Na seguinte situação:
Tendo havido um problema com o um PT - ao ligar um PT, este causou um arco eléctrico, etc (desconheço mais detalhes) e consequência, danificou aparelhos de electrodomésticos em habitações adjacentes ao local.
Estas habitações não estavam ligadas ao PT.
O cliente dono do PT pode ser responsabilizado sobre os danos causados nas habitações?
Que legislação pode referenciar este caso?
Desde já, obrigado.
Estragos em habitações de vizinhos
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Re: Estragos em habitações de vizinhos
O problema ocorreu no PT.
De momento não tenho mais informações sobre o assunto.
Mas quando se ligou o PT - nem sei se foi alguém com competências para tal - ocorreram os tais danos nas habitações dos vizinhos.
Que medidas é necessário tomar para ligar um PT à rede?
De momento não tenho mais informações sobre o assunto.
Mas quando se ligou o PT - nem sei se foi alguém com competências para tal - ocorreram os tais danos nas habitações dos vizinhos.
Que medidas é necessário tomar para ligar um PT à rede?
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: Estragos em habitações de vizinhos
Boas.
Sobre a responsabilidade, não me pronuncio porque não sei.
Não estou a imaginar quais as avarias provocadas pelo problema nesse PT. Havendo arco ou curto-circuito, diminui a tensão na linha de média, tal como acontece em falhas de energia de rede, e não vejo quais os problemas que poderá causar.
Qualquer PT, antes de ser ligado pela primeira vez, devem ser feitas medições e testes de isolamento ao circuito de média. Se todo os testes passarem, deve então ligar-se em sequência os diversos equipamentos:
interruptor de corte em vazio -> interruptor de corte em carga -> geral baixa tensão -> restante carga.
Nos novos PT's, são usadas celas vedadas que apenas permitem a manobra na sequência correcta(se bem instaladas claro)devido a terem uns encravamentos de chave entre celas/grades.
Abraço
Sobre a responsabilidade, não me pronuncio porque não sei.
Não estou a imaginar quais as avarias provocadas pelo problema nesse PT. Havendo arco ou curto-circuito, diminui a tensão na linha de média, tal como acontece em falhas de energia de rede, e não vejo quais os problemas que poderá causar.
Qualquer PT, antes de ser ligado pela primeira vez, devem ser feitas medições e testes de isolamento ao circuito de média. Se todo os testes passarem, deve então ligar-se em sequência os diversos equipamentos:
interruptor de corte em vazio -> interruptor de corte em carga -> geral baixa tensão -> restante carga.
Nos novos PT's, são usadas celas vedadas que apenas permitem a manobra na sequência correcta(se bem instaladas claro)devido a terem uns encravamentos de chave entre celas/grades.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto