Olá a todos,
Será que alguém me pode dar umas dicas como é que posso dimensionar quadros eléctricos de um edifício de escritórios, pois estou aqui ás voltas se uso coeficiente de simultaneidade, ou não, e como o fazer pois ja li algo e fiquei ainda mais confuso.
Calculo de potencia a considerar para dimensionar quadro
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 dez 2009, 10:58
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Calculo de potencia a considerar para dimensionar quadro
eu também estive com o mesmo dilema e acabei por não considerar nenhum coeficiente de simultaneidade.. como deve saber não existe nenhuma referencia a escritorios para os CS.. liguei para a certiel e disseram me que se usar tenho que fudamentar muito bem o porque de usar CS.
no meu caso o edificio esta fraccionado logo um QE para cada sala e optei por atribuir uma potencia 6.9 para cada um e prontos.
abraço João SIlva
no meu caso o edificio esta fraccionado logo um QE para cada sala e optei por atribuir uma potencia 6.9 para cada um e prontos.
abraço João SIlva
Última edição por eng_jersilva em 14 jan 2010, 14:42, editado 1 vez no total.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Por norma o factor de simultaneidade no dimensionamento do quadro de colunas, é referente apenas aos locais destinados a habitação, contudo se optar por os usar, nunca devem ser inferiores aos presentes no quadro 803A das RTIEBT
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
aconselho a utilizar os CS apresentados nas RTIEBT apenas nos edifícios de habitação, caso contrário não utilizar nenhum coeficiente, a não ser que se conheça muito bem a utilização do espaço e se considere o pior caso de equipamentos simultaneamente ligados para chegar à maior potência, mas isto não é aplicando CS mas sim somando todas as potências sucesptiveis de estarem ligadas simultaneamente
espero ter ajudado
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
espero ter ajudado
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa