Teste de grupo electrogéneo em carga
Teste de grupo electrogéneo em carga
Já alguém testou ou ouviu falar como se testa um grupo gerador em carga?
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Re: Teste de grupo electrogéneo em carga
Boa noite,
Sim, isso é uma manobra de rotina que se faz nas instalações que têm gerador de emergência.
Mas tens de descrever a instalação para a gente analisar.
Cumprimentos
VM
Sim, isso é uma manobra de rotina que se faz nas instalações que têm gerador de emergência.
Mas tens de descrever a instalação para a gente analisar.
Cumprimentos
VM
Boa Noite!
Eu Já testei vários Geradores em Carga nomeadamente Caterpillar C18(411Kw), Volvo Tamd 165A(362KW) e ABC(3,2Mw)
Estes testes são efectuados com cargas resistivas.
Cumprimentos
Eu Já testei vários Geradores em Carga nomeadamente Caterpillar C18(411Kw), Volvo Tamd 165A(362KW) e ABC(3,2Mw)
Estes testes são efectuados com cargas resistivas.
Cumprimentos
Cargas resistivas é isso mesmo a que me refiro... Só que eu pretendia fazer um teste com aumento linear da carga, sem ser aumento por "degraus".
Falaram-me hoje de que é possível fazer teste apenas com um depósito de água e com as 3 fases nele mergulhadas?! Parece-me algo tipo electrólise mas para teste de gerador! Alguém conhece?
P.S.: Alexis porque referiu a potência dos geradores em KW e não em KVA?
Falaram-me hoje de que é possível fazer teste apenas com um depósito de água e com as 3 fases nele mergulhadas?! Parece-me algo tipo electrólise mas para teste de gerador! Alguém conhece?
P.S.: Alexis porque referiu a potência dos geradores em KW e não em KVA?
Informo-vos que efectuei o teste de um gerador 100KVA através de uma tina com água salgada de 200l. O processo foi o seguinte: mergulhei as 3 fases através de 3 eléctrodos de terra, sempre ao mesmo nível e não é que o teste deu mesmo resultado!? Um gerador que mal conseguia dar 70A, ao fim de +-30min passou a debitar acima de 110A com tensão e frequência com pouca oscilação.
Aprovado o teste sem dúvida! Agora quero é arranjar bibliografia que ajude a optimizar este teste, que sem dúvida alguma é um espectáculo... Quando tiver um pouco de tempo, posto aqui um video que mostra o espectáculo c/ direito a fogo e tudo
Aprovado o teste sem dúvida! Agora quero é arranjar bibliografia que ajude a optimizar este teste, que sem dúvida alguma é um espectáculo... Quando tiver um pouco de tempo, posto aqui um video que mostra o espectáculo c/ direito a fogo e tudo

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Têm que ter muito cuidado com a água, dado que estão a fazer electrolise e existe a libertação de hidrogénio.
Cump.
Mário
Têm que ter muito cuidado com a água, dado que estão a fazer electrolise e existe a libertação de hidrogénio.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A electrolise para a a produção de "H" é feita com corrente continua, e no caso do alternador é alterna, onde aviso para a possibilidade da sua libertação do "H" "pode acontecer".
Cump.
Mário
O Hidrogénio faz "catrapum" com um cheirinho a faisca ou lume, o simbolo quimico é "H".zuga Escreveu:Quais os cuidados a ter com o hidrogénio?
A electrolise para a a produção de "H" é feita com corrente continua, e no caso do alternador é alterna, onde aviso para a possibilidade da sua libertação do "H" "pode acontecer".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O hidrogénio, tal como o colega Mário disse e bem, é bastante perigoso.
A sua produção existe quando se faz a electrólise da água. A electrólise da água existe sempre, quando se faz passar corrente eléctrica na água, independentemente de ser em corrente continua ou em corrente alternada. Se for em corrente alternada, temos um problema maior, porque o combustivel hidrogénio é produzido juntamente com o carburante oxigénio, formando uma mistura inflamável, potencialmente explosiva. O hidrogénio é um dos combustiveis que tem uma gama muito ampla de limite de inflamabilidade. Na ordem dos 4% a 75,6%, o que com qualquer coisinha (faisca) arde ou até mesmo explode.
Por isso é que o colega Zuga disse que teve direito a fogo e tudo. Mesmo de baixo da água, os electrodos fazem pequenos arcos eléctricos, dentro das bolhas da mistura de gases produzidos. Ora como a mistura está na percentagem 33% O2 e 66%H2 grosso modo, reune condições ideiais para o "fogo". Se acumular por qualquer razão estas misturas de gases, o espetáculo é amplificado...
Post 2000
A sua produção existe quando se faz a electrólise da água. A electrólise da água existe sempre, quando se faz passar corrente eléctrica na água, independentemente de ser em corrente continua ou em corrente alternada. Se for em corrente alternada, temos um problema maior, porque o combustivel hidrogénio é produzido juntamente com o carburante oxigénio, formando uma mistura inflamável, potencialmente explosiva. O hidrogénio é um dos combustiveis que tem uma gama muito ampla de limite de inflamabilidade. Na ordem dos 4% a 75,6%, o que com qualquer coisinha (faisca) arde ou até mesmo explode.
Por isso é que o colega Zuga disse que teve direito a fogo e tudo. Mesmo de baixo da água, os electrodos fazem pequenos arcos eléctricos, dentro das bolhas da mistura de gases produzidos. Ora como a mistura está na percentagem 33% O2 e 66%H2 grosso modo, reune condições ideiais para o "fogo". Se acumular por qualquer razão estas misturas de gases, o espetáculo é amplificado...
Post 2000
Fiquei esclarecido quanto aos potenciais perigos do hidrogénio...
Mas a céu aberto, como fiz questão de testar, os perigos foram minimizados.
Mas a céu aberto, como fiz questão de testar, os perigos foram minimizados.
-
- Velha Guarda
Boa tarde,zuga Escreveu:Quais os cuidados a ter com o hidrogénio?
O hidrogénio é muito perigoso, mas apesar disso é utilizado na refrigeração dos alternadores de grande potência como por exemplo nas centrais termoeléctricas de Setúbal e Sines.
Cumprimentos
VM
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Na da tapada do outeiro (turbogás) também. Aliás segundo eles, o mais perigoso lá, não é o gás natural que consomem, mas sim o hidrogénio que usam para refrigerar os alternadores...
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
Já agora mais uma informação, para que o hidrogénio não saia para a atmosfera o rotor do alternador é selado com um óleo de selagem.
Quando o alternador é desligado para manutenção o hidrogénio é retirado através de CO2 e antes de entrar em serviço retira-se o ar com CO2 e só depois se pressuriza com hidrogénio.
Cumprimentos
VM
Já agora mais uma informação, para que o hidrogénio não saia para a atmosfera o rotor do alternador é selado com um óleo de selagem.
Quando o alternador é desligado para manutenção o hidrogénio é retirado através de CO2 e antes de entrar em serviço retira-se o ar com CO2 e só depois se pressuriza com hidrogénio.
Cumprimentos
VM
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Intereçanta, se houver alguem que tenha mais alguma informação sobre este assunto é bem vindo.
-
- Velha Guarda
Boa noite,
Para além da refrigeração por hidrogénio estes alternadores também são refrigerados por água desmineralizada, ou seja as barras que constituem as bobines do estator têm no seu interior canais de circulação de água para o seu arrefecimento.
Cumprimentos
VM
Para além da refrigeração por hidrogénio estes alternadores também são refrigerados por água desmineralizada, ou seja as barras que constituem as bobines do estator têm no seu interior canais de circulação de água para o seu arrefecimento.
Cumprimentos
VM