Uma tomada pode ser "ponto de luz"?
Uma tomada pode ser "ponto de luz"?
Olá a todos,
mais uma vez queria pedir a vossa ajuda para as minhas dúvidas de amador.
Vou montar um sistema eléctrico que necessita partir dum ponto de luz! Será que uma tomada que está ligada a um interruptor pode ser esse ponto de luz?
A tomada em questão está directamente ligada a um interruptor que faz funcionar, por exemplo, o candeeiro ligado a essa tomada! Por isso, lembrei-me que deve ter as caracteristicas dum ponto de luz.
Agradeço as vossas respostas. Obrigado!
Vou montar um sistema eléctrico que necessita partir dum ponto de luz! Será que uma tomada que está ligada a um interruptor pode ser esse ponto de luz?
A tomada em questão está directamente ligada a um interruptor que faz funcionar, por exemplo, o candeeiro ligado a essa tomada! Por isso, lembrei-me que deve ter as caracteristicas dum ponto de luz.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Uma tomada pode ser "ponto de luz"?
Pode perfeitamente ter um ponto de luz alimentado por uma tomada, desde que tenha a mesma protegida por um disjuntor de 10A no máximo e um diferencial.
Obrigado pela ajuda.
Então significa que como a tomada está agora não constitui ponto de luz por si só? Isto é, por estar ligada directamente a um interruptor isso não faz dela um ponto de luz, à partida?
Então significa que como a tomada está agora não constitui ponto de luz por si só? Isto é, por estar ligada directamente a um interruptor isso não faz dela um ponto de luz, à partida?
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
Nenhuma tomada é um ponto de luz, a não ser que a sua utilização específica seja essa.
Por exemplo, as tomadas que estão nos quartos por detrás das mesas de cabeceira. Essas são especificamente para ligar os candeeiros (como é lógico, nem toda a gente opta por este tipo de solução, até porque se pode querer mudar a configuração do quarto).
Mas mesmo estas, não sei se podem ser consideradas pontos de luz. Penso que na realidade, serão tomadas de uso específico.
Nenhuma tomada é um ponto de luz, a não ser que a sua utilização específica seja essa.
Por exemplo, as tomadas que estão nos quartos por detrás das mesas de cabeceira. Essas são especificamente para ligar os candeeiros (como é lógico, nem toda a gente opta por este tipo de solução, até porque se pode querer mudar a configuração do quarto).
Mas mesmo estas, não sei se podem ser consideradas pontos de luz. Penso que na realidade, serão tomadas de uso específico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Uma tomada destinada a alimentar um aparelho de iluminação (candeeiro, etc) pode e deve fazer parte da planta de iluminação, e como tal será de facto considerada como um ponto de luz.
Não se esqueça é que tem de levar Fase+Neutro+Terra/protecção.
Não se esqueça é que tem de levar Fase+Neutro+Terra/protecção.
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Exactamente, se o seu uso for a alimentação de um candeeiro (podendo ate ser controlado por um interruptor) deve estar desenhada nos desenhos de iluminação.
Na minha opinião, é sempre melhor precaver e colocar fio 2,5mm e disj. de 16A.
Todos sabemos que o utilizador normal, enfia a tomada onde encaixar!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
uterrorista Escreveu:Exactamente, se o seu uso for a alimentação de um candeeiro (podendo ate ser controlado por um interruptor) deve estar desenhada nos desenhos de iluminação.
Boas,
então nesse caso o referido circuito de iluminação fica protegido com 16A!?
O facto de, no futuro, ligarem outro equipamento nessa tomada está automáticamente salvaguardado
pelo disjuntor de 10A desse circuito de iluminação.
ohmico
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas,2xman Escreveu:Olá a todos,
Podes ter isso sem problemas o que a CERTIEL exige é se esse não seja o único ponto de luz do
referido espaço.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Cuidado com as soluções que se propoem. A partir do momento que se coloca um interruptor na instalação onde a tomada destinada a iluminação, este circuito deve ser protegido por um disjuntor de 10A, mesmo sendo executado com fio V de 2.5mm2. Isto é devido à parte fraca da instalação, que é o interruptor. Geralmente estes são de corrente máxima de 10A, logo há que o proteger, isto se o fabricante informar que a corrente ainda é inferior, como por exemplo 6A...uterrorista Escreveu:Exactamente, se o seu uso for a alimentação de um candeeiro (podendo ate ser controlado por um interruptor) deve estar desenhada nos desenhos de iluminação.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 fev 2010, 23:55
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 10 times
- Contacto:
Tenho seguido este tópico com muito interesse porque chamar a um circuito de tomadas ainda que tenha um interruptor como "ponto de luz" ou de Iluminação para mim é novidade porque já não tenho acesso às leis actuais. Daí a minha admiração porque chamaria a um circuito desses do "comando".
Fico à espera da continuação a ver se aprendo algo mais...
Fico à espera da continuação a ver se aprendo algo mais...

Obrigado a todos pelas dicas que têm dado até porque sou um desconhecedor da matéria...
Como tinha dito, a referida tomada é accionada por um interruptor à entrada da sala e aparece no "quadro" designada como "iluminação", logo, presumo que retirada a tomada teremos ali um ponto de luz.
A minha pergunta surge porque me vão montar um sistema eléctrico que tem de partir dum ponto de luz e dava-me jeito que fosse a partir dessa tomada porque o outro ponto de luz que tenho é no tecto e pôr uma calha técnica a atravessar o tecto não ficaria bem.
Continuarei a seguir atentamente as sugestões que me enviarem...
Obrigado!

Como tinha dito, a referida tomada é accionada por um interruptor à entrada da sala e aparece no "quadro" designada como "iluminação", logo, presumo que retirada a tomada teremos ali um ponto de luz.
A minha pergunta surge porque me vão montar um sistema eléctrico que tem de partir dum ponto de luz e dava-me jeito que fosse a partir dessa tomada porque o outro ponto de luz que tenho é no tecto e pôr uma calha técnica a atravessar o tecto não ficaria bem.
Obrigado!
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 fev 2010, 23:55
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 10 times
- Contacto:
A partir do momento em que esse ponto de energia vai alimentar algo é preciso sempre ter em conta a protecção do quadro através dum disjuntor capaz de o suportar. O que muitas vezes acontece é que esticamos as instalações já existentes...2xman Escreveu:Obrigado a todos pelas dicas que têm dado até porque sou um desconhecedor da matéria...![]()
Obrigado!

Espero que ajude...
801.5.8 Secção dos condutores
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos indicados no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Máquinas de lavar e de secar roupa ou de lavar loiça 2,5
Fogões 4
Climatização ambiente 2,5
Nos locais de habitação, é permitida a utilização de condutores de 1,5 mm2 de secção para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que sejam verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) as tomadas sejam comandadas por um dispositivo de comando independente (ou pelo mesmo aparelho de comando da iluminação fixa do mesmo compartimento);
b) exista, no compartimento onde essas tomadas forem instaladas, instalação fixa, distinta, para climatização ambiente.
Cumprimentos
801.5.8 Secção dos condutores
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos indicados no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Máquinas de lavar e de secar roupa ou de lavar loiça 2,5
Fogões 4
Climatização ambiente 2,5
Nos locais de habitação, é permitida a utilização de condutores de 1,5 mm2 de secção para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que sejam verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) as tomadas sejam comandadas por um dispositivo de comando independente (ou pelo mesmo aparelho de comando da iluminação fixa do mesmo compartimento);
b) exista, no compartimento onde essas tomadas forem instaladas, instalação fixa, distinta, para climatização ambiente.
Cumprimentos