Duvida com automatismo de aviario-Contactor

pricarti
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2010, 09:14

Duvida com automatismo de aviario-Contactor

Mensagem por pricarti »

Boas pessoal.
Montei num pequeno aviário do meu pai um sistema de alimentação automatico de frangos.
Aquilo tem um motor electrico 0,55kw e um prato de controlo com um microswitch que faz arrancar o motor quando a ração acaba e deixa de estar pressão no dito microswitch.
O meu problema é o seguinte, aquilo trabalha tudo ok, mas o contactor tá sempre a fazer um barulho tipo "trec...trec...trec..." e por vezes vê-se uma pequena faisca.
Alguém tem ideia do que possa ser?
Deixo uma foto da caixa electrica.
Agradeço desde já a quem poder ajudar.

http://img246.imageshack.us/i/28012010232.jpg/
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Duvida com automatismo de aviario-Contactor

Mensagem por ohmico »

Boas,

onde foi buscar a ideia de que o contactor é para instalar naquela posição?

Pode começar por aí.

ohmico
pricarti
Curioso
Curioso

Mensagem por pricarti »

ohmico Escreveu:Boas,

onde foi buscar a ideia de que o contactor é para instalar naquela posição?

Pode começar por aí.

ohmico
Eu comprei aquelas caixas usadas, já vinha tudo montado, aliás tenho mais 2 iguais a esta a funcionar correctamente, estando os contactores na mesma posição.
Queria resolver este problema, mas não sei o que será.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

será possível levantar as pontas dos condutores de modo a perceber-se onde estão ligados e colocar aqui uma foto?

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O barulho que referiu, não será quando o contactor "atraca"? Se sim, é um barulho normal.
A faísca também pode ser normal dependendo de onde vem, e em que situação se dá.
pricarti
Curioso
Curioso

Mensagem por pricarti »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

O barulho que referiu, não será quando o contactor "atraca"? Se sim, é um barulho normal.
A faísca também pode ser normal dependendo de onde vem, e em que situação se dá.
O barulho é o mesmo de quando o contactor atraca, mas ele não devia fazer em situação normal, só mesmo quando estivesse para atracar, fiz um desenho com os fios, de onde e para onde ligam.
Talvez me possam ajudar assim.
Abraço

http://img12.imageshack.us/img12/1699/28012010232.jpg
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Então, em que situação é que se dá o barulho? E com que frequência? E é periódico?
pricarti
Curioso
Curioso

Mensagem por pricarti »

Então, em que situação é que se dá o barulho? E com que frequência? E é periódico?
O Barulho dá-se da seguinte forma.
Ligo o disjuntor, o motor começa a trabalhar, e ouve-se o tal "trec... trec... trec..." vindo do contactor com uma frequencia de p aí 3/4 segundos, mas o motor não faz para parar, continua a trabalhar normalmente.
Agora não sei se há problema ou se posso deixar aquilo estar assim.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ter o nucleo oxidado, fios mal apertados, contactos oxidados, bobine avariada (fio mal soldado),

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.
pricarti Escreveu:

Ligo o disjuntor, o motor começa a trabalhar, e ouve-se o tal "trec... trec... trec..." vindo do contactor com uma frequencia de p aí 3/4 segundos, mas o motor não faz para parar, continua a trabalhar normalmente.
Realmente, é um bocadinho dificil de dizer do que se trata, mas não devias deixar isso assim, porque não me parece ser normal (a não ser que se passe o mesmo com as outras duas caixas).
Podias tentar contactar o fornecedor, e perguntar o que poderia ser.
Na minha perspectiva, se é o contactor a fazer esse barulho, só poderá ser dos contactos (móveis). E sendo assim, o problema (quase de certeza) estaria na parte de controlo (placa de circuito impresso). E normalmente, quando o problema deriva daí, só mesmo substituindo (ou conhecendo algum reparador de electrónica).
Agora, é preciso ter em conta que o que eu disse é para no caso do barulho realmente vir do contactor. Porque se o barulho é devido às faiscas, então a situação será outra. E nesse caso, a razão poderá ser uma das que o Mário apontou.
pricarti Escreveu:
mas o motor não faz para parar, continua a trabalhar normalmente.
Já agora, era suposto o motor parar ou nem por isso?
pricarti
Curioso
Curioso

Mensagem por pricarti »

rainbow Escreveu:Bom dia.
pricarti Escreveu:

Realmente, é um bocadinho dificil de dizer do que se trata, mas não devias deixar isso assim, porque não me parece ser normal (a não ser que se passe o mesmo com as outras duas caixas).
Podias tentar contactar o fornecedor, e perguntar o que poderia ser.
Na minha perspectiva, se é o contactor a fazer esse barulho, só poderá ser dos contactos (móveis). E sendo assim, o problema (quase de certeza) estaria na parte de controlo (placa de circuito impresso). E normalmente, quando o problema deriva daí, só mesmo substituindo (ou conhecendo algum reparador de electrónica).
Agora, é preciso ter em conta que o que eu disse é para no caso do barulho realmente vir do contactor. Porque se o barulho é devido às faiscas, então a situação será outra. E nesse caso, a razão poderá ser uma das que o Mário apontou.
pricarti Escreveu:
mas o motor não faz para parar, continua a trabalhar normalmente.
Já agora, era suposto o motor parar ou nem por isso?

Ok companheiros.
As outras 2 caixas que tenho montadas estão a trabalhar e o contactor só mesmo quando é para atracar é que faz o tal barulho.
Estou a lembrar-me que tenho um contactor suplente mais ou menos igual a este parado, vou exprimentar a monta-lo e ver se faz a mesma coisa.
Agora precisava era de uma ajudinha para ligar uma caixa de controlo do mesmo sistema destas mas é da telemecanique, eu abri um novo topico neste separador dos Automatismos / Domótica onde tenho as fotos, se me poderem ajudar agradeço.
Abraço
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Atenção que o que eu disse era que o problema seria da parte de controlo (placa), e não do contactor. É pouco provável que o contactor tenha avariado (embora seja possível).
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Os bornes estão bem apertados? Já me aconteceu o problema estar na alimentação do contactor, ou seja, os 230Vac que chegavam não eram estaveis e por isso a bobine trepidava.

Um multimetro analogico é bom para ver essas oscilações ou então a barra digital que tem nos multimetros normais.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Bom pela imagem mostrada, existe um transformador, penso que seja para alimentar o Contactor a 24 V, e existe um fio que sai da caixa que deve ir ao sensor que está no comedouro que actua o respectivo contactor.
Se ele está constantemente a atracar e a desatracar só pode ser ajuste do sensor de peso do comedouro, poderá existir alguma vibração no motor que fáz actuar e desatuar o respectivo sensor.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

verifica qual a votagem de trabalho da bobine do contactor...

é que se por acaso chegar uma voltagem inferior á bobine...acontece isso...
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”