Para quem nunca ouviu tal expressão, passo a explicar que o DMX é um protocolo digital para comando de equipamentos de iluminação profissional.




Ao contrário das instalações eléctricas convencionais onde cada cabo de energia lida/desliga os equipamentos, nos sistemas de iluminação profissional durante o tempo de funcionamento os equipamentos estão permanentemente ligados e são controlados remotamente através de uma consola de iluminação que lhes envia o sinal DMX.
QUE CABO UTILIZO PARA O DMX ?
O cabo para transporte de DMX é um cabo de 2 condutores e malha com capacidade de transporte de sinais digitais de até 120 a 150ohms.

E QUE FICHAS COLOCO NA PONTA DO CABO ?
O DMX liga com fichas XLR de 3 ou 5 Pinos, deve-se sempre que possível utilizar fichas de 5 pinos para evitar conexões erradas com cabos de áudio que na maioria das vezes cria grandes estragos em ambos os equipamentos.
No entanto muitos fabricantes optam por fichas XLR de 3 pinos por serem mais baratas e ai temos de trabalhar com cuidado quando da ligação dos equipamentos.

COMO É QUE COMANDO VÁRIOS APARELHOS APENAS POR UM CABO ?
O DMX é um protocolo digital, logo passa um variado leque de informação no mesmo cabo.
O protocolo DMX têm 512 Canais disponíveis para serem utilizados pelos diferentes equipamentos.
Cada equipamento utiliza um número de canais correspondente ás funções que efectua, a baixo vou tentar exemplificar a forma de funcionamento do DMX nas maquinas...
Maquina Fumos (1 Canal) > Endereçada ao Canal 1
Canal 1 > Deita o Fumo
Strob (3 Canais) > Endereça no Canal 2
Canal 2 > Brilho da Lâmpada
Canal 3 > Velocidade do Flash
Canal 4 > Duração do Flash
Moving Head (6 Canais) > Endereça no Canal 5
Canal 5 > PAN
Canal 6 > TILT
Canal 7 > Cores
Canal 8 > Dimmer
Canal 9 > Shutter
Canal 10 > Gobos
Etc, etc, etc...
E é desta forma que funcionam os sistemas de iluminação profissional.
PORQUE UTILIZAR O DMX E NÃO OS SISTEMAS ANALÓGICOS CONVENCIONAIS ?
É aqui que temos a grande diferença entre DMX e comunicação analógica, antes tinha-mos um sinal para cada aparelho ou função destes, dai para se ligar 512 canais precisava-mos de 513 fios, sendo um para cada canal e 1 sinal de controle.
Já com o sinal DMX isso não ocorre, através de 1 par de fios o controlador ou mesa consegue controlar todos os 512 canais.
COMO É QUE ISTO FUNCIONA ?
É como se o controlador ou mesa enviasse o aviso...
"Ei, 45 quero você a 50% e você 508 quero você a 37%" e eles através do único cabo obedecessem.
Como é que fazem isso?
Através da comunicação digital ou seja 0 e 1, só que com somente com esses 2 estados só teríamos a lâmpada ligada ou desligada,
então, mandamos uma série com 8 sinais ou bits, e podemos ter 256 combinações que vão desde 00000000 (0%, desligado) até 11111111(100% ou ligado a potência total)
e pode ter valores intermediários como 10000000 que significa 50% de intensidade.
Principais características do DMX
Soluções para DMX (Pergunta/Resposta)
[[[]]]