Bom dia Colegas,
numa determinada instalação industrial vai ser necessário efectuar a correcção do factor de potência. Após apurar o actual factor de potência da instalação já dimensionei qual o valor de potência reactiva a fornecer pela bateria de condensadores a instalar. No entanto fiquei agora com algumas dúvidas no dimensionamento da protecção da alimentação à bateria de condensadores (270kVAr). Como costumam efectuar tal dimensionamento?
Cumprimentos.
Protecção de Bateria de Condensadores
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Re: Protecção de Bateria de Condensadores
A protecção da bateria de condensadores deve seguir as regras impostas pelo fabricante.
Digo isto porque o dimensionamento incorrecto da protecção pode danificar os equipamentos e ser motivo para anular a garantia.
Posso no entanto dizer que o valor nas baterias de condensadores da Schneider Electric, por exemplo, varia normalmente entre:
- 1,12 a 1,5 x In para disjuntores
- 1,4 a 1,6 x In para fusíveis
O mais indicado é falar mesmo com o fabricante.
Cumprimentos.
Digo isto porque o dimensionamento incorrecto da protecção pode danificar os equipamentos e ser motivo para anular a garantia.
Posso no entanto dizer que o valor nas baterias de condensadores da Schneider Electric, por exemplo, varia normalmente entre:
- 1,12 a 1,5 x In para disjuntores
- 1,4 a 1,6 x In para fusíveis
O mais indicado é falar mesmo com o fabricante.
Cumprimentos.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Protecção de Bateria de Condensadores
Boas
Não uses todos da mesma potencia.
Ex: 300KVAr podes ter 6 pontos a 50KVAr, ou podes ter 1 de 200 + 1 de 50+ 1 de 20 + 2 de 10 e 2 de 5, o que dá 7 pontos e total de 300 mas com regulação fina.
Cump.
Mário
Não uses todos da mesma potencia.
Ex: 300KVAr podes ter 6 pontos a 50KVAr, ou podes ter 1 de 200 + 1 de 50+ 1 de 20 + 2 de 10 e 2 de 5, o que dá 7 pontos e total de 300 mas com regulação fina.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."