Sendo eu um novo membro neste fórum aproveito para vos cumprimentar a todos.

Tenho uma dúvida em relação à instalação de um pára raios. Estou hà pouco tempo a trabalhar para uma empresa de fiscalização e tenho um problema para resolver. Estou a fiscalizar uma obra que consiste na remodelação de um prédio de 16 andares no centro de lisboa e temos em projecto que a passagem da fita do pára raios para a terra pelo exterior. Acontece que o dono de obra perguntou se é possível essa passagem pelo interior do edifício de modo a não influenciar a estética do edifício. O projectista não concorda pelo que não autoriza e o meu papel é tentar convencê-lo.

O empreiteiro há uns tempos atrás enviou ao projectista uma norma que autoriza essa passagem que é:
A norma Portuguesa que aborda a montagem de pára-raios ionizantes é a NP4426. Neste caso esta norma determina que a baixada pode ser interior desde que possua o maior afastamente possivel de condutores activos regra geral nunca menos de 1m. Paralelamente deve ser entubada em material não inflamavel com secção minima de 2000mm2 (diametro 50mm).
Esta norma recomenda também que que o condutor seja um varão de cobre estanhado com secção minima de 50mm2.
O valor de terra máximo admissivel são 10, logo o valor existente está conforme a NP4426.
Gostava que me esclarecessem pois estou a ser apertado como é habitual nas obras.. É sempre tudo para ontem como já devem estar habituados.

Agradeço desde já a atenção por vós dispensada.
Melhores cumprimentos