Meter o fio no tubo!

Responder
jmichelx
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2009, 19:04

Meter o fio no tubo!

Mensagem por jmichelx »

Olá! Parece fácil, as estou com dificuldade em conseguir meter o fio eléctrico (fase neutro e terra) na canalização que já está instalada... A guia que puxa o fio muitas vezes acaba por partir e volta tudo ao principio... há algum produto que se possa por para que os fios "deslizem" mais depressa? Obrigado.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Meter o fio no tubo!

Mensagem por LinceS@T »

Existe um gel próprio para esse efeito, ou então utiliza pó de talco, antigamente utilizava-se sabão azul.

cumps
Saber não ocupa espaço.
alexandremiguel
Curioso
Curioso
Registado: 11 abr 2008, 19:32
Been thanked: 1 time

Mensagem por alexandremiguel »

poderas usar vaselina
Alexandre Miguel
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Amigo qualquer produto aqui referido é bom mas aconselho a comprar uma guia para puxar o fio em condições!
Claro
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Claro »

jmichelx Escreveu:Olá! Parece fácil, as estou com dificuldade em conseguir meter o fio eléctrico (fase neutro e terra) na canalização que já está instalada... A guia que puxa o fio muitas vezes acaba por partir e volta tudo ao principio... há algum produto que se possa por para que os fios "deslizem" mais depressa? Obrigado.

Caro amigo passa uma guia e volta a tirar a guia, mas com um fio de 4 mm agarrado à guia.
Depois utiliza o fio de 4mm como guia. Se mesmo assim tiveres alguma dificuldade utiliza tambem vaselina.
redes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 jan 2010, 10:34

Mensagem por redes »

Boas,

Eu acho que o fio de 4 mm não ajuda, pois com alguns "puxões" ele vai partir. O material que usas para deslizar melhor têm de ser apropriado, nas lojas já encontras bons produtos ou até na Wurth, pois na altura pode ajudar mas depois alguns podem danificar o isolamento e ou criar um obstáculo para mais tarde voltar a ter de substituir os condutores.
Solução com um bom produto para ajudar, tens de unir os fios na guia e fazer o mínimo "cabeça" possível. Eu enrolo por exemplo o fio verde/amarelo no azul que depois enrola no preto.
Espero que ajude.

Hugo
Anexos
exemplo.pdf
Exemplo um pouco primitivo, mas se queres posso arranjar fotos.
(2.18 KiB) Transferido 263 vezes
electron
Curioso
Curioso
Registado: 22 jan 2009, 01:36
Been thanked: 2 times

Mensagem por electron »

e depois obviamente alguem para ajudar a endireitar os fios e empurar :mrgreen:
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

em casos desesperados de colegas meus...fiz o seguinte....

usar uma guia resistante e de diametro aconselhavel... enquanto esta enrrolada aplicar abundantemente WD40 mas com fartura :lol:

depois aplicar gel passa cabos com abundançia na entrada do tubo em questão....
deve estar uma pessoa a endereitar os cabos e a ajudar a inserção no tubo...e deverá funçionar....

se mesmo depois disto tudo não resultar....então vamos á solução radical ....lol

1º-ter um bom aspirador...daqueles que se usam nas obras para quem é limpinho...lol
2º-retirar qualquer fio ou guia que se encontre no tubo em questão....~
3º-ter um fio de nylon á mão de resistençia adequada
4º-pegar no fio de nylon e num poco de plastico/uspuma polieretano etc e fazer uma pequena bola na ponta do fio que caiba no tubo
5º-ligar o aspirador no outro extremo do tubo de forma estanque para poder aspirar o fio com a bola..

6º-repetir o descrito no eniçio....aplicar WD40 etc.........enfiar e se não for assim, então temos um problema grave ....lol
travisco
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 16:47

Mensagem por travisco »

Olá.

Exprimenta a passares dois fios primeiro e depois um destes fazer de guia para os outros dois.

