Caros colegas
no âmbito de um processo que estou a tratar, verifiquei que no decorrer de uma obra que projectei a entidade instaladora "enganou-se" no cabo de 4 condutores de secção igual e colocou outro com o neutro de secção reduzida.
Para ajudar a instalação foi alvo de umas telas finais que obviamente levou chumbo na Certiel.
O que gostava de saber é se é possível contornar esta situação com a colocação de outro condutor de neutro para igualar a secção das fases activas, ou se tenho mesmo de solicitar a troca do cabo.
em caso de ser possível, podem-me enviar uma ditas quanto à justificação do seu dimensionamento?
Obrigado
Dimensionamento de Condutores com 2 condutores de neutro
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Dimensionamento de Condutores com 2 condutores de neutro
Boa tarde.
Do ponto de vista técnico, é quase igual colocar dois condutores de metade da secção em vez de um condutor de secção total, se bem que existem pormenores que faz com que não seja exactamente igual.
No entanto, penso que seria, dada a possibilidade de o fazer, uma solução aceitável.
Mas...no que toca à Certiel, já não digo nada. Sugiro que perguntes à própria Certiel, se aceitam essa solução.
Quanto à justificação... 2+2=4, certo?
Cumprimentos.
Do ponto de vista técnico, é quase igual colocar dois condutores de metade da secção em vez de um condutor de secção total, se bem que existem pormenores que faz com que não seja exactamente igual.
No entanto, penso que seria, dada a possibilidade de o fazer, uma solução aceitável.
Mas...no que toca à Certiel, já não digo nada. Sugiro que perguntes à própria Certiel, se aceitam essa solução.
Quanto à justificação... 2+2=4, certo?

Cumprimentos.
olá...
quanto a sua dúvida... suponho que o cabo em questão é superior a 16mm2... depois é possivel a utilização de neutro com secção inferior à das fases... nomeadamente através da utilização de disjuntores que garantam a sua protecção... parece-me um solução para o caso em questão...
abraços
quanto a sua dúvida... suponho que o cabo em questão é superior a 16mm2... depois é possivel a utilização de neutro com secção inferior à das fases... nomeadamente através da utilização de disjuntores que garantam a sua protecção... parece-me um solução para o caso em questão...
abraços
- software.RTIEBT
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jan 2010, 11:54
Boas
Penso que seja possível desde que se calcule novamente o cabo tendo em conta os "factores de correcção para agrupamentos de condutores ou de cabos" QUADROS 52-E1 a 52-E5 das RTIEBT.
Abraços
Penso que seja possível desde que se calcule novamente o cabo tendo em conta os "factores de correcção para agrupamentos de condutores ou de cabos" QUADROS 52-E1 a 52-E5 das RTIEBT.
Abraços