Fim da Certiel?
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 11:40
Re: Fim da Certiel?
Enalteço a medida e realço a sua oportunidade!
De facto considero chegada a altura de responsabilizar os agentes envolvidos na profissão e acabar com burocracias, monopólios e elites. Tal como o médico exerce a sua profissão nos mais elevados padrões da responsabilidade e ética e não é certificado, também, quem projecta ou executa instalações eléctricas não o deve ser. O mesmo acontece com o juíz que julga o ou notário que exerce actos administrativos de elevada responsabilidade. Alguma destas profissões tem o "colete" da certificação? O engenheiro civil quando calcula estruturas é certificado? Pois é parece que o exercício da profissão na área de electricidade tem que assentar no monopólio das élites que mais não fazem do que "saquear" dinheiro com inspecções e vistorias, algumas delas até por amostragem, cobrando aquilo que não se faz, que até é inconstitucional.
Percebo os interesses coorporativos atrás disto, mas acima de tudo, o controlo a montante é essencial. As ordens e associaçãos é que terão de funcionar, exercendo fiscalização à posteriori e não bloqueando como no presente.
De facto há que alterar uma legislação caduca e desactualizada, cuja origem remonta ao tempo do estado novo e que não tem qualquer exequibilidade actual, a não ser para manter aqueles que querem obter receitas à custo de coberturas legais sem qualquer sentido. Se no ITED/ITUR se deram passos importantes, que sirva de exemplo e se prossiga a mudança. Bem haja Dr. José Junqueiro ao perceber que nas instalações eléctricas tudo tem de mudar! O exercício da profissão tem de ser alterado a bem da degnificação dos agentes envolvidos, expurgando do sistema todas aqueles " que levam tudo e não deixam nada", como dizia Zeca Afonso.
Espero, mas espero muito que a medida prossiga com rapidez, a sociedade precisa, a sociedade anseia e a economia nacional sairá a ganhar!
De facto considero chegada a altura de responsabilizar os agentes envolvidos na profissão e acabar com burocracias, monopólios e elites. Tal como o médico exerce a sua profissão nos mais elevados padrões da responsabilidade e ética e não é certificado, também, quem projecta ou executa instalações eléctricas não o deve ser. O mesmo acontece com o juíz que julga o ou notário que exerce actos administrativos de elevada responsabilidade. Alguma destas profissões tem o "colete" da certificação? O engenheiro civil quando calcula estruturas é certificado? Pois é parece que o exercício da profissão na área de electricidade tem que assentar no monopólio das élites que mais não fazem do que "saquear" dinheiro com inspecções e vistorias, algumas delas até por amostragem, cobrando aquilo que não se faz, que até é inconstitucional.
Percebo os interesses coorporativos atrás disto, mas acima de tudo, o controlo a montante é essencial. As ordens e associaçãos é que terão de funcionar, exercendo fiscalização à posteriori e não bloqueando como no presente.
De facto há que alterar uma legislação caduca e desactualizada, cuja origem remonta ao tempo do estado novo e que não tem qualquer exequibilidade actual, a não ser para manter aqueles que querem obter receitas à custo de coberturas legais sem qualquer sentido. Se no ITED/ITUR se deram passos importantes, que sirva de exemplo e se prossiga a mudança. Bem haja Dr. José Junqueiro ao perceber que nas instalações eléctricas tudo tem de mudar! O exercício da profissão tem de ser alterado a bem da degnificação dos agentes envolvidos, expurgando do sistema todas aqueles " que levam tudo e não deixam nada", como dizia Zeca Afonso.
Espero, mas espero muito que a medida prossiga com rapidez, a sociedade precisa, a sociedade anseia e a economia nacional sairá a ganhar!
Boas, e para aproveitar a deixa que tal também pedirmos para acabar com a fiscalização no transito, ou seja a antiga denominada Brigada de transito!!!! e porque não a policia municipal!!
Acabar com, as inspecções de gás, energéticas (ainda agora criadas), electricas, etc, vaí criar oportunismos e de certeza quem vai sair prejudicado nesta rebaldaria será o cliente final.
Cumprimentos
Acabar com, as inspecções de gás, energéticas (ainda agora criadas), electricas, etc, vaí criar oportunismos e de certeza quem vai sair prejudicado nesta rebaldaria será o cliente final.
Cumprimentos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 out 2008, 17:00
Caro apb não tenha medo de perder o emprego e sobretudo não confunda os técnicos altamente qualificados que estão ao serviço da electricidade em Portugal com os delinquentes que circulam nas nossas estradas.
Caro Licinio, só tenho pena que os nossos técnicos, que refere, como altamente qualificados cometam erros de execução e na elaboração de projectos altamente desqualificantes para a especialidade e acima de tudo, coloquem o utilizador final em risco.
Cumprimentos,
de um Técnico que não é dono da verdade e gosta de trabalho em equipa, pois só assim o produto final tem qualidade.
Lembram-se das fiscalizações, anteriores a 1999?????????
Cumprimentos,
de um Técnico que não é dono da verdade e gosta de trabalho em equipa, pois só assim o produto final tem qualidade.
