Aterramento IT e TT
-
- Curioso
- Registado: 25 nov 2007, 00:10
- Profissão: Senior Automation Developer
Aterramento IT e TT
Bom dia
Tenho algumas duvidas em Relação aos aterramentos IT e TT, sei que no IT o neutro é isolado da terra e no TT o neutro é shuntado à terra na fonte.
O que eu quero saber ao certo é porquê em IT e porquê em TT?
Estou a dizer isto porque estou numa fábrica em construção e a energia que sai do PT para o QGBT da parte Industrial (Motores, Variadores, Soft Starters, Resistências, etc) vem em esquema IT e a energia que vai para a zona dos escritorios (computadores, ar condicionado, servidores, etc) vai em esquema TT.
Daí as minhas duvidas.
Cumprimentos
João Fernandes
Tenho algumas duvidas em Relação aos aterramentos IT e TT, sei que no IT o neutro é isolado da terra e no TT o neutro é shuntado à terra na fonte.
Estou a dizer isto porque estou numa fábrica em construção e a energia que sai do PT para o QGBT da parte Industrial (Motores, Variadores, Soft Starters, Resistências, etc) vem em esquema IT e a energia que vai para a zona dos escritorios (computadores, ar condicionado, servidores, etc) vai em esquema TT.
Daí as minhas duvidas.
Cumprimentos
João Fernandes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Aterramento IT e TT
existe já muita documentação aqui no forum sobre este assunto. Pode demorar a encontrar, mas faça uma pesquisa.
Por outro lado pode começar aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system
Por outro lado pode começar aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
O esquema de ligação à terra IT do ponto de vista de continuidade de serviço é o melhor, visto que no caso de haver um primeiro defeito a instalação continua em serviço sem que este primeiro defeito possa colocar em perigo as pessoas. Também consta-se que a grande percentagem de defeitos que se verificam são primeiros defeitos que rapidamente se extinguem por si só, dai a grande continuidade de serviço do IT.
Nesse caso da fábrica a utilização do esquema IT pode ser uma forma de garantir que a fábrica não pare (continue em serviço mesmo com um 1º defeito) porque as paragens nas instalações industriais (ex.: linhas de montagem, etc.) podem ter custos elevados!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Nesse caso da fábrica a utilização do esquema IT pode ser uma forma de garantir que a fábrica não pare (continue em serviço mesmo com um 1º defeito) porque as paragens nas instalações industriais (ex.: linhas de montagem, etc.) podem ter custos elevados!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
Boas
Obrigado João.
Pelo que percebi no IT só na 2ª fuga á terra é que a instalação vai a baixo e no TT á minima fuga vai logo a baixo, de grosso modo é assim que funciona.
Fiquei esclarecido.
Cumprimentos
Obrigado João.
Pelo que percebi no IT só na 2ª fuga á terra é que a instalação vai a baixo e no TT á minima fuga vai logo a baixo, de grosso modo é assim que funciona.
Fiquei esclarecido.
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sim grosso modo é isso, de notar que o 2º defeito no IT é um curto-circuito daí neste caso a protecção ser garantida por disjuntores. A nível de segurança todos os sistemas são seguros mas a nível de continuidade de serviço o melhor é sem dúvida o IT.abertanova Escreveu:Boas
Obrigado João.
Fiquei esclarecido.
Cumprimentos
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
Boas
Existe alguns cuidados especiais que devemos ter no sistema IT ou TT. Por exemplo ligações são feitas da mesma maneira?
Cumprimentos
João Fernandes
Existe alguns cuidados especiais que devemos ter no sistema IT ou TT. Por exemplo ligações são feitas da mesma maneira?
