E porquê ohmico?ohmico Escreveu:jmichelx Escreveu:Já agora, o conjunto dos neutros "protegidos" por um diferencial deve ter um barramento independente do conjunto de neutros "protegido" por outro diferencial diferente?
Cumprimentos.
Boas,
evidentemente... como queria que fosse?
ohmico
Quadro principal e dois secundários
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Quadro principal e dois secundários
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
muito simplesmente por este motivo:
jmichelx Escreveu:
Já agora, o conjunto dos neutros "protegidos" por um diferencial deve ter um barramento independente do conjunto de neutros "protegido" por outro diferencial diferente?
muito simplesmente por este motivo:
jmichelx Escreveu:
Já agora, o conjunto dos neutros "protegidos" por um diferencial deve ter um barramento independente do conjunto de neutros "protegido" por outro diferencial diferente?
-
- Velha Guarda
Resumindo e concluindo...não explicaste nada.
Brilhante, tenho de anotar isto. Quando me pedirem uma explicação, vou dizer o que tinha dito antes.
Brilhante, tenho de anotar isto. Quando me pedirem uma explicação, vou dizer o que tinha dito antes.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
até compreendo a sua pressa em subir na escala das lampadinhas, não compreendo é onde está a dúvida, uma vez que
até sublinhei a parte correspondente à justificação.
Qer que lhe explique o quê? que, tal como se encontra escrito, não pode misturar no mesmo barramento neutros protegidos por diferenciais
independentes?
cump
ohmico
até compreendo a sua pressa em subir na escala das lampadinhas, não compreendo é onde está a dúvida, uma vez que
até sublinhei a parte correspondente à justificação.
Qer que lhe explique o quê? que, tal como se encontra escrito, não pode misturar no mesmo barramento neutros protegidos por diferenciais
independentes?
cump
ohmico
-
- Velha Guarda
Não vou responder porque isto está a descambar. E depois sobra para mim, como é costume. Só digo que, se não sabe, basta dizer que não sabe.
E a minha formação e conhecimentos não se medem por mais ou menos lâmpadas coloridas num fórum da internet (ao contrário de outros, pelos vistos).
E para que não restem dúvidas para ninguém, SÓ EXISTE UM BARRAMENTO DE NEUTRO (ou pelo menos um com este nome).
E a minha formação e conhecimentos não se medem por mais ou menos lâmpadas coloridas num fórum da internet (ao contrário de outros, pelos vistos).
E para que não restem dúvidas para ninguém, SÓ EXISTE UM BARRAMENTO DE NEUTRO (ou pelo menos um com este nome).
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Que nome se dá ao local, onde se ligam diversos neutros num quadro onde exista mais que um diferencial (dado que não podemos ter ligação entre as saidas dos diferenciais) .
Por ex: Um quadro de habitação (mono) um geral (interruptor) 3 diferenciais, e cada diferencial vai alimentar 6 disjuntores, como se chama o local onde se liga os neutros?
Cump.
Mário
Que nome se dá ao local, onde se ligam diversos neutros num quadro onde exista mais que um diferencial (dado que não podemos ter ligação entre as saidas dos diferenciais) .
Por ex: Um quadro de habitação (mono) um geral (interruptor) 3 diferenciais, e cada diferencial vai alimentar 6 disjuntores, como se chama o local onde se liga os neutros?
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 15 jan 2010, 14:33, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas!
Nunca imaginei que esta questão desse tanta polémica... Vamos manter a elevação; Acho, e corrijam se estiver errado, que um diferencial tem uma dupla função. Por um lado detecta corrente entre a fase e a terra de protecção e por outro lado detecta curto-circuito entre a fase e neutro; Assim sendo a minha questão é saber se, num quadro eléctrico com mais do que um diferencial, como se devem ligar os neutros dos circuitos proteidos pelos vários diferenciais? Alguém tem um esquema multifilar de um quadro deste género?
Obrigado.
Nunca imaginei que esta questão desse tanta polémica... Vamos manter a elevação; Acho, e corrijam se estiver errado, que um diferencial tem uma dupla função. Por um lado detecta corrente entre a fase e a terra de protecção e por outro lado detecta curto-circuito entre a fase e neutro; Assim sendo a minha questão é saber se, num quadro eléctrico com mais do que um diferencial, como se devem ligar os neutros dos circuitos proteidos pelos vários diferenciais? Alguém tem um esquema multifilar de um quadro deste género?
Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
Boas jmichelx
"Assim sendo a minha questão é saber se, num quadro eléctrico com mais do que um diferencial, como se devem ligar os neutros dos circuitos protegidos pelos vários diferenciais?"
Tens que por umas barras de "neutro", da seguinte maneira:
Na saída do diferencial vais por o neutro ligado na barra, e da barra vais ligar todos os neutros que estejam no mesmo circuito do diferencial
Se tiveres 3 diferenciais tens que ter 3 barras de cobre onde ligas cada saida de neutro
Cump.
Mário
"Assim sendo a minha questão é saber se, num quadro eléctrico com mais do que um diferencial, como se devem ligar os neutros dos circuitos protegidos pelos vários diferenciais?"
Tens que por umas barras de "neutro", da seguinte maneira:
Na saída do diferencial vais por o neutro ligado na barra, e da barra vais ligar todos os neutros que estejam no mesmo circuito do diferencial
Se tiveres 3 diferenciais tens que ter 3 barras de cobre onde ligas cada saida de neutro
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
Mas uma coisa é certa...não se ligam no barramento de neutro.
O neutro que "sai" do diferencial (interruptor ou disjuntor) pode ligar-se num "pente" (se os disjuntores forem bipolares), numa régua de bornes, num "ligador"...depende do quadro.
Depende. Existem várias maneiras que dependem do quadro em si.jmichelx Escreveu:Boas!
Obrigado.
Mas uma coisa é certa...não se ligam no barramento de neutro.
O neutro que "sai" do diferencial (interruptor ou disjuntor) pode ligar-se num "pente" (se os disjuntores forem bipolares), numa régua de bornes, num "ligador"...depende do quadro.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Se for interruptor diferencial só tem uma função, por fuga de corrente quer seja entre fase-terra ou neutro-terra.jmichelx Escreveu:Boas!
Obrigado.
O Disjuntor diferencial tem três funções, fuga de corrente, sobrecarga, curto-circuito.
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Aqui deixo um exemplo meramente exemplificativo de um quadro em multifilar.
Cumprimentos
Cumprimentos
- Anexos
-
- quadro.JPG (80.48 KiB) Visto 1467 vezes
Saber não ocupa espaço.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Umas imagens
Cump.
Mário
Umas imagens
Cump.
Mário
- Anexos
-
- P1030065.JPG
- (1.38 MiB) Transferido 42 vezes
-
- P1030066.JPG
- (1.27 MiB) Transferido 42 vezes