Cabo para ligação entre focos embutidos em tecto falso.

Responder
jmichelx
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2009, 19:04

Cabo para ligação entre focos embutidos em tecto falso.

Mensagem por jmichelx »

:) Ola!

Tenho uma dúvida sobre como instalar os focos (downlights 220V) no tecto falso de uma divisão. O que já tenho instalado são os fios que vão desde o interruptor até ao tecto falso (são de secção 1,5 mm2 - foi de terra, neutro e dois de fase de para dois circuitos independentes)

Agora estou com dúvida na execução...

- Tenho que por uma caixa repartidora de onde saem todas as terras e todos os neutros ou posso ir ligando de foco em foco?

- A união entre os fios que vêm do interruptor e o cabo que segue para os diversos focos pode ser feita com ligadores wagos?

- E quanto ao cabo a utilizar entre focos?

Muito obrigado,

Cumprimentos. :)
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Cabo para ligação entre focos embutidos em tecto falso.

Mensagem por LinceS@T »

- Tenho que por uma caixa repartidora de onde saem todas as terras e todos os neutros ou posso ir ligando de foco em foco?
Se os downlights só admitirem um ponto de ligação tens que colocar a caixa de derivação.

- A união entre os fios que vêm do interruptor e o cabo que segue para os diversos focos pode ser feita com ligadores wagos?
Sim podes utilizar os ligadores wagos.

O cabo tem que ser VV.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
jmichelx
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2009, 19:04

Mensagem por jmichelx »

Obrigado pela resposta, ainda não comprei os downlights... Assim sendo, vou procurar uns que tenham derivação para não ter que por uma caixa. :)

Cumprimentos.
ricardo_frg
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2010, 21:40

Mensagem por ricardo_frg »

jmichelx Escreveu::) Ola!

Tenho uma dúvida sobre como instalar os focos (downlights 220V) no tecto falso de uma divisão. O que já tenho instalado são os fios que vão desde o interruptor até ao tecto falso (são de secção 1,5 mm2 - foi de terra, neutro e dois de fase de para dois circuitos independentes)

Agora estou com dúvida na execução...

Muito obrigado,

Cumprimentos. :)

Boas, Amigo

Tal como já foi dito:
Podes ligar os downligts, através de caixas de derivação, como podes tambem utilizar cabo FVV 3G1,5mm, e colocar ponteiras duplas, assim poderão repicar de uns para os outros. Uma recomendação :Tenta não repicar mais que 6 downlight`s.
Em relação à outra questão podes, ligar com ligadores Wago.
O tipo de Cabo a utilizar podes usar VV, como tambem FVV ( o qual eu prefiro ), desde que coloques ponteiras.

Cumprimentos
ricardo_frg
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”