Saudações caros colegas. tive afastado das execuções electricas por algum tempo, mas agora que estou de volta deparo-me com novas situações para a qual necessito exclarecimento:
-tenho no mesmo piso 3 wc, como devo de proceder? utilizar protecção dif para cada um dos cirtuitos ( il/tomadas) ou um para os dois é suficiente? e será que tenho que fazer o mesmo para cada wc?
obrigado pela compreensão, talvez para a proxima seja eu a ajudar.
DUVIDA NOS CIRCUITOS WC
Re: DUVIDA NOS CIRCUITOS WC
Mas não tem de separar os circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas? Estes devem ser de 30mA certo?nelmindo Escreveu:um diferencial para todos os WCs chega
Carlos
basta utilizar um barramento protegido por um diferencial de 30ma para todas as ligaçoes dos wcs...quer sejam tomadas iluminaçao ou equipamentoscarlosjf Escreveu:Mas não tem de separar os circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas? Estes devem ser de 30mA certo?nelmindo Escreveu:um diferencial para todos os WCs chega
Ok, obrigado. Tinha em mente que era obrigatorio a separação mas assim até é melhor, fica um quadros mais pequeno.bruno007 Escreveu:basta utilizar um barramento protegido por um diferencial de 30ma para todas as ligaçoes dos wcs...quer sejam tomadas iluminaçao ou equipamentoscarlosjf Escreveu:Mas não tem de separar os circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas? Estes devem ser de 30mA certo?nelmindo Escreveu:um diferencial para todos os WCs chega
Carlos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
atenção também aos volumes de protecção para colocação das luminárias e tomadas!!!
e as tomadas devem ser dotadas de tampa com IP21, isto, no caso de estarem no volume 3 do WC.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
e as tomadas devem ser dotadas de tampa com IP21, isto, no caso de estarem no volume 3 do WC.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
sim o barramento protegido por um diferêncial de 30 mA é o ideal mas claro separar os circuitos com disjuntores. um pra tomada outro pra iluminação por cada wc. não esquecer de identificar os respectivos. não há nada como fazer fazer bem fazer há primeira.
Diferencial de 30mA além de ideal é obrigatório, salvo erro. Quanto a "... por cada WC", penso tenha sido erro de escrita, dado que, uma ou mais WC podem estar nos mesmos circuitos/disjuntores! Um para iluminação e outro para tomadas. Claro que, segundo o regulamento, até 8 pontos de utilização por circuito. Não esquecer que, duas tomadas, por exemplo, no mesmo espelho, contam como um único ponto de utilização.frufru Escreveu:sim o barramento protegido por um diferêncial de 30 mA é o ideal mas claro separar os circuitos com disjuntores. um pra tomada outro pra iluminação por cada wc. não esquecer de identificar os respectivos. não há nada como fazer fazer bem fazer há primeira.
mig666