Aumento de potência?

Responder
nasps
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 06 mai 2008, 14:44
Enviou: 1 vez

Aumento de potência?

Mensagem por nasps »

Olá caros colegas foristas.
Efectuei um proj eléctrico cuja potência seria 48,5kVA. O pressuposto seria sempre ter potência inferior a 50kVA para evitar enviar projecto para aprovar pela EDP etc.
Como não fui eu que fiz o projecto de AVAC na altura falei com o dono de obra e arquitecto e os valores de referencia para aquela obra em questão para o AVAC seria +/- 25A/fase (o que me parece normal - alguns AC's - vá lá 30A/fase).
Este pressuposto foi cumprido até que a "malta" do AVAC apresentou um sistema que se funcionar tudo em simultaneo, só em AVAC gasta-me 50A/fase. :shock:
Vejo-me na iminência de fazer um aumento de potência para níveis superiores ao 50kVA. A dúvida é: como é o procedimento? Faço um novo projecto e envio tudo para a EDP analisar? Se na zona onde a obra está não houver viabilidade para mais de 50kVA a EDP far-se-à cobrar de "levar" a potência solicitada?
É a primeira vez que me deparo com esta situação pelo que gostaria de saber como tramitar este eventual processo.
Obrigado.
Ordep1
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2008, 23:10
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Aumento de potência?

Mensagem por Ordep1 »

Boa noite,

Se o potência ultrapassar os 50 KVA é obrigatório projecto eléctrico, conforme referes.

O projecto deverá ser colocado para aprovação na CERTIEL.

Mais informações, o melhor será ligares mesmo para CERTIEL e expores a tua situação.

Em relação a potência, neste momento a EDP já cobra pelo valor de potência que certificas uma instalação ou seja quanto mais potência mais se pagará pela baixada.

Normalmente a EDP dá quase sempre viabilidade, poderão é solicitar a instalação de um PT ou então terem que custear um circuito directo do PT ou reforço da rede.

Cumps,
Ordep1
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”