Responsabilidade da EDP
Responsabilidade da EDP
Bons dias.
No dia 31 de dezembro houve uma forte trovoada aqui na aldeia.
Os quadros de várias casas dispararam e houve várias avarias em várias casas.
As avarias foram principalmente em computadores, telefones,routers e modems, televisões.
Sem seguros será que a EDP pode ser responsabilizada pelo reparo destas avarias?
Muito obrigado e bom ano para todos.
No dia 31 de dezembro houve uma forte trovoada aqui na aldeia.
Os quadros de várias casas dispararam e houve várias avarias em várias casas.
As avarias foram principalmente em computadores, telefones,routers e modems, televisões.
Sem seguros será que a EDP pode ser responsabilizada pelo reparo destas avarias?
Muito obrigado e bom ano para todos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Responsabilidade da EDP
Boa tarde.
Não, a EDP não poderá ser responsabilizada por nada nessa situação, com ou sem seguro. Quanto muito, poderá responsabilizar o projectista ou instalador por não prever dispositivos de protecção para essas situações.
Não, a EDP não poderá ser responsabilizada por nada nessa situação, com ou sem seguro. Quanto muito, poderá responsabilizar o projectista ou instalador por não prever dispositivos de protecção para essas situações.
Muito obrigado pela rápida resposta.rainbow Escreveu:Boa tarde.
Mas para quem tem um seguro a companhia paga.
Já agora que dispositivos principalmente para tomadas recomenda.
Estive no site da Hager e eles têm lá vários limitadores de sobretensão.Tanto para corrente como para linhas telefónicas.
Muito obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Boa tarde,
A edp tem um seguro que paga só os danos causados pelas avarias da sua responsabilidade.
As instalações devem ter dispositivos de protecção contra defeitos provocados por intempéries.
Por exemplo: pára-raios, descarregadores de sobretensão, tomadas supressoras de picos. etc.
VM
A edp tem um seguro que paga só os danos causados pelas avarias da sua responsabilidade.
As instalações devem ter dispositivos de protecção contra defeitos provocados por intempéries.
Por exemplo: pára-raios, descarregadores de sobretensão, tomadas supressoras de picos. etc.
VM
Eu com sorte ou não, não tive qualquer problema.vecm1956 Escreveu:Boa tarde,
VM
A única "protecção" que tenho é um diferencial de 300mA.E foi esse apenas que disparou.
Em várias casas dispararam também os disjuntores e até o de potência da EDP.
Mas no meu caso, e até porque aconteceu o mesmo noutras com instalações modernas e certificadas, era suficiente para reclamar os prejuizos à EDP?
Muito obrigado
Bom ano.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
Acha que pode culpar a EDP por haver uma trovoada na sua zona ???
Como o colega disse, o mais aconselhável seria instalar um pára-raios e um descarregador de sobretensões. Ou então, se não está disposto a gastar muito dinheiro, desligar o quadro e aparelhos das tomadas, nessas situações.
Acha que pode culpar a EDP por haver uma trovoada na sua zona ???
Como o colega disse, o mais aconselhável seria instalar um pára-raios e um descarregador de sobretensões. Ou então, se não está disposto a gastar muito dinheiro, desligar o quadro e aparelhos das tomadas, nessas situações.
Mas se o raio "entrar" pela linha da EDP. Ou seja quem provocou o estrago foi a linha da EDP que foi o veiculo para os estragos.
Posso estar a divagar mas é a minha opinião.
Posso estar a divagar mas é a minha opinião.

Bom dia
O raio ou trovoada não entrou em minha casa .
Entrou em quase todas as casas da aldeia que ficaram ,várias, sem luz e com vários aparelhos queimados.
Portanto penso eu, a descarga foi geral.
Uma coisa é o raio cair em cima da minha casa como aconteceu, vi na TV, destruindo mesmo a casa.Outra coisa é uma trovoada na região queimar vários aparelhos em várias casas.
Um abraço.
O raio ou trovoada não entrou em minha casa .
Entrou em quase todas as casas da aldeia que ficaram ,várias, sem luz e com vários aparelhos queimados.
Portanto penso eu, a descarga foi geral.
Uma coisa é o raio cair em cima da minha casa como aconteceu, vi na TV, destruindo mesmo a casa.Outra coisa é uma trovoada na região queimar vários aparelhos em várias casas.
Um abraço.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9 ... enDocument
este caso é um caso especial, mas na sua marioria, a EDP não é obrigada a pagar, devido a motivos de força maior, previstos na Lei (terramotos, tempestades, inundações, trombas de água ou de ar, nevões, raios, vandalismo etc…
este caso é um caso especial, mas na sua marioria, a EDP não é obrigada a pagar, devido a motivos de força maior, previstos na Lei (terramotos, tempestades, inundações, trombas de água ou de ar, nevões, raios, vandalismo etc…
Concordo com o nelmindo, a EDP só é responsável pela avarias provocadas pela sua rede e não por intempéries e causas naturais.
Há que reforçar e proteger o quadro eléctrico.
Há que reforçar e proteger o quadro eléctrico.
Onde acaba esta rede/responsabilidade da EDP? Pergunto porque estou numa situaçao com estragos devido a sobretençao, ver o topico:cerdel Escreveu:Concordo com o nelmindo, a EDP só é responsável pela avarias provocadas pela sua rede
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=13&t=6343
Obrigado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 1 time
Olá,daniel_c Escreveu:Onde acaba esta rede/responsabilidade da EDP? Pergunto porque estou numa situaçao com estragos devido a sobretençao, ver o topico:cerdel Escreveu:Concordo com o nelmindo, a EDP só é responsável pela avarias provocadas pela sua rede
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=13&t=6343
Obrigado.
A rede de transporte em alta tensão é da REN e não da EDP.
VM
ola,vecm1956 Escreveu:
Olá,
A rede de transporte em alta tensão é da REN e não da EDP.
VM
eu estou interessado em rede da EDP, concreto ate onde na rede se acontecer uma avaria com estragos de aparelhagem na minha casa posso legalmente pedir e EDP tem obrigaçao por lei de pagar os estragos ? ate o meu contador? ate entrada do predio ou condominio no meu caso?
obrigado