Lembram-se das fiscalizações, anteriores a 1999?????????
-
- Registado: 24 out 2008, 17:00
Caro amigo Luzinhas, quando estiver para entrar num edificio pense duas vezes porque a estabilidade desse equipamento não foi vistoriado por nenhuma congenere da certiel e por isso a sua vida pode estar em risco.
Reconheço o seu comentário, mas perante alguns problemas já documentados pela imprensa, outros que facilmente identificamos nas nossas casas a olho nú e muitos outros que só teremos conhecimento caso haja colapsso desse ponto fraco, não queira justificar um erro com outro.
Somos um POVO com sorte, pois os acidentes graves são poucos (tirando os que não são registados, os que são abafados, os que não dão em nada, os que se arrastam em tribunais, os que são atribuídos a outras causas, ou...), que eu tenha conhecimento.
O cliente final, quer tudo do bom, do melhor ao melhor preço, quando olha para um orçamento só vê a última folha (valor a pagar). Se lhe prestam um serviço dentro das normas mínimas ou não, isso não interessa.
Contra mim falo, pois é mais fácil identificar os erros no trabalho alheio.
Posto isto, considero saudável que outros verifiquem o meu , assim tenho certeza que prestei um bom serviço ou não, poderei melhorar e ao mesmo tempo aprendo.
Lógico que também lhes chamo nomes, mas o beneficio é maior. Não temos mentalidade de cumpridores, na hora da verdade esquecemos os bons principios, não somos nordicos.
Cumprimentos.
Somos um POVO com sorte, pois os acidentes graves são poucos (tirando os que não são registados, os que são abafados, os que não dão em nada, os que se arrastam em tribunais, os que são atribuídos a outras causas, ou...), que eu tenha conhecimento.
O cliente final, quer tudo do bom, do melhor ao melhor preço, quando olha para um orçamento só vê a última folha (valor a pagar). Se lhe prestam um serviço dentro das normas mínimas ou não, isso não interessa.
Contra mim falo, pois é mais fácil identificar os erros no trabalho alheio.
Posto isto, considero saudável que outros verifiquem o meu , assim tenho certeza que prestei um bom serviço ou não, poderei melhorar e ao mesmo tempo aprendo.
Lógico que também lhes chamo nomes, mas o beneficio é maior. Não temos mentalidade de cumpridores, na hora da verdade esquecemos os bons principios, não somos nordicos.
Cumprimentos.
-
- Curioso
- Registado: 06 abr 2007, 18:30
- Has thanked: 2 times
Bom dia. Estou de acordo com a existencia da Certiel mas nao bem nos moldes em que trabalha, devia ser mais fiscalizadora, mais aconselhadora e menos punitiva, menos autoritaria.Todos nos no trabalho temos enganos, distrações e descuidos que devem ser vistos por terceiros e corrigidos, nao "multados" porque nos esquecemos de apertar um parafuso, e depois temos o outro lado as tais obras baratas feitas por qualquer um porque ja tem contador e nao precisa da Certiel entao qualquer "electropedreiro" faz tudo e passados 3 ou 4 meses la vao chamar o electricista num domingo porque quem fez a obra nao pode la ir, esta muito longe ou nao tem material e o electricista tem de ter vagar, meterial e tudo mais. Fogões, lava loiças, arcas tudo dava choque numa casa mas o "electropedreiro" ja la nao foi ver o que se passave porque nao sabia o que fazer então la foi o electricista resolver o problema, Certiel sim eem todas as obras ate as que ja tem contador mas mais aconselhadora e menos punitiva.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Parece que a lei vai mesmo para a frente...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1485076
"e esta emmmmmmm!!!!"
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1485076
"e esta emmmmmmm!!!!"
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- eng_jersilva
- Velha Guarda
e agora projectos electrico e de gás obrigatórios para moradias... passa a ter sentido!!!??? parece me sem dúvida que sim!!!
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Bom dia.
E situações que não tenham projecto eléctrico? Por exemplo, no meu caso, tenho a casa em construção, não tenho projecto eléctrico (apenas ficha electrotécnica)... legalmente necessito ou não de inspecção da Certiel?
Cumprimentos,
José Silva
E situações que não tenham projecto eléctrico? Por exemplo, no meu caso, tenho a casa em construção, não tenho projecto eléctrico (apenas ficha electrotécnica)... legalmente necessito ou não de inspecção da Certiel?
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
Aparentemente, precisa apenas de um termo de responsabilidade do instalador...jasilva Escreveu:Bom dia.
Cumprimentos,
José Silva
Regresso à idade da "PEDRA"!
O JN apenas fala na electricidade e no gás, o que será das outras especialidades?
Cumprimentos
O JN apenas fala na electricidade e no gás, o que será das outras especialidades?
Cumprimentos
- eng_jersilva
- Velha Guarda
No ITED ja é assim, penso que aguas/esgostos e estruturas tambem(embora não tenha certezas).
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Registado: 27 jan 2010, 14:37
Bom dia!
Já existe mais informação sobre este tópico?
Cumprimentos,
Joaquim Pereira
Já existe mais informação sobre este tópico?
Cumprimentos,
Joaquim Pereira