Meter o fio no tubo!
Meter o fio no tubo!
Olá! Parece fácil, as estou com dificuldade em conseguir meter o fio eléctrico (fase neutro e terra) na canalização que já está instalada... A guia que puxa o fio muitas vezes acaba por partir e volta tudo ao principio... há algum produto que se possa por para que os fios "deslizem" mais depressa? Obrigado.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Re: Meter o fio no tubo!
Existe um gel próprio para esse efeito, ou então utiliza pó de talco, antigamente utilizava-se sabão azul.
cumps
cumps
Saber não ocupa espaço.
-
- Curioso
- Registado: 11 abr 2008, 19:32
- Been thanked: 1 time
- Claro
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 10:21
- Been thanked: 1 time
jmichelx Escreveu:Olá! Parece fácil, as estou com dificuldade em conseguir meter o fio eléctrico (fase neutro e terra) na canalização que já está instalada... A guia que puxa o fio muitas vezes acaba por partir e volta tudo ao principio... há algum produto que se possa por para que os fios "deslizem" mais depressa? Obrigado.
Caro amigo passa uma guia e volta a tirar a guia, mas com um fio de 4 mm agarrado à guia.
Depois utiliza o fio de 4mm como guia. Se mesmo assim tiveres alguma dificuldade utiliza tambem vaselina.
Boas,
Eu acho que o fio de 4 mm não ajuda, pois com alguns "puxões" ele vai partir. O material que usas para deslizar melhor têm de ser apropriado, nas lojas já encontras bons produtos ou até na Wurth, pois na altura pode ajudar mas depois alguns podem danificar o isolamento e ou criar um obstáculo para mais tarde voltar a ter de substituir os condutores.
Solução com um bom produto para ajudar, tens de unir os fios na guia e fazer o mínimo "cabeça" possível. Eu enrolo por exemplo o fio verde/amarelo no azul que depois enrola no preto.
Espero que ajude.
Hugo
Eu acho que o fio de 4 mm não ajuda, pois com alguns "puxões" ele vai partir. O material que usas para deslizar melhor têm de ser apropriado, nas lojas já encontras bons produtos ou até na Wurth, pois na altura pode ajudar mas depois alguns podem danificar o isolamento e ou criar um obstáculo para mais tarde voltar a ter de substituir os condutores.
Solução com um bom produto para ajudar, tens de unir os fios na guia e fazer o mínimo "cabeça" possível. Eu enrolo por exemplo o fio verde/amarelo no azul que depois enrola no preto.
Espero que ajude.
Hugo
- Anexos
-
- exemplo.pdf
- Exemplo um pouco primitivo, mas se queres posso arranjar fotos.
- (2.18 KiB) Transferido 263 vezes
em casos desesperados de colegas meus...fiz o seguinte....
usar uma guia resistante e de diametro aconselhavel... enquanto esta enrrolada aplicar abundantemente WD40 mas com fartura
depois aplicar gel passa cabos com abundançia na entrada do tubo em questão....
deve estar uma pessoa a endereitar os cabos e a ajudar a inserção no tubo...e deverá funçionar....
se mesmo depois disto tudo não resultar....então vamos á solução radical ....lol
1º-ter um bom aspirador...daqueles que se usam nas obras para quem é limpinho...lol
2º-retirar qualquer fio ou guia que se encontre no tubo em questão....~
3º-ter um fio de nylon á mão de resistençia adequada
4º-pegar no fio de nylon e num poco de plastico/uspuma polieretano etc e fazer uma pequena bola na ponta do fio que caiba no tubo
5º-ligar o aspirador no outro extremo do tubo de forma estanque para poder aspirar o fio com a bola..
6º-repetir o descrito no eniçio....aplicar WD40 etc.........enfiar e se não for assim, então temos um problema grave ....lol
usar uma guia resistante e de diametro aconselhavel... enquanto esta enrrolada aplicar abundantemente WD40 mas com fartura

depois aplicar gel passa cabos com abundançia na entrada do tubo em questão....
deve estar uma pessoa a endereitar os cabos e a ajudar a inserção no tubo...e deverá funçionar....
se mesmo depois disto tudo não resultar....então vamos á solução radical ....lol
1º-ter um bom aspirador...daqueles que se usam nas obras para quem é limpinho...lol
4º-pegar no fio de nylon e num poco de plastico/uspuma polieretano etc e fazer uma pequena bola na ponta do fio que caiba no tubo
5º-ligar o aspirador no outro extremo do tubo de forma estanque para poder aspirar o fio com a bola..
6º-repetir o descrito no eniçio....aplicar WD40 etc.........enfiar e se não for assim, então temos um problema grave ....lol
Olá.
Exprimenta a passares dois fios primeiro e depois um destes fazer de guia para os outros dois.
Vai que consegues.
Exprimenta a passares dois fios primeiro e depois um destes fazer de guia para os outros dois.
Vai que consegues.
travisco
- sergionabais
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 nov 2009, 16:28
passa a guia (uma guia boa) depois prende os fios , poes fita isoladora e bastante vaselina á medida que vais enfiando vai pondo mais vaselina, com calma isso vai 