Vai que consegues.
travisco
sergionabais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 nov 2009, 16:28

Mensagem por sergionabais »

passa a guia (uma guia boa) depois prende os fios , poes fita isoladora e bastante vaselina á medida que vais enfiando vai pondo mais vaselina, com calma isso vai :D
EDUARDOMARTINS
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2008, 11:11

Mensagem por EDUARDOMARTINS »

Saudações electricas.... eu utilizo deslizante yelow e por norma levo sempre o compressor para as obras e antes de fazer qualquer enfiamento sopro a tubagem toda e algum mais dificil de enfiar coloco deslizante dentro de um tubo de plasico de 16mm depois enfio esse tubo dentro do de 20 e sopro com o compressor ,com uma pressão aproximada de 6Kg o deslizante vai-se espalhar pelo tubo onde pretendemos fazer o enfiamento o que torna o enfiamento muinto mais facil e sem danificar os fios .
Exprimenta e logo vês se resulta .
carlos fernandes
Curioso
Curioso
Registado: 28 jan 2010, 09:29

Mensagem por carlos fernandes »

Boas , caros colegas electricistas.
Cá esta mais um problema!!! para ajudar temos de ser unidos uns aos outros.
Mas caros colegas, estaremos para aki a dar boas soluções???
O problema, sera mesmo de um bom produto para deslizar os fios???
jmichelx, podera as vezes ser um tubo quebrado, numa curva de subida para parede k teria ficado esmagado, penso eu. porke para rebentar assim com guias devera ser isso.
Ou tambem acontecer, como me aconteceu numa obra k fui acabar(nao é meu costume, mas o cliente k me pediu nao poderia dizer NÃO), tinha um circuito de comutaçao de lampada k numa emenda nao sei como!!! ficou mal encaixada, só pelas pontas e passava a guia e depois os fios , nao passavam. Eu utilizo o gel k á vender em armazens de electricidade e resolvo bem esses problemas k me aparecem de x em kuando. Nos tempos de minha aprendizagem com meus tios era sabao azul ou liquido da loiça misturado com um pouco de agua.
Espero ter ajudado na resoluçao destre problema
continuação de boas faíscas :D :lol:
n.faria
Curioso
Curioso
Registado: 02 fev 2010, 10:04

Mensagem por n.faria »

Pelo que sei, penso que é mais importante quem está a "ajeitar" ou a empurrar os fios/cabos na ponta do tubo do que propriamente fazer força a puxar.

Eu sempre que preciso tento fazer a cabeça (união entre a guia e os fios a enfiar) o mais justa possível, se seguida passo fita isoladora bem apertada e, se necessário, um gel passa-fios. Na falta do gel pode-se usar vaselina ou em desespero de causa detergente da loiça ou sabão.

Um português desenrasca-se sempre!
NF (Eng.º Téc. Electrotécnico)
Electricidade, Telecomunicações, Solar Térmico
sergionabais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 nov 2009, 16:28

Mensagem por sergionabais »

quando há tubos vincados o meu melhor amigo é o maçarico, aqueço a bola e já esta é simples. só mais uma dica para o ppl electrico . :lol: :lol:
sousap
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mar 2016, 15:08

Mensagem por sousap »

se mesmo depois disto tudo não resultar....então vamos á solução radical ....lol

1º-ter um bom aspirador...daqueles que se usam nas obras para quem é limpinho...lol
2º-retirar qualquer fio ou guia que se encontre no tubo em questão....~
3º-ter um fio de nylon á mão de resistençia adequada
4º-pegar no fio de nylon e num poco de plastico/uspuma polieretano etc e fazer uma pequena bola na ponta do fio que caiba no tubo
5º-ligar o aspirador no outro extremo do tubo de forma estanque para poder aspirar o fio com a bola..

6º-repetir o descrito no eniçio....aplicar WD40 etc.........enfiar e se não for assim, então temos um problema grave ....lol
eu nem a guia consegui passar, depois de ler esta sugestão resolvi o problema em 5 minutos
espectáculo, obg
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”