Transformador queimado esquema de lâmpadas
-
- Curioso
- Registado: 16 dez 2009, 15:39
Transformador queimado esquema de lâmpadas
Boa tarde a todos, tenho uma duvida, que é a seguinte, ontem fiz uma ligação de duas lâmpadas em série com a tensão de 6.3 Volts cada, ou seja 12.6 o total. E com isto quis ligar um transformador de 220 de entrada e 12 Volts de saída e no circuito decidi intercalar um interruptor, o transformador queimou, as lâmpadas não.
A dúvida é esta, terá o transformador queimado com Amperagem a mais? a Intensidade de cada lâmpada é de 0.3 A mas eu não sei a Intensidade do transformador.
A segunda dúvida é, terá queimado por ter ligado mal o esquema? Peguei num ligador e meti os dois fios do transformador um em cada lado do ligador, do outro os dois das lâmpadas ligadas em série e para intercalar o circuito no esquema meti no mesmo sitio dos fios das lâmpadas os dois fios do interruptor, um em cada "buraco do ligador". É assim, creio que o esquema está mal, pois devia ter ligado um fio do interruptor directo ao transformador e outro é que ia a um da lâmpada. Mas é normal as lâmpadas acenderem e apagarem segundo o primeiro esquema que referi acima?
Muito obrigado pela vossa atenção e desejo a todos a continuação de um Bom Ano novo.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Valente.
A dúvida é esta, terá o transformador queimado com Amperagem a mais? a Intensidade de cada lâmpada é de 0.3 A mas eu não sei a Intensidade do transformador.
A segunda dúvida é, terá queimado por ter ligado mal o esquema? Peguei num ligador e meti os dois fios do transformador um em cada lado do ligador, do outro os dois das lâmpadas ligadas em série e para intercalar o circuito no esquema meti no mesmo sitio dos fios das lâmpadas os dois fios do interruptor, um em cada "buraco do ligador". É assim, creio que o esquema está mal, pois devia ter ligado um fio do interruptor directo ao transformador e outro é que ia a um da lâmpada. Mas é normal as lâmpadas acenderem e apagarem segundo o primeiro esquema que referi acima?
Muito obrigado pela vossa atenção e desejo a todos a continuação de um Bom Ano novo.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Valente.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Transformador queimado esquema de lâmpadas
Boa tarde.
A descrição do esquema que fizeste não ajudou muito...facilitaria mais fazeres um desenho do esquema.
Não é muito frequente um transformador queimar, ou estarás a falar de uma fonte de alimentação? Se queimou, é porque já teria qualquer problema, ou então houve uma sobretensão no primário, talvez na origem (rede). E quais foram as lâmpadas que usaste que tem uma tensão de 6,3V?
A descrição do esquema que fizeste não ajudou muito...facilitaria mais fazeres um desenho do esquema.
Não é muito frequente um transformador queimar, ou estarás a falar de uma fonte de alimentação? Se queimou, é porque já teria qualquer problema, ou então houve uma sobretensão no primário, talvez na origem (rede). E quais foram as lâmpadas que usaste que tem uma tensão de 6,3V?
-
- Curioso
É assim eu tambem não acho muito normal um transformador queimar, chamava-se "alimentador". Era mesmo um transformador, depois de desmontado consegui comprovar. As lâmpadas são umas pequeninas, o casquilho tem um diâmetro de 10 mm.
O que eu queria dizer com o que escrevi em cima do esquema é que fiz as ligações de uma maneira incorrecta, mas não acho normal as lâmpadas não terem queimado e o transformador sim, quero também mencionar que o transformador aqueceu e bem, coisa não muito normal.
O que eu queria dizer com o que escrevi em cima do esquema é que fiz as ligações de uma maneira incorrecta, mas não acho normal as lâmpadas não terem queimado e o transformador sim, quero também mencionar que o transformador aqueceu e bem, coisa não muito normal.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Meu caro amigo, pelo que eu percebi, você deve ter feito é um curto circuito aos bornes do transformador, dai ele ter aquecido e quaimou.Quanto às lampadas não queimarem é normal pois se fiseste um curto circuito aos bornes do transformador a tensão aos bornes das lampadas deve ser zero e sem tensão as lampadas não podem queimar.
-
- Curioso
Pois é que deve ter sido, é que nunca vi nenhum transformador quente como aquele 

Pelo que precebi acima pareçe que não identificaste a entrada e a saida da corrente do transformador, ligas-te e pronto?
Se ligaste ao contrário claro que queima.
Cumps
Se ligaste ao contrário claro que queima.
Cumps
Fábio Almeida
-
- Curioso
Sim, liguei ao contrário e foi isso, mas já resolvi o problema e já está a funcionar, obrigado 

- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
A única coisa que foi mal ligada, foi o interruptor. Tal como o autor do tópico suspeitou, o interruptor deveria ter sido ligado em serie com a (serie de) lâmpada(s), e o que ele fez foi ligar em paralelo com a saída do transformador.
Tal como o jodsbrum disse, quando se liga o interruptor faz shunt à alimentação, o que provoca o apagar das lâmpadas, mas faz o transformador aquecer, e queimar(como foi o caso)
Uma dica para quem pretende fazer experiências com a electricidade:
Arranjem um bom transformador, e usem SEMPRE fusíveis, na entrada e saída do mesmo adequados às correntes indicadas no transformador. É mais barato e seguro queimar um fusível, que um transformador. Podem sempre usar um disjuntor em substituição do fusível, mas sempre com potencia inferior à debitada pelo transformador.
Abraço
A única coisa que foi mal ligada, foi o interruptor. Tal como o autor do tópico suspeitou, o interruptor deveria ter sido ligado em serie com a (serie de) lâmpada(s), e o que ele fez foi ligar em paralelo com a saída do transformador.
Tal como o jodsbrum disse, quando se liga o interruptor faz shunt à alimentação, o que provoca o apagar das lâmpadas, mas faz o transformador aquecer, e queimar(como foi o caso)
Uma dica para quem pretende fazer experiências com a electricidade:
Arranjem um bom transformador, e usem SEMPRE fusíveis, na entrada e saída do mesmo adequados às correntes indicadas no transformador. É mais barato e seguro queimar um fusível, que um transformador. Podem sempre usar um disjuntor em substituição do fusível, mas sempre com potencia inferior à debitada pelo transformador.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
Sim, foi isso mesmo, foi o interruptor que foi mal ligado e que aqueceu muito o transformador até ele queimar.
Para a proxima tenho que ver o esquema antes de ligar
Obrigado a todos pela vossa ajuda.
Para a proxima tenho que ver o esquema antes de ligar

Obrigado a todos pela vossa ajuda.