Protecção a sobratensao accidental

Responder
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Protecção a sobratensao accidental

Mensagem por daniel_c »

Boas,
ontem encontrei-me numa situaçao invulgar, com 2 fazes na inst electrica da minha casa, resultando varios transformadores alimentadores 220/12 V queimados : modem internet, disco externo multimedia, colunas, mais alimentador impresora, meobox e dvd.

Imagem

Avaria foi no quadro el que este fora, antes de contador, o neutro da entrada estava fazer mal contacto na uniao com o meu neutro e do vizinho de cima e entao voltava a faze do vizinho no meu neutro conforme com explicaçao dos tecnicos edp que remediaram a avaria.

Imagem

Gostaria de saber se ha uma protecçao para montar no meu quadro el para evitar estas situaçoes despendiosas.
Aqui tem uma foto com o meu quadro el:

Imagem

Obrigado pela atençao.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Protecção a sobratensao accidental

Mensagem por Mário »

Boas

Quem é que verificou a tensão fora dos parâmetros, tu ou o funcionário da EDP? é que se foi o da edp, tens que ter a identificação dele para poderes provar no relatório que foi defeito do fornecimento da rede.

Se no relatório constar que o defeito foi a falta de neutro, e por retorno a tensão estava fora dos parâmetros normais, a edp acciona o seguro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
daniel_c
Curioso
Curioso

Mensagem por daniel_c »

Mário Escreveu:Boas

Quem é que verificou a tensão fora dos parâmetros, tu ou o funcionário da EDP? é que se foi o da edp, tens que ter a identificação dele para poderes provar no relatório que foi defeito do fornecimento da rede.

Se no relatório constar que o defeito foi a falta de neutro, e por retorno a tensão estava fora dos parâmetros normais, a edp acciona o seguro.

Cump.
Mário
fui eu a verificar, quando chegaram os tecnicos edp voltou tudo a normal, nao sei o que e que vao escrever eles no relatorio, estou preocupado em achar uma soluçao para proteger a minha inst electrica de avarias de este genero, agradeço se puder me dar uma idea neste sentido
luzinhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 17:05

Mensagem por luzinhas »

A instalação é trifásica, os circuitos saem do quadro com vários condutores de fase no mesmo tubo para um único neutro (circuitos trifasádos) uma vez que faltou o neutro, os equipamentos foram percurridos por uma tensão composta.

Este tipo de distribuição era muito frequente e errado quando alimentam equipamentos monofásicos.

A que se deveu o desaperto do neutro?
daniel_c
Curioso
Curioso

Mensagem por daniel_c »

luzinhas Escreveu:A instalação é trifásica, os circuitos saem do quadro com vários condutores de fase no mesmo tubo para um único neutro (circuitos trifasádos) uma vez que faltou o neutro, os equipamentos foram percurridos por uma tensão composta.

Este tipo de distribuição era muito frequente e errado quando alimentam equipamentos monofásicos.

A que se deveu o desaperto do neutro?
sim, a inst e trifasica ate aquele ponto, estamos a falar de um bloco de apartamentos, depois continua monofasico para o meu contador,
A que se deveu o desaperto do neutro? boa pergunta, falta de manutençao, cansaço? tal quadro esta fechado a chave, so os tecnicos edp tem a chave
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

neste caso, a responsabilidade é da EDP, o defeito foi aconteceu na "rede" deles,
Mas como sempre é dificil (mas nao impossivel) provara a razão do nosso lado (o colega Mário fez questões melindrosas, por isso mesmo)
Proposta: chamar um técnico para verificar a sua instalação, porque pelas foto a instalação parece estar desprotegida (além das sobretensões...) contra contactos indirectos. Está a faltar um aparelho diferencial, acho que a sua preocupação deve incidir nisso, antes de proteger contra as sobretensões.
daniel_c
Curioso
Curioso

