Quadro principal e dois secundários

Responder
jmichelx
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2009, 19:04

Quadro principal e dois secundários

Mensagem por jmichelx »

:D Olá a todos e obrigado pelas respostas!

Então é assim, tenho dúvida nas protecções a colocar. >Eu quero um contador monofásico e a casa tem um quadro principal com circuitos de iluminação, tomadas, etc. deste quadro saem dois cabos; um para a lavandaria e outro para o 1º andar neste tenho duas banheiras de hidromassagem que levarão diferenciais de banheira. Em termos de protecções estava a pensar por um disjuntor diferencial 63A 300mA no quadro principal. A dúvida é o que ponho à saída e à chegada dos cabos que saaem do quadro principal... Será necessário por diferenciais à chegada de cada quadro secundário?

Cumprimentos.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Re: Quadro principal e dois secundários

Mensagem por LinceS@T »

No quadro principal colocas disjuntores de protecção ao cabo, e nos quadros parciais colocas entao o interruptor diferencial a seguir a este então colocas os disjuntores de protecção para cada circuito, esta solução é mais barata do que colocares disjuntores diferenciais.

No quadro principal colocas outro interruptor diferencial só para para os circuitos de alimentação de tomadas e iluminação não te esqueças de proteger estes circuitos com disjuntores.

Esta solução aplica-se, se os quadros forem de classe II de isolamento.

cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
jmichelx
Curioso
Curioso

Mensagem por jmichelx »

:( Obrigado pela resposta, mas ainda não percebi o porquê de ter que por diferenciais nos quadros secundários... Se no quadro principal puser por exemplo o tal de 63A 300mA como geral, ao por tb nos secundários por exemplo um de 25A 300mA e o outro de 32A 300mA, estarei a repetir as sensibilidades...

Não bastaria por apenas disjuntores nos quadros secundários?

Obrigado e cumprimentos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas jmichelx

E quando houver uma disparo , causado por um incidente num quarto queres tudo às escuras? Ok, deixa só um, mas as casas de banho têm que ter um em exclusivo de 30ma.

Podes por no geral de 300 e nos parciais 150.

Pois, não é de 150, mas de 100

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 08 jan 2010, 10:02, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Acho que todas as tomadas tem de levar diferencial de 30mA. E acho que não existem de 150mA.
A quem colocou o post inicial...não poupes nos diferenciais hoje, para mais tarde te arrependeres.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

bom dia, o Dif de 30mA é obrigatório em WC, para tomadas pode ser usado Dif 300mA.

a quem opte por colcar um DIF de 30mA a cabeça do quadro principal e fica logo o assunto resolvido, mas não me parece a melhor opção!!!

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Os diferenciais servem essencialmente para proteger as pessoas contra contactos "directos" ou indirectos, por isso quanto mais sensivel à corrente de fuga melhor, eu aconselho a montagem de diferenciais até 30 mA nas Habitações, desta forma ficam muitas questões resolvidas, por exemplo as WC onde é obrigatório que coloquem diferenciais até 30 mA para os circuitos que as servem.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

eng_jersilva Escreveu:bom dia, o Dif de 30mA é obrigatório em WC, para tomadas pode ser usado Dif 300mA.

a quem opte por colcar um DIF de 30mA a cabeça do quadro principal e fica logo o assunto resolvido, mas não me parece a melhor opção!!!

abraço João Silva
Bom dia.

Não consegui encontrar o ponto que queria nas RTIEBT, mas encontrei isto:

"No caso de tomadas de corrente estipulada não superior a 20 A, destinadas a serem utilizadas por pessoas comuns (veja-se 291.3), recomenda-se, como medida complementar de protecção contra contactos directos (veja-se 412.5) a utilização de dispositivos diferenciais de corrente diferencial estipulada não superior a 30 mA."

e isto

"[E] 412.5.1 O emprego de dispositivos diferenciais, de corrente diferencial estipulada não superior a 30 mA, é reconhecido como medida de protecção complementar em caso de falha de outras medidas de protecção contra os contactos directos ou em caso de imprudência dos utilizadores."

Continuo a dizer que para tomadas, a protecção diferencial a adoptar deve ser de 30mA. Qualquer que seja a tomada.
jmichelx
Curioso
Curioso

Mensagem por jmichelx »

Então resumindo, no quadro principal:

- Ponho o diferencial geral da habitação de 63A 300mA; depois ainda no quadro principal ponho:

- Um diferencial de 32A 100mA (existe?) para os disjuntores de tomadas e iluminação desse piso e

- Dois disjuntores não diferenciais para protecção dos cabos que partem para os quadros secundários um de 25A (para a lavandaria) e outro de 32A (para o quadro do 1º andar);

No quadro da lavandaria ponho:

- Um diferencial de 25A 100mA (existe?) para proteger os disjuntores de tomadas e iluminação;

No quadro do 1º andar ponho:

- Um diferencial de 32A 100mA (existe?) para protecção de circuitos de tomadas e iluminação e

- Dois diferenciais de 25A 30mA para protecção das banheiras de hidromassagem.

UFA!!! Concordam?

:D Obrigado!
luzinhas
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 17:05

Mensagem por luzinhas »

Não.
No principal á cabeça coloca um interruptor com In = ou > que a Is, depois alimenta um barramento, após este coloca um diferencial de 300mA para os circuitos alimentados por este quadro, um diferencial de 30mA para alimentação dos circuitos das casas de banho e tomadas exterior, se existirem, + 2 disjuntores de protecção às linhas de alimentação dos QParciais (ambos alimentados do barramento entre o interruptor de corte e a alimentação do dif de 300mA) e neste coloca como corte geral um diferencial de 300mA como corte geral da instalação e disjuntores a proteger os circuitos coloca disjuntores. Caso haja, casas de banho, estes circuitos devem ser protegidos com 30mA.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luzinhas
Curioso
Curioso

Mensagem por luzinhas »

Diferenciais diferentes de 300 e 30mA, para?

Considera necessário, para?

A que preço
jmichelx
Curioso
Curioso

Mensagem por jmichelx »

Pois então devo pôr de 30mA logo à chegada do quadro do 1º andar deste modo as banheiras ficam logo protegidas e também de 30mA logo à chegada no quadro da lavandaria. Além destes ponho tb um de 30mA a proteger os circuitos de iluminação e tomadas do quadro principal.

Tudo isto "pendurado" num de 300mA geral da cassa. Os cabos que saem do quadro principal para os quadros secundários levaram apenas disjuntores.

Concordam?

:) Obrigado!
luzinhas
Curioso
Curioso

Mensagem por luzinhas »

Com 30mA na entrada ou na lavandaria, está sujeito, a que com as somas das pequenas fugas dos equipamentos provoquem com frequencia o disparo do diferencial.
jmichelx
Curioso
Curioso

Mensagem por jmichelx »

Acho que se repetir a sensibilidade de 300mA nos quadros secundários em caso de disparo acabo por não saber onde é o problema... estes deveriam ter uma sensilidade maior do que a sensibilidade posta no diferencial geral... (exceptuando as banheiras que será mesmo de 30mA); ou não?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”