Aterramento junto com Neutro

Responder
teo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 dez 2009, 14:04
Contacto:

Aterramento junto com Neutro

Mensagem por teo »

Olá pessoal,

Tenho uma duvida quanto a instalação do terra, eu me mudei para uma casa aonde existe a instalação de um aterramento, aparentemente normal, tudo funcionando, porem eu analisei a instalação e tem alguma coisa q achei estranho, e queria tirar a duvida com voces se isso é correto ou não!
Antes do medidor de energia existe um disjuntor, pois depois dele é dividido para 3 medidores, no quadro aonde está este disjuntor temos 2 fase (110v cada) e um netro, o terra vem tb para este quadro e ele foi fixado a carcaça do quadro e depois seguiu para um outro quadro, o neutro porem, foi tb fixado a carcaça e seguiu para o quadro dos medidores. Dai em diante o terra e o neutro seguem caminhos separados mas a duvida é, esta correto o neutro e fase estar entreligados desta forma? pois como os 2 estao fixados a carcaça do quadro é praticamente a mesma coisa q ligar um no outro. Eu não sei se isso é recomendado pois o Neutro de certa forma tb é um terra correto? eu estava pensando em tirar o neutro da carcaça do quadro aonde ja esta o terra e fazer com q o neutro siga direto para o quadro de medição.

Não sei se ficou claro a situação, mas caso precisem de mais informações me avise e tento esclarecer mais...

Abraço.
Marcel M. Cunha
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Aterramento junto com Neutro

Mensagem por nelmindo »

Desconhecendo a tipologia aí no Brasil, pelo que descreve é uma rede com tipologia TN-C-S
http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_(ele ... terramento
teo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por teo »

Nem sabia desses esquemas, interessante saber...

Pelo que está escrito neste site a tipologia aqui é TN-S, porque o unico ponto em q o terra está conectado ao neutro é na entrada, o neutro vem de fora da residencia, o terra é aterrado na residencia e eles se encontram logo na entrada depois eles seguem por caminhos diferentes pela residencia.

Minha duvida era se isso era correto ou não, pois eu pensava q neutro era uma coisa e terra era outro portanto eu imaginava q eles não poderiam ser conectados um ao outro, ai em portugal é assim tambem?

Outra coisa, existe alguma forma de medir se o aterramento está correto?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

é em todo lado assim.
Medir só com equipamento próprio (medidor de terras, teluróhmimetro, são os vário nomes que é conhecido)
teo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por teo »

Obrigado Nelmindo,

Vivendo e aprendendo né? pois eu havia aprendido q para metir se o terra está ok tinha que usar um multimetro comum, e medir a fase e o terra, se o valor em volt fosse um numero expecifico (que não me lembro agora) era porque o terra estava ok, se o valor fosse 110v ou 220v é porque estava com alguma coisa errada, mas beleza, pelo q li aqui e pelo q li em outros lugares isso estava tudo errado...

Valeu mesmo nelmindo.

Abraço.
Marcel M. Cunha
Responder

Voltar para “Dúvidas”