Boas.
A minha dúvida é se em caixilharias não acessiveis sem recurso a escodotes deve ser feito igualemente a ligação à terra?
E se tem que ter obrigatorimente uma caixa com ligador amovivel nas imediações ou se pode ser tirada a linha de terra da iluminação ou tomadas.
Cumprimentos.
Ligações equipotenciais caixilharias
Re: Ligações equipotenciais caixilharias
Boas
De acordo com a secção 701.413.1.6 das RTIEBT devem ser ligados á ligação equipotencial suplementar todos os elementos condutores colocados nos volumes 0, 1, 2 ou 3 com os condutores de protecção dos equipamentos colocados nesses volumes.
De acordo com a secção 701.413.1.6 das RTIEBT devem ser ligados á ligação equipotencial suplementar todos os elementos condutores colocados nos volumes 0, 1, 2 ou 3 com os condutores de protecção dos equipamentos colocados nesses volumes.
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boas,
Como costumam fazer essa ligação?
eu fiz da caixa de estores e liguei no aro em aluminio com terminal na parte de cima! por cima da tampa...
pode ser?
tem algumas fotos??
obg
eu fiz da caixa de estores e liguei no aro em aluminio com terminal na parte de cima! por cima da tampa...
pode ser?
tem algumas fotos??
obg
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Basta colocar um condutor entre as massas que pretende colocar ao mesmo potencial. O corpo de alumínio e os estores devem estar ligado a um condutor verde-amarelo.damon Escreveu: 06 jun 2019, 21:39 Boas,
pode ser?
tem algumas fotos??
obg
Mas aqui levanta outra questão. Caso a instalação não esteja devidamente dimensionada pode dar-se o caso de um condutor de protecção ter tensão. Nesse caso como de evita esse tipo de situação?
Cumps