contador de voltas com sensor indutivo

Responder
HERCULANO
Curioso
Curioso
Registado: 13 abr 2008, 18:53
Contacto:

contador de voltas com sensor indutivo

Mensagem por HERCULANO »

Tenho um sensor indutivo da siemens que a a frequencia maxima de trabalho é de 300hz, e queria contar as voltas que dá numa roda acoploada a um motor, na roda ja tenho acoplolado o objecto para detecçao, sempre que a roda dá uma volta o sensor junto com um contador electronico conta, o problema é que qd chega a uma certa velocidade (exemplo: 1400 r.p.m.) o sensor nao consegue contar as voltas certas, será que se eu usar um sensor indutivo com uma frequencia de trabalho de 2khz será que vai resolver?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: contador de voltas com sensor indutivo

Mensagem por nelmindo »

HERCULANO Escreveu:Tenho um sensor indutivo da siemens que a a frequencia maxima de trabalho é de 300hz, e queria contar as voltas que dá numa roda acoploada a um motor, na roda ja tenho acoplolado o objecto para detecçao, sempre que a roda dá uma volta o sensor junto com um contador electronico conta, o problema é que qd chega a uma certa velocidade (exemplo: 1400 r.p.m.) o sensor nao consegue contar as voltas certas, será que se eu usar um sensor indutivo com uma frequencia de trabalho de 2khz será que vai resolver?
1400rpm, dá 23Hz logo à partida daria para contar. Agora falta saber se a largura do impulso é suficiente para contar como impulso. Isso depende do tamanho de detecção. O ideal é que se mantenha 50% ON 50% OFF. Se estiver muito baixo a percentagem, pode dar ideia que a frequencia aparente é maior. A condição 300Hz é para onda quadrada simétrica.
HERCULANO
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por HERCULANO »

é tipo isto mas qd anda em na rotaçao maxima , o contador da omron h7ec , conta mas comparado com um mecanico que tem acopolado na maquina atrasa- se , mas só em grande velocidade
Anexos
IMG.jpg
IMG.jpg (10.18 KiB) Visto 1273 vezes
saga
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2009, 16:41
Contacto:

Mensagem por saga »

O problema nesse caso deve estar no h7ec. veja a sua datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... /H7EC.html. Na pagina 2, tabela "ratings", estao indicadas as duraçoes minimas dos impulsos, consoante a frequencia, é uma questão de fazer cálculos e ver se com o seu actuador, estas durações minimas são atingidas.

cumprimentos
HERCULANO
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por HERCULANO »

eu ja utilizei um contador electromecanico e nao da na mesma, mas sabes se existe possiblidade de resolver este vproblema , o contador da omron le impusos de frequencia ate 1000hz
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Bem se for 300Hz para o sensor e 1KHz para o contador, os parametros estão +/- coerentes para o que se quer fazer:

1400RPM = 23Hz ou 23RPS
1RPS = a 0.043s
se considerarmos um veio de 20 de diametro e uma chaveta de 5 de altura e largura, a circunferencia periférica é de 30 de diametro.
Perimetro = 94.2mm
Largura da chaveta 5mm
se faz 94.2mm em 0.043s, irá fazer 5mm em 0.0023s
Logo o impulso a ON teria esse valor em segundos
No caso do contador 1KHz dá porque o tempo minimo é de 0.0005s, mas se for os de 20 ou 30cps, já não dá. Não será o caso? E o mesmo não se aplicará ao sensor indutivo?
saga
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2009, 16:41
Contacto:

Mensagem por saga »

nelmindo Escreveu:Bem se for 300Hz para o sensor e 1KHz para o contador, os parametros estão +/- coerentes para o que se quer fazer:

1400RPM = 23Hz ou 23RPS
1RPS = a 0.043s
se considerarmos um veio de 20 de diametro e uma chaveta de 5 de altura e largura, a circunferencia periférica é de 30 de diametro.
Perimetro = 94.2mm
Largura da chaveta 5mm
se faz 94.2mm em 0.043s, irá fazer 5mm em 0.0023s
Logo o impulso a ON teria esse valor em segundos
No caso do contador 1KHz dá porque o tempo minimo é de 0.0005s, mas se for os de 20 ou 30cps, já não dá. Não será o caso? E o mesmo não se aplicará ao sensor indutivo?
Eu nao posso ver os anexos do colega herculano, mas com base nos dados que o colega nelmindo apresenta, parece-me que mesmo a 1Khz não dá, já que o impulso duraria cerca de 2ms e a largura minima de impulso aceitável são 5ms = 0.005s (o Nelmindo tem 0.0005s, por isso visualmente dá ideia que daria).
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Era mesmo 0.5ms, por isso à partida dá.
E tem lógica ser o minimo 0.5ms
1/1kHz = 0.001s ou 1ms
Sendo o comprimento temporal da onda completa 1ms, 0.5ms será a largura do impulso

http://downloads.industrial.omron.pt/IA ... asheet.pdf
hfhenriques
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mar 2009, 18:10

Mensagem por hfhenriques »

Boas

Apenas quero deixar umas dicas.

Para resolver estes problemas existem os encoders e as cartas de contagem rápida para autómatos.

Desta forma é certo que não existe problema, ainda com a vantagem de ter uma resolução maior logo mais precisão
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”