-
- Curioso
- Registado: 05 dez 2008, 11:11
Saudações electricas.... eu utilizo deslizante yelow e por norma levo sempre o compressor para as obras e antes de fazer qualquer enfiamento sopro a tubagem toda e algum mais dificil de enfiar coloco deslizante dentro de um tubo de plasico de 16mm depois enfio esse tubo dentro do de 20 e sopro com o compressor ,com uma pressão aproximada de 6Kg o deslizante vai-se espalhar pelo tubo onde pretendemos fazer o enfiamento o que torna o enfiamento muinto mais facil e sem danificar os fios .
Exprimenta e logo vês se resulta .
Exprimenta e logo vês se resulta .
-
- Curioso
- Registado: 28 jan 2010, 09:29
Boas , caros colegas electricistas.
Cá esta mais um problema!!! para ajudar temos de ser unidos uns aos outros.
Mas caros colegas, estaremos para aki a dar boas soluções???
O problema, sera mesmo de um bom produto para deslizar os fios???
jmichelx, podera as vezes ser um tubo quebrado, numa curva de subida para parede k teria ficado esmagado, penso eu. porke para rebentar assim com guias devera ser isso.
Ou tambem acontecer, como me aconteceu numa obra k fui acabar(nao é meu costume, mas o cliente k me pediu nao poderia dizer NÃO), tinha um circuito de comutaçao de lampada k numa emenda nao sei como!!! ficou mal encaixada, só pelas pontas e passava a guia e depois os fios , nao passavam. Eu utilizo o gel k á vender em armazens de electricidade e resolvo bem esses problemas k me aparecem de x em kuando. Nos tempos de minha aprendizagem com meus tios era sabao azul ou liquido da loiça misturado com um pouco de agua.
Espero ter ajudado na resoluçao destre problema
continuação de boas faíscas

Cá esta mais um problema!!! para ajudar temos de ser unidos uns aos outros.
Mas caros colegas, estaremos para aki a dar boas soluções???
O problema, sera mesmo de um bom produto para deslizar os fios???
jmichelx, podera as vezes ser um tubo quebrado, numa curva de subida para parede k teria ficado esmagado, penso eu. porke para rebentar assim com guias devera ser isso.
Ou tambem acontecer, como me aconteceu numa obra k fui acabar(nao é meu costume, mas o cliente k me pediu nao poderia dizer NÃO), tinha um circuito de comutaçao de lampada k numa emenda nao sei como!!! ficou mal encaixada, só pelas pontas e passava a guia e depois os fios , nao passavam. Eu utilizo o gel k á vender em armazens de electricidade e resolvo bem esses problemas k me aparecem de x em kuando. Nos tempos de minha aprendizagem com meus tios era sabao azul ou liquido da loiça misturado com um pouco de agua.
Espero ter ajudado na resoluçao destre problema
continuação de boas faíscas

Pelo que sei, penso que é mais importante quem está a "ajeitar" ou a empurrar os fios/cabos na ponta do tubo do que propriamente fazer força a puxar.
Eu sempre que preciso tento fazer a cabeça (união entre a guia e os fios a enfiar) o mais justa possível, se seguida passo fita isoladora bem apertada e, se necessário, um gel passa-fios. Na falta do gel pode-se usar vaselina ou em desespero de causa detergente da loiça ou sabão.
Um português desenrasca-se sempre!
Eu sempre que preciso tento fazer a cabeça (união entre a guia e os fios a enfiar) o mais justa possível, se seguida passo fita isoladora bem apertada e, se necessário, um gel passa-fios. Na falta do gel pode-se usar vaselina ou em desespero de causa detergente da loiça ou sabão.
Um português desenrasca-se sempre!
NF (Eng.º Téc. Electrotécnico)
Electricidade, Telecomunicações, Solar Térmico
Electricidade, Telecomunicações, Solar Térmico
- sergionabais
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 nov 2009, 16:28
quando há tubos vincados o meu melhor amigo é o maçarico, aqueço a bola e já esta é simples. só mais uma dica para o ppl electrico .

eu nem a guia consegui passar, depois de ler esta sugestão resolvi o problema em 5 minutosse mesmo depois disto tudo não resultar....então vamos á solução radical ....lol
espectáculo, obg