Mensagem por daniel_c »

nelmindo Escreveu:neste caso, a responsabilidade é da EDP, o defeito foi aconteceu na "rede" deles,
Mas como sempre é dificil (mas nao impossivel) provara a razão do nosso lado (o colega Mário fez questões melindrosas, por isso mesmo)
Proposta: chamar um técnico para verificar a sua instalação, porque pelas foto a instalação parece estar desprotegida (além das sobretensões...) contra contactos indirectos. Está a faltar um aparelho diferencial, acho que a sua preocupação deve incidir nisso, antes de proteger contra as sobretensões.
Obrigado por responder, conheço as falhas na inst el da minha casa, tenho em conta de corigir esta situaçao no futuro proximo, quando quero trocar toda inst el da casa, mas como se ve nas fotografias, nos anos ´80, quando foi construido o predio esta nao era considerada uma falta.
Por outro lado ainda nao estou esclarecido qual e a soluçao de proteger a aparelhagem de sobetençao accidental, por concreto ter 2 fazes na tomada.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que o regulamento de 74 já falava de se ter diferencial, e que as instalações teriam que ser actualizadas pelo menos 10% por ano (isto em prédios) para que 10 Anos após a entrada em vigor do regulamento, todas as instalações estivessem de acordo das normas (ninguém fiz nada, creio eu).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
daniel_c
Curioso
Curioso

Mensagem por daniel_c »

Boas
Se alguem sabe alguma coisa sobre uma soluçao de proteger a aparelhagem de sobetençao accidental, por concreto ter 2 fazes na tomada e favor dizer, porque quero por a inst el em condiçoes e me falta uma soluçao por este problema.
Obrigado
sikora
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jun 2009, 16:35

Mensagem por sikora »

daniel_c Escreveu:Boas
Se alguem sabe alguma coisa sobre uma soluçao de proteger a aparelhagem de sobetençao accidental, por concreto ter 2 fazes na tomada e favor dizer, porque quero por a inst el em condiçoes e me falta uma soluçao por este problema.
Obrigado
Fala com um (bom) electricista sobre isto (especial atenção às terras) :

http://www.schneider-electric.com/sites ... ick_pf.xml#

Com mais sumo:

http://www.electrical-installation.schn ... surges.pdf

Assim à primeira vista um Domae Quick PF deve resolver o problema...

Cumps,

Sikora
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

Nas instalações trifasadas não há falta de segurança, o que há é a impossibilidade de serem alimentadas em monofásico.

Claro que a EDP hoje em dia quer é vender energia e, nem sequer é pessoal deles que vai instalar os contadores,

portanto o que está a acontecer é que estão a ser instalados contadores mono sem olhar à instalação existente.

De qualquer modo o problema posto refere-se a uma coluna montante, que como é evidente é trifasada.

O problema deste neutro surgiu porque não foi cumprido o estipulado no RSIUEE Art. 122º, em vigor ao tempo da execução

da referida instalação, que diz entre outras coisas:

Art. 122º- Ligadores

"Para secções nominais não contíguas e superiores a 4mm2, cada condutor deverá ser apertado por dispositivo de aperto independente."

Daí terem existido no mercado os chamados ligadores de caixa de coluna.

Aqui temos um exêmplo do motivo pelo qual existem regulamentos.

Quanto à responsabilidade, segundo opiniões referidas neste forum, a coluna montante é de responsabilidade da EDP, e foi esta entidade que, ao

tempo, aprovou esta instalação que, como se vê, não devia ter sido aprovada nunca.

No que diz respeito à falta de diferencial no quadro, este à epoca não era obrigatório devido à instalação pela EDP de um ACE diferencial.

Ao mesmo tempo, se repararem, o quadro também não possui interruptor de corte geral. Esta solução era permitida pelo facto de o ACE estar junto ao

quadro.

Para terminar, a protecção a instalar só pode ser um descarregador de sobretensões que faça disparar o ACE.

Cump.

ohmico
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”