Olá,
Alguem faz ideia qual a norma q refere índices des protecção q está em vigor e q substitui a revogada NP999?
Já agora para um Quadro Geral, situado numa sala propria, só visitada supostamente por pessoal qualificado quais os IP e IK recomendados? IP 30 e IK08??
Cumprimentos
Paula Gaspar
IP e IK para Quadros Eléctricos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: IP e IK para Quadros Eléctricos
Boa tarde.
Os indices IP e IK nada tem a ver com o manuseamento do equipamento por pessoal qualificado ou não qualificado. Estes indices referem-se principalmente aos locais onde esse mesmo equipamento vai ser instalado.
Os indices que indicou parecem suficientes para a instalação do quadro numa sala destinada ao efeito.
Nas RTIEBT poderá encontrar as respostas que procura.
Os indices IP e IK nada tem a ver com o manuseamento do equipamento por pessoal qualificado ou não qualificado. Estes indices referem-se principalmente aos locais onde esse mesmo equipamento vai ser instalado.
Os indices que indicou parecem suficientes para a instalação do quadro numa sala destinada ao efeito.
Nas RTIEBT poderá encontrar as respostas que procura.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
bom dia.
acho um tanto exagerado os valores que apresenta tanto para os IP como para os IK. se estivermos a falar de uma sala "normal" IP20 e IK02 é mais que suficiente. uma vez que corpos solidos dentro de uma sala serão raros e a não ser que queira proteger o QE contra o "vandalismo" IK08 é elevado.
abraço João Silva
acho um tanto exagerado os valores que apresenta tanto para os IP como para os IK. se estivermos a falar de uma sala "normal" IP20 e IK02 é mais que suficiente. uma vez que corpos solidos dentro de uma sala serão raros e a não ser que queira proteger o QE contra o "vandalismo" IK08 é elevado.
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Boa Tarde a todos,
Agradeço as respostas, realmente IK08 parece exagerado, mas no catálogo da Prisma Plus vem IP 31 com porta e IK08 com porta IP30 e é um armário destes ou equivalentes q foi o escolhido
Entretanto encontrei esta informação na página do IEP:
"De que forma posso indicar os índices de protecção dos equipamentos?
Deverá fazer referência em Memória Descritiva aos Códigos IP e IK mínimos dos materiais, equipamentos e quadros eléctricos, segundo as normas NP EN 60529 (IP – [K] [H]) e EN 50102 (IK – [M]), e coerentes com a classificação dos locais quanto às influências externas. Para verificar os índices correctos ver por ex: secções 512.2.4 das RTIEBT quadro 51A(AD); 51A(AE)"
Serão estas normas ( NP EN 60529 (IP – [K] [H]) e EN 50102 (IK – [M])) a substituição da revogada NP999?
Cps
Paula
Agradeço as respostas, realmente IK08 parece exagerado, mas no catálogo da Prisma Plus vem IP 31 com porta e IK08 com porta IP30 e é um armário destes ou equivalentes q foi o escolhido
Entretanto encontrei esta informação na página do IEP:
"De que forma posso indicar os índices de protecção dos equipamentos?
Deverá fazer referência em Memória Descritiva aos Códigos IP e IK mínimos dos materiais, equipamentos e quadros eléctricos, segundo as normas NP EN 60529 (IP – [K] [H]) e EN 50102 (IK – [M]), e coerentes com a classificação dos locais quanto às influências externas. Para verificar os índices correctos ver por ex: secções 512.2.4 das RTIEBT quadro 51A(AD); 51A(AE)"
Serão estas normas ( NP EN 60529 (IP – [K] [H]) e EN 50102 (IK – [M])) a substituição da revogada NP999?
Cps
Paula
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
bom dia, de facto n sei responder pois tb eu tenho andado a procura de quais as normas que viram substituir as que foram revogadas mas até agora não encontrei nada.
abraço João Silva.
abraço João Silva.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Olá,
Na página do IPQ encontram algumas respostas:
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=198
Cumprimentos.
Na página do IPQ encontram algumas respostas:
http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid ... &ncert=198
Cumprimentos.
- Claro
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 10:21
- Agradecimento recebido: 1 vez
PGaspar Escreveu:Olá,
Alguem faz ideia qual a norma q refere índices des protecção q está em vigor e q substitui a revogada NP999?
Já agora para um Quadro Geral, situado numa sala propria, só visitada supostamente por pessoal qualificado quais os IP e IK recomendados? IP 30 e IK08??
Cumprimentos
Paula Gaspar
Olá Paulo, segundo sei a norma IEC 60529 , indica os códigos do IP.