Nunca tinha visto nada assim.

Referes-te aos termoacumuladores que têm as resistências em contacto directo com a água?admin Escreveu:Dessa forma também tínhamos que ter cuidado com os termoacumuladores pois o funcionamento e idêntico, acho que basta utilizar uma boa protecção para não acontecerem riscos, de apanhar choques eléctricos.
Agora imagina que o neutro, por qq razão, se desliga antes do aparelho. Todos sabemos qual o caminho da corrente se alguém, nessa situação, for tomar banho. Por isto quando era miúdo, apanhei um dos meus primeiros choques numa dessas "porcarias" com resistência núa e montado sem diferencial, que um tio meu trouxe do Brasil. Quanto a mim, sem diferencial, nada, com resistência nua directamente na água, coisa nenhuma.CICERO Escreveu:Boa noite, caros colegas.
Quanto à questão levantada pelo colega, a respeito do rompimento da resistência de aquecimento: nesse caso os electrões irão procurar o caminho mais fácil ou seja, mais curto para a terra que será o ponto de neutro do outro lado da resistência rompida.
Não nos enganemos pois as leis da física não se alteram, eu já vi algumas instalações no Brasil, as quais nem aterramento possuiam e no entanto quando queimava uma resistência de aquecimento o caminho mais fácil para a terra era o potencial mais próximo ou seja, nunca se apanha choque eléctrico em água de chuveiro eléctrico.
Em tempos havia na avenida principal de Gaia uma casa (não sei se existe) que vendia, não só chuveiros, como tb torneiras eléctricas. Mas com resistência blindada. Cheguei a fazer um restauro de um palacete em Miramar que tinha lavatório com uma dessas torneiras em todos os quartos.jeap Escreveu:Olá, vivi na escócia e lá são amplamente utilizados, sinceramente gostei imenso, de facto qdo voltei para portugal informei-me junto de algumas empresas para trazer o produto para portugal, mas não foi mto aceite, mas mais uma vez, gostei bastante, não é necessário esperar para vir aqua quente, só consome energia no momento de utilização. Para mim é uma boa opção.