Norma 60439 (Quadros Eléctricos)

smash
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2009, 09:09
Been thanked: 18 times

Norma 60439 (Quadros Eléctricos)

Mensagem por smash »

Bom dia,

Alguma alma caridosa me consegue arranjar a NP 60439-1, 60439-2 e 60439-2 ?
Esta norma especifica os procedimentos na montagens de Quadros Eléctricos.

Obrigado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Norma 60439 (Quadros Eléctricos)

Mensagem por Duzia12 »

Reza
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

... se rezar trouxesse dividendos certamente este fórum não existia ... :)
hserio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 fev 2010, 18:09

Mensagem por hserio »

eu tenho em formato IEC e em papel, é um pouco antigo e está em inglês e francês, mas as normas EN vão sempre beber às IEC, por isso está lá tudo. Se interessar envie-me um mail, para hsserio@gmail.com.
Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

smash Escreveu:... se rezar trouxesse dividendos certamente este fórum não existia ... :)

O que o Dúzia queria dizer, é que as normas têm propriedade e para fazer-se posse delas, é necessário comprar. Quem as fotocopiar (digital ou optico), está a cometer um crime.

Aqui no forum, para manter o nivel, não se fomenta a distribuição de normas, mesmo que as tenhamos por meios escuros. Apenas alertamos. As pessoas tem que se sentir responsáveis...
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

smash Escreveu:Bom dia,

Alguma alma caridosa me consegue arranjar a NP 60439-1, 60439-2 e 60439-2 ?
Esta norma especifica os procedimentos na montagens de Quadros Eléctricos.

Obrigado.
Olá,
É fácil , barato e dá milhões compras aqui:

INSTITUTO PORTUG. QUALIDADE ----- IPQ

Referência NP EN 60439-5:2009 (Ed. 1)

Estado da norma Em vigor

Tipo de norma NP EN

Comissão técnica CTE - 17

Título em português Conjuntos de aparelhagem de baixa tensão. Parte 5: Regras particulares para os conjuntos para redes de distribuição pública (IEC 60439-5:2006).

Título em inglês Low-voltage switchgear and controlgear assemblies. Part 5: Particular requirements for assemblies for power distribution in public networks (IEC 60439-5:2006).

Resumo

Corresponde EN 60439-5:2006 IDT

Substitui

Substituída

Preço (sem IVA) 28,00 €

Grupo de preço X008

preço 28,00€euréus ....
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

Bom dia,

Caro hserio, agradeço a sua amabilidade, mas vou tentar arranjar em português, no entanto é de louvar a sua predisposição para a partilha :wink:

Caro nelmindo, eu percebi perfeitamente o que o Dúzia queria dizer, o meu comentário foi uma "graçola" que, certamente ele não levou a mal.
O que o Dúzia queria dizer, é que as normas têm propriedade e para fazer-se posse delas, é necessário comprar. Quem as fotocopiar (digital ou optico), está a cometer um crime.
"Por amor de Deus"!! eu não queria beliscar a idoneidade do Sr. Forum, nem de perto nem de longe...
Aqui no forum, para manter o nivel, não se fomenta a distribuição de normas, mesmo que as tenhamos por meios escuros. Apenas alertamos. As pessoas tem que se sentir responsáveis...
Bem, se dermos uma vista de olhos pelo fórum, o que constatamos são partilhas "responsáveis" e "puras", não creio que ninguém aqui tire qualquer dividendo das partilhas que faz, aliás o que a meu entender partilhar assim não é crime. Se fossemos por esse caminho tudo aqui que posta está a ir contra os direitos de autor e de propriedade por mais simples que sejam as folhas de excel que aqui se coloquem... e todos os links para outros sites seriam crime pois ninguém deu autorização para os referenciar..

Bem, deixemo-nos de palestras e de questões de moral.. Estamos aqui todos para nos ajudar uns aos outros e, compreendo perfeitamente o seu papel como "Team Apoio" mas não vamos ser mais papistas que o papa..

Caro Bacalhau, agradeço a informação...

Abraço eléctrico.
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

como deve saber... não pode haver cópias de normas....

