Dúvida sobre ANTENAS

Responder
msr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 mar 2009, 00:33
Been thanked: 1 time

Dúvida sobre ANTENAS

Mensagem por msr »

Olá,

Gostava que me tirassem uma dúvida sobre antenas.
A frequencias altas, como é o caso das antenas, a passagem de corrente cria um campo magnético que por sua vez cria um eléctrico e daí a radiação de campos electromagnéticos. Certo?

1º Considera-se a antena um circuito aberto? É percorrida por corrente que é reflectida nos topos da antena e anda ali sempre "para trás e para a frente"?
2º Se é percorrida por correntes (que criam os campos) porque é que se eu tocar numa não apanho choque? A corrente não deveria fluir sobre mim? Ou flui mesmo mas é tão pequena que não se sente?

Desculpem-me a nabice das perguntas, mas às vezes são estas perguntas mais simples que nos põem a pensar.

Obrigado e já agora, bom ano!
tonecas.1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 dez 2009, 21:25

Re: Dúvida sobre ANTENAS

Mensagem por tonecas.1 »

Boas.

Eu não tenho dados para responder a isso, mas uma coisa eu sei...a corrente deve ser micro, porque se fosse o suficiente para provocar um choque eléctrico teriamos todos energia eléctrica à borla em nossas casas :)

Abraço.
mancarra1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jan 2010, 16:25

Mensagem por mancarra1 »

msr Escreveu:Olá,

Gostava que me tirassem uma dúvida sobre antenas.
A frequencias altas, como é o caso das antenas, a passagem de corrente cria um campo magnético que por sua vez cria um eléctrico e daí a radiação de campos electromagnéticos. Certo?
Errado é precisamente o contrário. O campo electrico é que cria um campo magnético.

1º Considera-se a antena um circuito aberto? É percorrida por corrente que é reflectida nos topos da antena e anda ali sempre "para trás e para a frente"?
Grosso modo o campo magnético passa pela antena e continua o seu caminho. a função da mesma será receber uma percentagem desse mesmo sinal amplificá-lo e entregrar o mesmo ao receptor
2º Se é percorrida por correntes (que criam os campos) porque é que se eu tocar numa não apanho choque? A corrente não deveria fluir sobre mim? Ou flui mesmo mas é tão pequena que não se sente?
Como explicado não é corrente e sim campos electromagnéticos, senão não poderia usar o telemóvel pois iria também apanhar "um choque"

Desculpem-me a nabice das perguntas, mas às vezes são estas perguntas mais simples que nos põem a pensar.

Obrigado e já agora, bom ano!
msr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 mar 2009, 00:33
Been thanked: 1 time

Mensagem por msr »

Mais ninguem?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

não sei se ajuda muito mas um facto que li à tempos (também não sei explicar porquê que acontece desta forma) é que as altas frequências não atravessam o corpo humano para estas terem algum efeito no corpo humano as correntes tinham de ter um valor exageradamente elevado

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”