GERAL vai abaixo!
GERAL vai abaixo!
Boa tarde.
Desde ontem à tarde que ando com alguns problemas electricos em casa.
Estava eu fora de casa quando me telefonam a avisar que o disjuntor geral tinha ido abaixo, assim como o parcial geral sem qualquer tipo de utilização anormal da rede electrica.
Fui a casa, tentei ligar os disjuntores, geral e parcial, e o parcial voltava imediatamente a desligar.
Comecei por desligar algumas coisas da rede electrica e sempre que tentava ligar o parcial, ele voltava a desligar.
Optei por verificar a tomada do computador que é a tomada mais "sobrecarregada" e ao desligar a extensão do mesmo, liguei o parcial e voltou a energia a funcionar.
Como estava com pressa, deixei essa tomada / extensão por verificar mais tarde.
Nessa noite quando voltei para verificar a origem do problema optei por ligar apenas um aparelho (LCD) nessa mesma tomada e o quadro voltava a ir abaixo, o que me levou a crer que seria um problema daquela tomada. Testei, ainda assim, só mesmo uma extensão sem qualquer aparelho ligado e o quadro ia abaixo na mesma.
Não satisfeito, liguei a mesma extensão numa outra tomada, sem aparelhos, e o quadro foi abaixo. Um aparelho sem a extensão era também suficiente para mandar o quadro abaixo.
Como estava a ficar tarde, não tinha grande luz e estava cansado, deixei o problema para ser resolvido hoje. Apenas liguei um portatil, hub da zon e despertador à segunda tomada testada e o quadro ficou a funcionar como deve ser.
Hoje de manha, foi usado um ferro de engomar e o quadro foi abaixo uns minutos depois.
Como tal, desliguei o ferro e reiniciei o quadro. O quadro voltava a desligar o geral parcial.
Por precaução, desliguei a extensão que teria ficado ligada durante a noite. Vai de reiniciar o quadro e lá fica OK. Volto a ligar a extensão do portatil e lá vai o quadro abaixo mais uma vez....
Sem perceber patavina do problema, desliguei tudo o que havia ligado nas tomadas electricas e voltei a ligar o quadro. Passado uns segundos o quadro vai abaixo novamente sem razão aparente. Por vezes fica mais tempo e consegue-se ter 1 2 ou 3 luzes ligadas, outras vezes é logo a seguir sem nada ligado...
Problema do disjuntor geral parcial?
Alguem faz uma ideia ainda que fraquinha, do que possa ser? Já estou a dar em maluco com a situação.
Cumprimentos,
Nuno Guedes
Desde ontem à tarde que ando com alguns problemas electricos em casa.
Estava eu fora de casa quando me telefonam a avisar que o disjuntor geral tinha ido abaixo, assim como o parcial geral sem qualquer tipo de utilização anormal da rede electrica.
Fui a casa, tentei ligar os disjuntores, geral e parcial, e o parcial voltava imediatamente a desligar.
Comecei por desligar algumas coisas da rede electrica e sempre que tentava ligar o parcial, ele voltava a desligar.
Optei por verificar a tomada do computador que é a tomada mais "sobrecarregada" e ao desligar a extensão do mesmo, liguei o parcial e voltou a energia a funcionar.
Como estava com pressa, deixei essa tomada / extensão por verificar mais tarde.
Nessa noite quando voltei para verificar a origem do problema optei por ligar apenas um aparelho (LCD) nessa mesma tomada e o quadro voltava a ir abaixo, o que me levou a crer que seria um problema daquela tomada. Testei, ainda assim, só mesmo uma extensão sem qualquer aparelho ligado e o quadro ia abaixo na mesma.
Não satisfeito, liguei a mesma extensão numa outra tomada, sem aparelhos, e o quadro foi abaixo. Um aparelho sem a extensão era também suficiente para mandar o quadro abaixo.
Como estava a ficar tarde, não tinha grande luz e estava cansado, deixei o problema para ser resolvido hoje. Apenas liguei um portatil, hub da zon e despertador à segunda tomada testada e o quadro ficou a funcionar como deve ser.
Hoje de manha, foi usado um ferro de engomar e o quadro foi abaixo uns minutos depois.
Como tal, desliguei o ferro e reiniciei o quadro. O quadro voltava a desligar o geral parcial.
Por precaução, desliguei a extensão que teria ficado ligada durante a noite. Vai de reiniciar o quadro e lá fica OK. Volto a ligar a extensão do portatil e lá vai o quadro abaixo mais uma vez....
Sem perceber patavina do problema, desliguei tudo o que havia ligado nas tomadas electricas e voltei a ligar o quadro. Passado uns segundos o quadro vai abaixo novamente sem razão aparente. Por vezes fica mais tempo e consegue-se ter 1 2 ou 3 luzes ligadas, outras vezes é logo a seguir sem nada ligado...
Problema do disjuntor geral parcial?
Alguem faz uma ideia ainda que fraquinha, do que possa ser? Já estou a dar em maluco com a situação.
Cumprimentos,
Nuno Guedes
Re: GERAL vai abaixo!
Pode ser que seja do que chamas parcial geral que tenha ido à vida e que o tenhas que substituir pois se ele não aguenta com quase nada ligado.
Pelo menos é uma hipotese.
Pelo menos é uma hipotese.
Então não estou a ver outra coisa que não seja o Parcial geral ter ido á vida.
Acredito também que o seja.
No entanto não tenho conhecimento sobre electricistas. Alguem por aqui conhece algum electricista para os lados da Amadora que possa fazer a reparação com a maxima urgência?
No entanto não tenho conhecimento sobre electricistas. Alguem por aqui conhece algum electricista para os lados da Amadora que possa fazer a reparação com a maxima urgência?
