Bom dia,
1º quero pedir desculpa pelos meu fracos conhecimentos de electricidade, vou tentar descrever a situação o melhor que consigo.
Tinha a potencia de 15A contratada e não podia ter 2 equipamentos de consumo alto ligados, 2 aquecedores, 2 máquinas de lavar loica e roupa...
Alterei a potência para 25A mas agora não dispara o disjuntor geral da edp, mas sim o do meu quadro, com a legenda de tomadas. O Disjuntor é um C10 da General electrics.
Será que posso mudar este disjuntor para o um C16? ou terei algum problema na minha instalação interna que não me permite ter uma potência tão elevada?
A minha casa é antiga, mas já foi alvo de diversas remodelações até na rede electrica.
Obrigado
Disjuntor C10 tomadas dispara...
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Disjuntor C10 tomadas dispara...
Boa tarde.
De facto, se o circuito é de tomadas, deveria ter um disjuntor de 16A, em vez do de 10A como disse. Provavelmente, no decorrer das "remodelações" houve quem colocasse as tomadas nesse disjuntor, por ser de reserva ou o que tinha menos carga.
Colocar um disjuntor de 16A nesse circuito será uma solução, se bem que pode não ser a mais aconselhável, dependendo do estado do quadro e da instalação.
Aconselho chamar um técnico.
De facto, se o circuito é de tomadas, deveria ter um disjuntor de 16A, em vez do de 10A como disse. Provavelmente, no decorrer das "remodelações" houve quem colocasse as tomadas nesse disjuntor, por ser de reserva ou o que tinha menos carga.
Colocar um disjuntor de 16A nesse circuito será uma solução, se bem que pode não ser a mais aconselhável, dependendo do estado do quadro e da instalação.
Aconselho chamar um técnico.
ante de colocar um disjuntor C16 deverá verificar se os condutores desse circuito supportam essa intensidade, deverão ser no minimo de 2,5mm.
Boas,
Subscrevo completamente as opiniões e acrescento, se tiveres mais que um circuito de tomadas no quadro aproveita e secciona os circuitos.
Cump
Subscrevo completamente as opiniões e acrescento, se tiveres mais que um circuito de tomadas no quadro aproveita e secciona os circuitos.
Cump
J.Vieira Escreveu:Boas,
Cump
Ola...
Nos dias de hj é preciso ter muito cuidado com a electricidade.... tem muita atençao a tua instalaçao electrica antes de substituires o disjuntor de 10 A por um mais forte...
Poderá ter sido o técnico que deixou assim prepositadamente a fim de proteger a tua instalaçao correctamente contra curto circuitos ou sobre cargas
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 fev 2010, 11:46
Boas,
Não troques o disjuntor por um de 16A sem te assegurares que a instalação aguenta, se não tens há vontade no assunto é melhor chamares um técnico.
Abraço
Não troques o disjuntor por um de 16A sem te assegurares que a instalação aguenta, se não tens há vontade no assunto é melhor chamares um técnico.
Abraço
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 mar 2010, 21:48
Boas..
Concordo plenamente com as opiniões acima referidas.. não brinques com a electricidade nem com todos os seus perigos.. mas como forum informativo acho correcto pelo menos ficares a saber que normalmente os disjuntores c10 (10A) são utilizados para a iluminação enquanto que os C16 (16A) para tomadas. Agora quando es detentor de sobrecarga excessiva em tua habitação, tens de obter a informação necessária de modo a saber se teu disjuntor esta a ser sobrecargado... Por exemplo: uma máquina de lavar a roupa de 2200W quando em plena potência e um ventilador em modo calorifico exercendo 2000W,então Terás de somar estas duas potências 2200+2000=4200W, e divides por pela voltagem de tua habitação, por exemplo em grande parte seria 220 em mono.. logo, 4200/220=20A utilizados quando estes aparelhos domésticos estão em plena carga.. conclusão, terás de saber dividir esta intensidade de modo a não exceder o máximo implementado pelo disjuntor ou disjuntor diferencial..
Espero ter ajudado.. Agradeço qualquer opinião não destrutiva mas laboral..
Concordo plenamente com as opiniões acima referidas.. não brinques com a electricidade nem com todos os seus perigos.. mas como forum informativo acho correcto pelo menos ficares a saber que normalmente os disjuntores c10 (10A) são utilizados para a iluminação enquanto que os C16 (16A) para tomadas. Agora quando es detentor de sobrecarga excessiva em tua habitação, tens de obter a informação necessária de modo a saber se teu disjuntor esta a ser sobrecargado... Por exemplo: uma máquina de lavar a roupa de 2200W quando em plena potência e um ventilador em modo calorifico exercendo 2000W,então Terás de somar estas duas potências 2200+2000=4200W, e divides por pela voltagem de tua habitação, por exemplo em grande parte seria 220 em mono.. logo, 4200/220=20A utilizados quando estes aparelhos domésticos estão em plena carga.. conclusão, terás de saber dividir esta intensidade de modo a não exceder o máximo implementado pelo disjuntor ou disjuntor diferencial..
Espero ter ajudado.. Agradeço qualquer opinião não destrutiva mas laboral..