o projectista e instalador. O mal-dimensionamento está provado, mas queria ir mais longe, daí a minha pergunta em relação à emenda dos cabos. Já obtive alguns pareceres e confirma-se a possibilidade de emenda, utilizando técnicas próprias, nomeadamente mangas termo-retracteis. Obrigado ainda assim pelas respostas... Cumprimentos!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

Emandas em cabos, ....até nos faziamos na altura que eu estava na EDP (2003/2004).

Sempre que havia necessidade de emanda em cabos subterrâneos... era feita recorrendo a uniões submarinas... em que se utilizavam uniões individuais de cravação de cobre ou alumínio, consoante o caso, com separação dos condutores de fase e postirior enchimento de resinas... levavam ao enchimento e isolamento dos terminais e impediam entrada de humidades....

Pelo que vejo, no regulamento (RTIEBT), não é muito claro nesta area....nunca previ nada a nível de emenadas... a não ser em casos pontuais (modificações) e em secções mais elevadas....

mirandes
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Registado: 18 out 2009, 01:01

Mensagem por Nelson_1492 »

Colega Mirandês, como pelos cálculos obtém 5 condutores por fase, estes seriam agrupados assim terá de entrar em consideração com um factor de correcção para a colocação em paralelo desses cabos, caso sejam enterrados em conduta teria de entrar em consideração com um factor de correcção por estarem em tubos e outro factor de correcção por estarem as condutas lado a lado, assim muito provavelmente estão mal dimensionados.

Cumprimentos.
Cumprimentos
Nelson
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Boas! O colega está correcto, basta ter em conta o factor de correcção de 0,8 para condutas entubadas e enterradas no solo para verificar que o cabo estava mal dimensionado. Isso já foi provado com cálculos. Após telefonema à CERTIEL que efectuei na altura da dúvida, a resposta que me deram foi que de um ponto de visto de "Boas práticas electrotécnicas" as emendas deveriam ser evitadas, no entanto, em casos pontuais, como este que apresentei por exemplo, faz todo o sentido serem feitas.

Cumprimentos,
José Fernandes
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”