Tomadas

ze1981
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2010, 11:53

Tomadas

Mensagem por ze1981 »

Boas!
Sou um pouco leigo nisto!
Estou a fazer uma remodelação numa casa antiga, tipo anexo da minha actual casa.
E vou puxar a electricidade da minha casa para esse anexo.
As minhas dúvidas são:
Que tipo de fio usar?Unifilar ou multifilar? 1,5 ou 2,5??
Na canalização eléctrica usar tubo rijo ou maleável??
Nas ligações das tomadas puxar um fio para cada uma ou posso ligar as tomadas em série?
Já dentro da casa, nas ligações de tomadas e de luzes, devo usar fio 2,5 ou 1,5??
Desde já, mt obrigado
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Re: Tomadas

Mensagem por diasarmando »

Chama um electricista. :shock:
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O "diasarmando" não deixa de ter uma certa razão, colega ze1981.
Parece querer aprender electricidade de um momento para o outro, para poder fazer a sua obra.
Você não tem dúvidas, tem o projecto para fazer :D .
gtavares
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2009, 16:08

Mensagem por gtavares »

É o problema deste país, existem "chicos" espertos por todo o lado... :lol:
ze1981
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2010, 11:53

Mensagem por ze1981 »

Obviamente não quero "aprender" electricidade de um momento para o outro!!
Acho que escrevi correctamente e não disse que seria eu a fazer!
Fiz apenas algumas perguntas simples, que, supostamente, também teriam respostas simples.
Mas vocês são o típico português! Complicar o que é aparentemente fácil!!
Mas de qualquer maneira agradeço a atenção e o tempo dispensado, embora não obtivesse ajuda.

PS: Penso que para ligar uma lâmpada e uma tomada não é preciso nenhum curso superior. Ou se calhar até é!! Estamos em Portugal!
ricabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 jun 2009, 11:07

Mensagem por ricabral »

Caro ZE1981,

Se vai “puxar” a electricidade para o anexo (exterior à sua casa) aconselho-o a instalar um Quadro Electrico nesse Anexo e dai efectuar as alimentações aos circuitos de iluminação e aos circuitos de tomadas.

1) para os circuitos de iluminação utilize - - - H07V-U 3G1,5
2) para os circuitos de Tomadas utilize - - - - -H07V-U 3G2,5
3) para a alimentração ao quadro eléctrico do anexo, o cabo a utilizar, irá depender da carga que o mesmo terá de alimentar.
4) relativamente à tubagem poderá utilizar a maleavel (tipo isogris) mas tenha particular atenção aos raios de curvatura.

De qualquer modo, é aconselhavel que faça um projecto eléctrico, por vários motivos, e que seja um electricista devidamente credenciado a executar a obra. As dicas acima referidas, são limitadas e poderão não ser a melhor solução para o seu caso, por isso saliento uma vez mais que deverá pedir a elaboração de um projecto.

cumprimentos
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

E nao esquecer que no caso de um anexo com alguma humidade, caso seja uma instalação saliente, deverá ser tudo estanque, ou seja, quadro, tomadas, interruptores, etc.
hugopereira
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por hugopereira »

Desculpem, não resisti.

Viva a CERTIEL. :lol:

Eu sei que está em discussão noutro lado, mas como irá ser se acabar a CERTIEL.
Desculpem mais uma vez, mas foi mais forte.
Abraços

Hugo Pereira
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

hugopereira Escreveu:Desculpem, não resisti.

Viva a CERTIEL. :lol:

Eu sei que está em discussão noutro lado, mas como irá ser se acabar a CERTIEL.
Desculpem mais uma vez, mas foi mais forte.
Apoiado! (Refiro-me à necessidade de fiscalização, não à existência daqueles elementos arrogantes da 'Certiel').
Um à parte: até já ouvi dizer que tem havido incêndios e outras desgraças que tais, devido a instalações eléctricas deficientemente executadas por curiosos.
Umas pequenas 'dicas' são insuficientes neste caso da electricidade.
É que, não se vê, não tem cheiro, mas morde!
mig666
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

os posts estão a fugir do assunto principal
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Vamos lá amigos! este Amigo só pretendia uns esclarecimentos para uma instalação para ele!!!!!!! será que ninguêm tem amigos que faz uma borla de vez em quando? se eu poder fazer algo que não seja da minha arte para que possa econimizar uns euros e pedir ajuda como se faz não é crime nenhum, e não me rebaixo com a minha atitude! já houve um colega que deu umas dicas o RICABRAL siga as instruções compre as caixas derivação aparelhagem e fundas e vá instalando, começe a instalar um circuito por exp: tomadas o tubo de 20mm anelado (já existe c/fios 3x2,5 enfiado) de caixa para caixa funda e até ao max: de oito tomadas faça oum circuito. se for para equipamento Exp: M.Lavar vai directo do quadro ! a iluminação faça o mesmo tubo anelado de 16mm 3X1.5 começe a partir do quadro a uma caixa derivação dai ao ponto de luz e interruptor e segue para outro compartimento até oito pontos de luz! a alimentação a partir do quadro geral da casa é de acordo com a potência do que vai instalar. Cump:
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

nelmindo Escreveu:os posts estão a fugir do assunto principal
Apesar da aparente 'repreensão', vou correr o risco de voltar a 'postar'.
É que, um profissional, peca "por omissão" se não der um alerta de perigo, como fiz.
Citando-me: a electricidade... "morde" e também faz estragos. O amigo que pediu ajuda, falou em tomadas em "série" (!), etc. Penso, que nestes casos, é inconsciência dar umas dicas, pela NET, para executar um projecto que é sério. Pode ser grave se não houver bases mínimas!
Desculpem-me, mas nestes casos em que se fazem perguntas tão elementares, é prevaricar por omissão, não dar um sinal de alerta de perigo, ainda que parecendo fugir ao "assunto principal". É obrigação profissional!. Tenham lá paciência.
mig666
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Tenho acompanhado este tópico e tenho aguardado responder por pelas mais variadas razões.
Sim fizeram bem desde o inicio, alertar que a "obra" que o colega queria fazer não uma obra que se possa fazer com meia dúzia de tretas e letras.

