Sensor IR

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Sensor IR

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Tenho uma máquina de impressão que tem uns sensores infra-vermelhos na entrada para detectar a presença do papel. Actualmente tenho um problema intermitente em que às vezes detecta o papel e outras não.

No esquema eléctrico vejo que tenho um diodo e um fototransistor no mesmo encapsulamento. Sendo assim, o led emite um feixe IR , incide no papel e o fototransistor recebe a luz.

É possível a saída destes sensores ser em corrente em vez de tensão? Estou a perguntar isto porque ao pôr o papel em cima do sensor continuo a ter 12Vdc aos terminais do colector emissor, ou seja, a saída não devia passar para 0Vdc?

Existem sensores em que a saída seja um sinal digital de 4mA (estado “0”) ou 20mA (estado “1”)? Ou este tipo de saída só é usado em sensores analógicos em forma linear de 4 a 20mA?

Existem outro tipo de sinais de saída? Tais como em frequência conforme a distância, corrente alternada….Conhecem algum site onde mostre os diferentes sinais que podemos ter?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Sensor IR

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Obrigado Mário pelos links.

Relativamente a este sensor vi que emite um pulso quando o papel “chega”.

Como estava a medir com um multímetro não via o pulso. Resolvi com o scopemeter e substituindo um dos sensores que por vezes não dava o pulso.

Penso que seria interessante o pessoal "postar" os problemas que tem tido e como é que os resolveu, de forma a criarmos uma base de dados de metodologias para resolver as avarias.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas Bruno

"Penso que seria interessante o pessoal "postar" os problemas que tem tido e como é que os resolveu, de forma a criarmos uma base de dados de metodologias para resolver as avarias."

Pois é, mas o pessoal é mais de projectos e execuções novas. Algumas das avarias que aqui passam é de disjuntores avariados, e algumas de motores de bombas.
Pode ser que um dia haja movimento para avarias de comandos em máquinas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”