Por acaso, eu tenho as diatas... mas não posso fornecer cópias, pois tb tiveram custos para mim....

espero que compreendam,

mirandes
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Docs tais como folhas de cálculo, dwgs, fotos, pdfs ou em word apresentados aqui no forum, claro que alguns devem ter um ou mais direitos de autor, mas as normas são muito mais fácil de detectar, pelo seu conteudo, como também deve comprender.

Aqui não vamos ser mais papistas que o papa, mas a partir do momento que fica aqui um registo ou do megauploud, ou mesmo alojado aqui no sitio, é um bocado complicado explicar às autoridades, que este tipo de partilha não é crime...
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

Boa Tarde,

Caro Nelmindo,
Compreendo a sua posição embora discorde. São as regras do fórum e só participa quem quer. Também não desejo o mal de ninguém nem pretendo a "desgraça" dos colegas do fórum que possuam elementos e pretendam partilhar. Isto não é um piratebay ou coisa do género.

Quanto ao colega Mirandes, não percebo qual é a ideia de vir aqui dizer que possui o "santo graal" mas não deixa ninguém beber dele.. só ele..
Não leve a mal colega, mas se não pretendia partilhar não valia a pena dizer que tem e que lhe custaram uma pipa de massa. Das duas uma, ou era um bom samaritano e partilhava ou cedia via e-mail, ou então (como parece que aconteceu) ficou aborrecido porque pode haver colegas que possam partilhar as "ditas cujas" sem obter dividendos disso.. Isso é que não!!!

Não levem a mal o meu desabafo.. só pretendia dar uma leitura nas normas e evitava ter de me deslocar ao IPQ, pedir as normas, esperar, pagar, ir buscar para talvez.. não utilizar.

Abraço.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

Olá,
Se compramos todas as normas necessárias para podermos trabalhar .... segundo as regras....
ficamos tes...os e sem dinheiro para férias
....tanta norma mas tanta mesmo.....
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Quando um amigo me pede que gostava de ler um determinado livro, ou fazer uma consulta no meu dicionário ilustrado, o que posso fazer se ele morar perto é emprestar-lhe o livro, (se eu tiver) com a indicação que tem que devolver.
É para situações destas ou outras que se marca o convívio "almoço" para dia 17 de Abril de 2010, para ficarmos a conhecer-nos melhor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

em resposta ao "smash":

olá.... se a tua opinião e que te da muito jeito...obter as ditas normas... não é a mesma que a minha....a mim custaram-me os olhos da cara...e não estou disposto a ceder assim sem mais...

se devia ou não dizer que tenho... porque não???
smash
Curioso
Curioso

Mensagem por smash »

olá.... se a tua opinião e que te da muito jeito...obter as ditas normas... não é a mesma que a minha....a mim custaram-me os olhos da cara...e não estou disposto a ceder assim sem mais...
Portanto pelo que estou a entender, como não quer ceder/emprestar/divulgar o que possui (visto ter sido muito caro), só posso depreender que pretende que lhe paguem para o acto de ceder/emprestar/divulgar no intuito de rentabilizar o seu investimento...

NÃO obrigado!!

Não partilho das suas ideias para pena de muitos outros utilizadores deste fórum, se fôssemos todos assim mais valia fechar o fórum...

Já reparou que há colegas deste fórum que perdem muito tempo a responder a outros colegas sobre dúvidas e fazem folhas de cálculo, programas e sei lá mais o quê sem o mínimo retorno monetário?? E o tempo que perderam?? Tem preço?? Não lhes custou??

Bem, respeito a sua opinião.. não somos todos iguais..
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Já reparou qe está pedir uma coisa que é ilegal, assim logo à partida?
Por outro lado, não pode partir para um determinado rumo, a atirar pedras em todas as direcções.
Por exemplo referiru que não tem tempo para se deslocar às instalações do IPQ para consultar nem quer correr o risco de mandar vir uma norma que se calhar não vai usar, mas por acaso já pediu para lhe descrever por linhas gerais, o que trata a norma, a quem a tenha?
Por exemplo se não as quer comprar, já pediu para "resumirem" precedimento das montagens dos quadros?
Existe várias maneiras de ir à pesca, agora da forma que pretende, não é a melhor forma (opinião própria).
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”