O colega que colocou a dúvida cometeu vários erros desde dizer que ia fazer e depois rematou que não disse que a ia fazer...
É que segundo ele, parece que vai fazer remodelações numa casa antiga, tipo anexo da minha actual casa. Afinal é um anexo ou a estrutura civil vai ser convertida numa "habitação". Casa para alguns é habitação...

Sim, as tomadas não são ligadas em série, mas pela experiencia que tenho, o que eles querem dizer, ligadas em pelo método repicagem (não deixa de ser um paralelo, mas é diferente do paralelo em estrela ou radial numa caixa de derivação na cabeça de alguns).

O meu remate foi para a questão da CERTIEL. Não misturem assuntos nem coloquem informações e discussões desnecessárias, que só confudem mais quem não percebe "da poda"...

Voltando ao verdadeiro assunto:
Discussões à parte relativas ao profissionalismo, se é um "bom português", se a obra vai ser feita em segurança, se é comparável ao trocar de uma lâmpada, aqui parece que se estão a confundir vários problemas que já vêm de base e não passa pelas questões técnicas.
Quem tem dúvidas assim tão graves, parece-me de bom grado pedir ajuda a uma pessoa e que essa pessoa esteja in loco, para ver a obra, para sugerir opções, para ensinar como fazer. É que aqui no forum, por mais prestáveis que são as pessoas, acho que o que está aqui em jogo é a segurança e o cliente ficar bem servido. Às vezes as pessoas são mal interpretadas, mas a culpa pode ser dos dois lados, ou pelas respostas frias ou pelo temperamento de quem as recebe.
Basta disparar algumas quetões pertinentes, que para dar razão àqueles que sujeriram entregar a obra a quem perceba. Acho que aqui o tipico português está na pessoa que publicou o post.
ricabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 jun 2009, 11:07

Mensagem por ricabral »

Caro MIG666,

Compreendo e concordo com a sua posição e preocupação relativamente aos perigos da má utilização da electricidade e das más práticas. No entanto, permita-me que discorde na interpretação que deu à minha intervenção neste tópico do fórum. Talvez não tenha lido o “post” até ao fim ou talvez não me tenha exprimido o suficiente para fazer passar a mensagem. De qualquer forma volto a salientar citando-me: “é aconselhável que faça um projecto eléctrico, por vários motivos, e que seja um electricista devidamente credenciado a executar a obra. As dicas acima referidas, são limitadas e poderão não ser a melhor solução para o seu caso, por isso saliento uma vez mais que deverá pedir a elaboração de um projecto” fim de citação.

“é inconsciência dar umas dicas, pela NET, para executar um projecto que é sério” – As dicas dadas, como bem deverá saber, não visam a elaboração de um projecto, até porque a pessoa em causa não tem competências para tal e como referi “As dicas acima referidas, são limitadas”. Como tal pretendia-se apenas contribuir para clarificar algumas duvidas que o ze1981 manifestou, por mais básicas fossem.

Na faculdade, sempre admirei aquele professor, que independentemente da duvida que o aluno tivesse, por mais ridícula que fosse, predisponha-se sempre a clarificar a mesma, não fazendo juízos de valores, e encaminhando o aluno na direcção certa, ao invés de o largar numa nuvem de poeira.

Quanto a “prevaricar por omissão”, não me parece muito elegante nem feliz a expressão. De qualquer modo, nunca é demais acentuar os perigos que uma má concepção e execução de uma instalação eléctrica poderão trazer.

No que respeita à Certiel ... ainda bem que existe...

Cumprimentos
n.faria
Curioso
Curioso
Registado: 02 fev 2010, 10:04

Mensagem por n.faria »

Só uma achega:

Se a electricidade tem exigentes regulamentos de segurança a cumprir é porque se calhar tem riscos graves para as pessoas e equipamentos.

Se uma pessoa tem um problema de saúde chama um médico. E nem sequer questiona. Porque raio pensam que qualquer um faz uma instalação eléctrica sem saber aquilo em que está a mexer? Distinguir volts e ampéres, tensão de potência, série e paralelo, monofásico e trifásico, fase e neutro... são coisas sérias e esta área não é para curiosos mas sim para profissionais. Se é uma profissão regulada é porque tem razão de ser. Felizmente que as notícias de casas ou empresas que arderam por curto-circuitos têm sido raras e isso deve-se a um esforço contínuo de melhoria.

Se o amigo quer fazer uma instalação eléctrica não lhe digo para não fazer mas não posso deixar de dizer para pedir ajuda a alguém que perceba do assunto. A tal ajudinha! Certamente não vai querer ligar uma ficha numa tomada e ficar lá "agarrado" pois não sabia que poucos € chegavam para ficar protegido... Não entenda isto como escárnio mas sim como uma crítica construtiva.

Mais vale fazer perguntas parvas do que ficar com dúvidas.
NF (Eng.º Téc. Electrotécnico)
Electricidade, Telecomunicações, Solar Térmico
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”