Mesmo nada ligado? Nem frigorifico, nem nada de nada?
Podes ter algum mau aperto num dos condutores (fios) desse "parcial" e provocar o aquecimento do mesmo...já agora, é apenas disjuntor ou também é diferencial?
Podes ter algum mau aperto num dos condutores (fios) desse "parcial" e provocar o aquecimento do mesmo...já agora, é apenas disjuntor ou também é diferencial?
Sinceramente não sei responder a isso pois sou leigo no assunto.tonecas.1 Escreveu:Mesmo nada ligado? Nem frigorifico, nem nada de nada?
Sei que veio cá um electricista, que trocou o disjuntor que era largo e apenas tinha um "botão" por 2 disjuntores normais cada. Disse que o "Geral" eram agora os dois....
Pediu-me para ir ligando equipamentos que puxassem mais pela rede e assim foi... Frigorifico a trabalhar, termoventilador, televisão, fritadeira e umas quantas luzes...
Aparentemente ficou tudo como deve ser.
Agora mais à noite quando voltei a casa, não tinha nada ligado à corrente que estivesse a trabalhar, e ao ligar a ZonBox mais o LCD, disparou-me o disjuntor da EDP.... Troquei os equipamentos para a tomada da outra TV que se testou e voltou o disjuntor da EDP a disparar.....
Basicamente agora apenas tenho o frigorífico ligado um portátil, zonhub, 2 relógios despertadores e um candeeiro... e estou com medo que o frigorífico dispare o quando quando arrancar!
Alguém faz ideia de que se trata o problema? Terá o electricista feito alguma marosca para agora disparar o da EDP? Como desconheço mesmo o assunto "Electricidade" no que toca a quadros eléctricos, fico com a sensação que posso estar a ser enganado de alguma forma...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
nao sabendo o tipo de controlador de potencia da EDP instalado, e supondo que acumule a funçao diferencial, pode haver uma fuga à terra algures na instalação.
Recomendo a visita de um técnico electricista em condições.
Eu posso tirar umas fotos ao material todo em si, inclusivé ao quadro "descascado" e colocar aqui se possível para poderem verificar o material.nelmindo Escreveu:nao sabendo o tipo de controlador de potencia da EDP instalado, e supondo que acumule a funçao diferencial, pode haver uma fuga à terra algures na instalação.
Vou tirar fotos ao quadro como está agora. Amanha desmonto a parte de plástico da frente e retiro outras fotografias.
Aqui estão...
Basta clicarem nestas e nas próximas para verem em alta resolução. A qualidade é de telemovel.

Os dois disjuntores do lado esquerdo, no quadro, são os que agora fazem de geral, quando apenas havia um, com o mesmo tamanho dos dois, e apenas com um botão azul.
Basta clicarem nestas e nas próximas para verem em alta resolução. A qualidade é de telemovel.

Os dois disjuntores do lado esquerdo, no quadro, são os que agora fazem de geral, quando apenas havia um, com o mesmo tamanho dos dois, e apenas com um botão azul.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Suspeitas fundamentadas.
É um diferencial, a sua casa não está protegida contra contactos indirectos, corre o risco de ficar electrocutado em caso de avaria em algum equipamento.
O electricista (será que era?) deve ter concluido que a melhor maneira de resolver o problema, foi substituir o seu diferencial e fazer depender a sua protecção num equipamento que não é seu, e quem o tem não tem a responsabidade de o proteger contra esse tipo de avarias.
É um diferencial, a sua casa não está protegida contra contactos indirectos, corre o risco de ficar electrocutado em caso de avaria em algum equipamento.
O electricista (será que era?) deve ter concluido que a melhor maneira de resolver o problema, foi substituir o seu diferencial e fazer depender a sua protecção num equipamento que não é seu, e quem o tem não tem a responsabidade de o proteger contra esse tipo de avarias.
Uma vez que foi dado e aceite um orçamento para reparação do quadro, posso reclamar o facto do electricista ter tirado o meu disjuntor diferencial e trocado por dois disjuntores?
Estranho é o facto de um ferro electrico ou mesmo microondas funcionar bem, mas ao ligar por exemplo um LCD + Zonbox + PS3 passados uns minutos de utilização o disjuntor da EDP vai abaixo, sem mais nada de grande consumo ligado.
Mesmo ao ligar por exemplo um computador portatil, o quadro vai abaixo, volto a ligar o disjuntor e o portatil entretanto já se consegue ligar.
O disjuntor da EDP parece estar sensivel aquela carga inicial do carregador do portatil...
Estranho é o facto de um ferro electrico ou mesmo microondas funcionar bem, mas ao ligar por exemplo um LCD + Zonbox + PS3 passados uns minutos de utilização o disjuntor da EDP vai abaixo, sem mais nada de grande consumo ligado.
Mesmo ao ligar por exemplo um computador portatil, o quadro vai abaixo, volto a ligar o disjuntor e o portatil entretanto já se consegue ligar.
O disjuntor da EDP parece estar sensivel aquela carga inicial do carregador do portatil...
Boa noiteNGuedes Escreveu:Uma vez que foi dado e aceite um orçamento para reparação do quadro, posso reclamar o facto do electricista ter tirado o meu disjuntor diferencial e trocado por dois disjuntores?
Este tópico já tem alguns dias, logo, espero que já tenha o seu problema resolvido. No entanto permita-me que lhe deixe um concelho! Na próxima vez que tiver um problema na instalação eléctrica contacte um electricista, e não um sapateiro. Se o problema fosse realmente uma passagem á terra, a substituição que esse sapateiro fez, podia-lhe ter custado a vida, a si ou aos seus. Espero que já tenha regularizado a situação. Não deixe a sua instalação protegida apenas pelo DCP da EDP (500ma)
Cumprimentos