Boas tardes,
Resumidamente este é o meu dilema:
Em construçoes metalicas "temporarias" ( algumas mais temporarias que outras ) uma das não conformidades apresentadas pela Certiel é a utilização de cabo flexivel nas instalaçoes electricas. Ora investiguei um pouco e fiquei a saber que até agora temos usado condutores flexiveis de classe 5, os quais não são aceites na inspecção. Encontrei no entanto na tabela de codificaçao simbolica de cabos segundo HD 361-S3 um outro tipo de cabo de classificação K em vez de F ( o cabo que referi acima ) e que é descrito como cabo fléxivel para instalação fixa. Pergunta: Qual a diferença de um para outro tipo e será que a certiel permite a utilização deste tipo de cabo acabando de vez com os problemas na inspecção?
Obrigado
Não conformidade: flexivel vs rigido.
Re: Não conformidade: flexivel vs rigido.
Olá Boa Tarde,
No meu entender nenhuma.
Comigo a Certiel aplicou uma não conformidade pelo facto de no projecto aparecerem cabos FXG e a inscrição no plástico dos cabos ser RZ1-K.
A situação ficou resolvida apresentanso o certificado de conformidade!
No meu entender nenhuma.
Comigo a Certiel aplicou uma não conformidade pelo facto de no projecto aparecerem cabos FXG e a inscrição no plástico dos cabos ser RZ1-K.
A situação ficou resolvida apresentanso o certificado de conformidade!
Cumprimentos,
Carla Oliveira
Carla Oliveira
- hugopereira
- Curioso
- Registado: 24 mar 2008, 18:29
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Não conformidade: flexivel vs rigido.
Boas,
Os fabricantes dizem que F são condutores flexíveis (ex: extensões), e K são flexíveis para instalações fixas.
Espero ajudar.
Hugo
Os fabricantes dizem que F são condutores flexíveis (ex: extensões), e K são flexíveis para instalações fixas.
Espero ajudar.
Hugo
- Anexos
-
- get_file.pdf
- (238.74 KiB) Transferido 142 vezes
-
- 2. Quadros de Designacoes Tecnicas[1].pdf
- (1.06 MiB) Transferido 161 vezes
Abraços
Hugo Pereira
Hugo Pereira