Cumprimentos
João Fernandes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
A instalação em sistema IT e TT são completamente diferentes.abertanova Escreveu:Boas
Cumprimentos
João Fernandes
No esquema IT: o significado da 1ª letra indica a situação da alimentação em relação à terra neste esquema o neutro é isolado da terra ou ligado a esta através de uma impedância de elevado valor (situação mais comum); em relação à segunda letra indica a situação das massas da instalação em relação à terra que neste caso são ligadas directamente à terra.
No esquema TT: a 1ª letra indica que o neutro da alimentação está ligado directamente à terra; e a segunda letra indica que as massas da instalação estão ligadas directamente à terra.
No esquema IT existe um CPI (controlador permanente de isolamento) que sinaliza uma perda de isolamento na instalação (1º defeito: fase - massa). Na situação de um 2º defeito (fase - neutro: curto-circuito) a protecção vai ser garantida por disjuntores (normalmente).
Sugiro a leitura de alguma literatura sobre os esquemas de ligação à terra. Depois cá estremos para tirar dúvidas mais específicas.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
Boas
Mais uma vez obrigado João.
Até ai já eu percebi, ou seja, eu não vou fazer uma instalação com aterramento it ou tt, a instalação já está feita.
As duvidas que tenho é em questão á ligação de motores, equipamentos, etc; é tudo igual a ligações normais?
E temos que ter algum cuidado em relação á IT ou TT?
Já agora que tipo de aterramento temos nos predios?´É TT certo??
Cumprimentos
Até ai já eu percebi, ou seja, eu não vou fazer uma instalação com aterramento it ou tt, a instalação já está feita.
As duvidas que tenho é em questão á ligação de motores, equipamentos, etc; é tudo igual a ligações normais?
Cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Espero ter ajudado (respostas a vermelho)abertanova Escreveu:Boas
Em relação às ligações dos equipamentos é tudo igual, mas ter em atenção que devido aos inconvenientes de distrubuir o condutor de neutro no regime IT no caso de existirem máquinas tifásicas (motores) e se for possível ligá-los em triângulo (só com as três fases) é o ideal, mas no caso dos equipamentos monofásicos não à outra solução senão distribuir o neutro! E ter também em atenção que as massas dos equipamentos no IT são ligadas directamente à terra, o mesmo se passa no TT.
Um dos cuidados é o que já indiquei anteriormente que se possível não distribuir o condutor de neutro. Outro dos cuidados é regular correctamente o CPI para a impedância da malha de defeito da instalação em causa. De resto não me acorre mais nada.
Sim normalmente nos prédios o sistema de ligação à terra é TT (mas podem existir excepções).
Cumprimentos
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ver documento em anexo que penso que já vai tirar as dúvidas ainda existentes.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Anexos
-
- Sistema IT.pdf
- (127.25 KiB) Transferido 399 vezes
-
- Curioso
Boas João
Obrigado pela disponibilidade e pela preocupação demonstrada. Espero não ter mais duvidas.
Melhores cumprimentos
João Fernandes
Obrigado pela disponibilidade e pela preocupação demonstrada. Espero não ter mais duvidas.
Melhores cumprimentos
João Fernandes
-
- Curioso
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Posso estar enganado mas isso ñ é um CPI! Pelo que tive a ver na net numa perquisa que fiz isso é uma central de medidas (mede correntes, tensões, potências da instalação em causa). Pode ser que exista ai alguma confusão.abertanova Escreveu:O CPI é um SOCOMEC Diris A20.
Cumprimentos
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
abertanova Escreveu:Bom dia
Daí as minhas duvidas.
Cumprimentos
João Fernandes
"Vai em esquema TT", afinal vai ligar-se o neutro á terra!!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
No esquema TT existem dois electrodos de terra: 1 electrodo de terra da alimentação e 1 electrodo de terra das massas. Sendo no electrodo de terra da alimentação ligado o neutro à terra.Duzia12 Escreveu:abertanova Escreveu:Bom dia
Daí as minhas duvidas.
Cumprimentos
João Fernandes
"Vai em esquema TT", afinal vai ligar-se o neutro á terra!!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa