motor monofasico

Responder
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 fev 2009, 23:51

motor monofasico

Mensagem por castelo »

Boa tarde.
Como activar o motor monofásico se ixiste só uma linha trifásica (sem neutro).Eu sei, que boa pergunta, más tenho de resolver esta problema. :) Como?
1. Variador
2. Passar cabo novo e alterar quadro electrico
3. ou ????
Peço desculpa pelo meo portugues.
Obrigado.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: motor monofasico

Mensagem por BLima »

Viva,

Um transformador 380/240 não resolve o problema?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Existem várias soluções, dependendo exactamente do que quer.
Como o colega disse pode instalar um transformador. Pode também usar um conversor CA/CA, uma UPS...
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Existem várias soluções, dependendo exactamente do que quer.
Como o colega disse pode instalar um transformador. Pode também usar um conversor CA/CA, uma UPS...
BLima Escreveu:Viva,

Um transformador 380/240 não resolve o problema?

Cumps,
Bruno
Boa noite-
Obrigado pelo resposta. Esquecei-me disser que motor 250 W, tem trabalhar 24 horas por dia sem parar.(uma bomba) UPS-não, transformador... pode ser, mas não ha nenhum lugar para por transformador perto de motor. Quadro eléctrico (gaveta) fica muito longe ~200 mts. Será que transformador aguente distancia em 200 mts.? (cabo 5G2,5 mm)
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Se a potência é de 250W, não será mais simples adquirir um motor trifásico?
Dizes que a gaveta está a 200 metros...gaveta do quê? Isso é um MCC? É uma instalação industrial? Os 200 metros não serão problema desde de que se tenha em conta a queda de tensão. E porquê cabo de 5G2,5...não disseste que não havia neutro?
Acho que tens de explicar melhor para receberes uma resposta adequada.
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

Boa noite.
rainbow Escreveu:Se a potência é de 250W, não será mais simples adquirir um motor trifásico?
E porquê cabo de 5G2,5
Sim. Mais simples adquirir um motor trifásico. Mas problema nem com motor, problema alterar bomba. Já existia bomba com motor ~380/250W.(Para isso já existia cabo de 5G2,5 Não sei porque 2,5mm :D ) Mas a bomba (mesmo bomba) faz muito pressão e para baixar pressão tenho mudar a bomba. E assim. Uma nova bomba que eu tenho - motor monofásico! :D .Não poço trocar motor só, tenho trocar todo completo (motor+bomba) :(
rainbow Escreveu:não disseste que não havia neutro?
Já diz. È minha primeira pergunta
castelo Escreveu: Como activar o motor monofásico se ixiste só uma linha trifásica (sem neutro).
rainbow Escreveu:Isso é um MCC? É uma instalação industrial?
Sim- MCC. Sim- uma instalação industrial. Uma fabrica do papel.(Parte químico)
Difícil explicar :) , faz mais perguntas
Obrigado
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Se a potência é de 250W, não será mais simples adquirir um motor trifásico?
E verdade :D . Mais simples comprar uma bomba como deve ser. Mas no armazém já existia bomba completo... e agora tenho desenrascar qualquer maneira. No final motor pode ter ficar sem protecção? Porque na gaveta (QE ou MCC) todo instalado em trifásico.
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

E outra pergunta. Contactor tem uma protecção térmico. Se poço chantar 3 fases? Ou...?
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

rainbow Escreveu: Acho que tens de explicar melhor para receberes uma resposta adequada.
Não sou portugues. Sou russo. Para isso um cadinho complicado, mas tenho de tentar :D
Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas castelo
castelo Escreveu:
rainbow Escreveu: Acho que tens de explicar melhor para receberes uma resposta adequada.
Não sou português. Sou russo. Para isso um cadinho complicado, mas tenho de tentar :D
Obrigado
1º Para quem está no fórum quase 12 meses, já podias ter preenchido perfil "profile" e já se sabia que não eras da língua lusitana.

2º Se a bomba tem excesso de pressão creio que se pode resolver, qual a marca e tipo de bomba e pressão de funcionamento, a quantos metros aspira e altura manométrica.

3º Se tens cabo de 5 condutores de 2,5mm2, tens o problema resolvido. Deves de ter na gaveta neutro, e se não tens é pôr, mas podes ter transformador que resolve o teu problema.

4º Já pensastes num variador? para baixar a pressão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
castelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por castelo »

Mário Escreveu:Boas castelo

3º Se tens cabo de 5 condutores de 2,5mm2, tens o problema resolvido. Deves de ter na gaveta neutro, e se não tens é pôr, mas podes ter transformador que resolve o teu problema.

4º Já pensastes num variador? para baixar a pressão.

Cump.
Mário
Boa tarde Mário

1. Na gaveta não existe neutro. Transformador resolve uma problema só ~380/~220. Mas parece que motor não fica bem protegido. E outra coisa- dá mais trabalho (Transformador, mudança motor+bomba, alterar apoio de bomba, etc...).

2. Amanhã experimento com variador, fica mais estético, mais moderno :D e dá menos trabalho. Acho eu.

Obrigado pelo ajuda
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”