Comprimentos "loop" detecção incêndio
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Comprimentos "loop" detecção incêndio
Boas.
No caso de termos numa instalação "loop's" para a detecção de incêndio muito grandes por exemplo >2km, qual a solução a adoptar, ou seja, como ultrapassar esta situação?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
No caso de termos numa instalação "loop's" para a detecção de incêndio muito grandes por exemplo >2km, qual a solução a adoptar, ou seja, como ultrapassar esta situação?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Comprimentos "loop" detecção incêndio
mas imagine que o detector mais distante da central fica a uma distância superior a >2 kmuterrorista Escreveu:Efectuar 2 loops?
Existem centrais para vários loops.
Boa tarde colega.
Penso que existam uns módulos que resolvem essa situação. De momento, não me lembro do nome, mas creio que se procurar ou falar com marcas (Pretronica, por exemplo), eles lhe explicam.
Cumprimentos.
Penso que existam uns módulos que resolvem essa situação. De momento, não me lembro do nome, mas creio que se procurar ou falar com marcas (Pretronica, por exemplo), eles lhe explicam.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Se o detector mais distante se encontra a uma distância superior a 2km o loop terá pelo menos 4km. Desconheço fabricantes que permitam loops tão compridos.
O máximo que conheço é 2,5km de acordo com o indicado no seguinte tópico pelo colega "chiolas".
Para distâncias superiores o indicado será mesmo distribuir várias centrais de detecção de incêndios pela instalação e interligá-las em loop.
Estou habituado a trabalhar com a Siemens e sei que têm essa solução, mas penso que todos os fabricantes contemplam essa possibilidade.
Cumps.
O máximo que conheço é 2,5km de acordo com o indicado no seguinte tópico pelo colega "chiolas".
Para distâncias superiores o indicado será mesmo distribuir várias centrais de detecção de incêndios pela instalação e interligá-las em loop.
Estou habituado a trabalhar com a Siemens e sei que têm essa solução, mas penso que todos os fabricantes contemplam essa possibilidade.
Cumps.
-
- Curioso
- Registado: 27 dez 2007, 10:49
Boas
Alguém me pode dar uma explicação das diferenças entre ZONA e LOOP?
Penso que Zonas serão para pontos com características muito diferentes umas das outras. Será assim?
Obrigado.
Alguém me pode dar uma explicação das diferenças entre ZONA e LOOP?
Penso que Zonas serão para pontos com características muito diferentes umas das outras. Será assim?
Obrigado.
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Loop, é o anel total.
Podes ter instalação apenas com um loop.
Zona é uma fracção/parcela do loop - que é programável a quando da configuração da central.
Corrijam-me se tiver errado...
Podes ter instalação apenas com um loop.
Zona é uma fracção/parcela do loop - que é programável a quando da configuração da central.
Corrijam-me se tiver errado...
- rmonteiro
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 ago 2009, 14:09
- Contacto:
Boas a todos,
É isso mesmo, loop é a totalidade dos equipamentos ligados num único anel, laço, loop como queiram chamar.
Zona, é constítuida por alguns equipamentos que estão todos no mesmo loop.
Exemplo: um único loop percorre os 3 pisos de um edíficio. Cada piso pode ser considerado uma zona, para que seja mais simples identificar um alarme ou uma avaria.
Mais informações aqui, por exemplo: http://www.morleyias.com/product.asp?id=126
Ficheiro: Fire Detection Systems Guide.pdf
Qualquer dúvida disponham.
Abraço
RM
É isso mesmo, loop é a totalidade dos equipamentos ligados num único anel, laço, loop como queiram chamar.
Zona, é constítuida por alguns equipamentos que estão todos no mesmo loop.
Exemplo: um único loop percorre os 3 pisos de um edíficio. Cada piso pode ser considerado uma zona, para que seja mais simples identificar um alarme ou uma avaria.
Mais informações aqui, por exemplo: http://www.morleyias.com/product.asp?id=126
Ficheiro: Fire Detection Systems Guide.pdf
Qualquer dúvida disponham.
Abraço
RM
RMonteiro
Eng. Electrotécnico
Curioso acima de tudo
Perguntar não ofende pá
Eng. Electrotécnico
Curioso acima de tudo
Perguntar não ofende pá

-
- Curioso
- Registado: 27 dez 2007, 10:49
- Kykoo
- Velha Guarda
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 4 times
joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Boas amigo,
A solução pode ser fácil como de de dificil...
1º Deve considerar todos os elementos da instalação;
2º Deve verificar em termos de distâncias qual o equipamento que fica mais longe;
3º Por norma todo o equipamento analógico endereçável de detecção de incêndio tem por comprimento do loop 1,5km a 2 km, dependendo do equipamento instalado. Ou seja, o ponto mais longe deve ficar a 1 km, pois a rede de cablagem tem de ir lá e voltar. Caso esssa distância seja superior deve considerar a seguinte situação:
a) Criar uma rede de detecção de incêndio, através de instalação de centrais em rede. Existem equipamentos com essas características. Consideramos uma central para realizar parte da detecção através de 1 loop e outra central para realizar outra parte através de outro loop. No fundo teremos 2 sistemas mas unidos entre si através de uma ligação de rede.
4º Pode considerar também vários paineis repetidores de informação espalhados pelas instalações uma vez que essa parece-me de grandes dimensões.
Parece-me ser a solução mais prática. Mas se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-me!
Abraço,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança