CERTIEL = Problemas
Re: CERTIEL = Problemas
sim isso é verdade fms mas tambem sabes que a certiel muda de leis com quem muda de camisa ...isso é que acho muito mal ..nunca estamos dentro das leis porque elas sao sempre novas ...... 

F.S.MONTEIRO
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
tenho 31 anos e na minha breve estadia neste planeta apenas vi as leis serem alteradas 1 vez!!! Em 2006!!!
Atenção que não estou a defender a Certiel. Estou dependente dela, como todos vocês. Ainda hoje discuti com um colega que fez 3 obras iguais e cada uma delas disse que recebeu critérios diferentes na "vistoria" e que uma delas até reprovou. Bem eu disse-lhe:
1º não acredito
2º não fizeste de certeza a obra exactamete igual
3º não foste muito profissional
Bem ele soltou-me os cães. No fim de 10min de discussão, já me estava a dar razão, nos 3 pontos...
Por isso cuidado, porque por vezes afirmações destas no calor da inpecção, pode azedar a nossa inpecções ou até mesmo na re-inspecção...
Atenção que não estou a defender a Certiel. Estou dependente dela, como todos vocês. Ainda hoje discuti com um colega que fez 3 obras iguais e cada uma delas disse que recebeu critérios diferentes na "vistoria" e que uma delas até reprovou. Bem eu disse-lhe:
1º não acredito
2º não fizeste de certeza a obra exactamete igual
3º não foste muito profissional
Bem ele soltou-me os cães. No fim de 10min de discussão, já me estava a dar razão, nos 3 pontos...
Por isso cuidado, porque por vezes afirmações destas no calor da inpecção, pode azedar a nossa inpecções ou até mesmo na re-inspecção...
nao estou de acordo amigo tenho a certeza que as leis ja foram mudas mais vezes do que 1 só ...nao falo na totalidade ams sim em varias questoes ...terras ...neutro das portinholas ...exemplo -as portinholas antigamente o neutro tinha de ser uma barra de ligaçao fixa ..e agora tem de ser uma barra igual á da terra ...(amovivel ) ..nova lei deles desde 2008 ...
F.S.MONTEIRO
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Boa tarde a todos,
Em minha opinião a CERTIEL tem contribuído para a melhoria dos projectos e da execução das instalações eléctricas, mas tem cometido muitos exageros na execução dessa tarefa talvez por uma necessidade de afirmação.Comparem com as vistorias efectuadas por outras entidades e vejam a diferença de actuação.
As queixas já são tantas, que por isso não tenham a menor dúvida que o governo está a preparar legislação para alterar a situação.
Cumprimentos
VM
Em minha opinião a CERTIEL tem contribuído para a melhoria dos projectos e da execução das instalações eléctricas, mas tem cometido muitos exageros na execução dessa tarefa talvez por uma necessidade de afirmação.Comparem com as vistorias efectuadas por outras entidades e vejam a diferença de actuação.
As queixas já são tantas, que por isso não tenham a menor dúvida que o governo está a preparar legislação para alterar a situação.
Cumprimentos
VM
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 out 2008, 17:00
Sendo a instalação eléctrica uma das especialidade num processo global de construção de um qualquer edifício, porque não tratá-la como qualquer outra especialidade.
Se nos projectos de estruturas, águas e saneamento, acústico, térmico, etc., basta o projecto com o termo do eng. Civil para garantir que está conforme, sendo este o único responsável pelo acompanhamento e certificação da obra executada, porque não fazer o mesmo com a electricidade. Penso que o projecto de estruturas/estabilidade do edifício é de maior responsabilidade e envolve maior risco que o projecto de electricidade e no entanto é o técnico/projectista que assume todo o processo sem Certieis ou equiparadas.
Sabe-se que a Certiel se apoiou na sua congenere Francesa Consuel para actuar em Portugal, mas eu vivi em França e a actuação da entidade Francesa não se assemelha nem de longe à da Certiel, é uma entidade mais preocupada com o esclarecimento e a pedagogia do que com o prazer da reprovação, nunca ou raramente essa entidade reprova uma instalação.
Se nos projectos de estruturas, águas e saneamento, acústico, térmico, etc., basta o projecto com o termo do eng. Civil para garantir que está conforme, sendo este o único responsável pelo acompanhamento e certificação da obra executada, porque não fazer o mesmo com a electricidade. Penso que o projecto de estruturas/estabilidade do edifício é de maior responsabilidade e envolve maior risco que o projecto de electricidade e no entanto é o técnico/projectista que assume todo o processo sem Certieis ou equiparadas.
Sabe-se que a Certiel se apoiou na sua congenere Francesa Consuel para actuar em Portugal, mas eu vivi em França e a actuação da entidade Francesa não se assemelha nem de longe à da Certiel, é uma entidade mais preocupada com o esclarecimento e a pedagogia do que com o prazer da reprovação, nunca ou raramente essa entidade reprova uma instalação.
estou de acordo com voçe mesmo ...eles tem prazer em reprovar as instalaçoes !!!!!licinio.teixeira Escreveu: a actuação da entidade Francesa não se assemelha nem de longe à da Certiel, é uma entidade mais preocupada com o esclarecimento e a pedagogia do que com o prazer da reprovação, nunca ou raramente essa entidade reprova uma instalação.
F.S.MONTEIRO
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Já enviei vários projectos para a CERTIEL e claro como aqui já foi referido, enviaram uma folha com pontos para corrigir, depois de corrigir esses pontos os projectos tem sido aprovados, mas isto aconteceu derivado à alteração da legislação. Legislação esta RTIEBT que está bastante complicada de consultar, para tirar duvidas temos de folhear quase as Regras todas, vamos para uma secção depois mandanos ir ver o artigo xpto depois deste vamos ler outro, se para nós é complicado para os individuos da CERTIEL também o é.
Por isso todas as correcções aos projectos vem mensionado o respéctivo artigo, caso isso não aconteça serão logo questionados.
Aconselho quando nas inspecções ou análise de projectos, peçam para mensionar a respectiva legislação e os artigos correspondentes.
Cumprimentos
Por isso todas as correcções aos projectos vem mensionado o respéctivo artigo, caso isso não aconteça serão logo questionados.
Aconselho quando nas inspecções ou análise de projectos, peçam para mensionar a respectiva legislação e os artigos correspondentes.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
-
- Curioso
- Registado: 24 mar 2010, 11:22
Na opinião, nas vistorias que tive com a certiel/DGE a dualidade de critérios é enorme. Os engenheiros da DGE estão vocacionados em garantir a segurança da instalação e suas melhorias enquanto os inspectores da Certiel estão vocacionados em encontrar os defeitos das instalações electricas. Basicamente, os engenheiros da DGE verificam os quadros electricos (disjuntores e diferenciais)e as redes de terras do edificio enquanto os inspectores da Certiel verificam os pormenores que não afectam a segurança da instalação mas sim as regras de boa execução das instalações electricas.
Atentamente,
telmo maciel
Atentamente,
telmo maciel
fms Escreveu:Apesar de alguns excessos na análise de projectos e em algumas certificações, a criação da Certiel marcou uma evolução enorme na qualidade das instalações eléctricas em Portugal.
Quem é mais novo não chegou a ter contacto com as "vistorias" da EDP, e aí sim, com as máfias e teias de interesses que giravam em torno da EDP, e em que os "padrinhos" faziam parte do quadros da mesma, e que graças a deus (quase) acabaram.
Sei que muitos gostariam que fosse como no ITED, em que já nem há certificações, mas isso seria entregar de vez o mercado aos irresponsáveis, aldrabões, e chicos espertos que por aí andam...
correcto....o problema e o abuso da autoridade....da parte da certiel....ja nao interresa o bem feito mas sim oreprovado