Como Obter Certificação ITED/ITUR

Responder
rotivb6
Curioso
Curioso
Registado: 12 jun 2008, 14:36

Como Obter Certificação ITED/ITUR

Mensagem por rotivb6 »

Boas, gostaria de saber como posso obter a inscrição de tecnico instalador ou projectista ITED/ITUR. Estou inscrito na DGE e estava inscrito no antigo ICP sistemas Rita. É possivel obter a equivalencia de tecnico do ICP para ITED?
Agradeço informação se possivel para o email - rotivb6@gmail.com
Vitor Batista
camcorder
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mai 2009, 15:12

Re: Como Obter Certificação ITED/ITUR

Mensagem por camcorder »

Olá, actualmente só engenheiros é que se podem inscrever como projectistas. Para se inscrever como instalador terá que frequentar um certo numero de horas de formação ited/itur. Em anexo segue informação da Anacom sobre o assunto. :D
Anexos
Anexo_PDCA_ited_itur2009dez.pdf
(447.7 KiB) Transferido 207 vezes
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

rotivb6 Escreveu:Boas, gostaria de saber como posso obter a inscrição de tecnico instalador ou projectista ITED/ITUR. Estou inscrito na DGE e estava inscrito no antigo ICP sistemas Rita. É possivel obter a equivalencia de tecnico do ICP para ITED?
Agradeço informação se possivel para o email - rotivb6@gmail.com
Vitor Batista

Boas, uma vez que está inscrito no ICP como técnico RITA, é ir á ANACOM e eles dão a equivalência para ITED, como fizeram milhares deles, depois tem de fazer a formação de actualização ITED 2 de 75 horas que é para técnicos ITED que nunca tiveram formação em ITED, se não tivesse inscrito no ICP teria de ser a formação habilitante de 100 horas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

carteiro Escreveu:O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.

Os técnicos RITA tinham cartão do ICP!

ICP = ANACOM
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
andremarcelo
Curioso
Curioso
Registado: 27 dez 2007, 10:49

Mensagem por andremarcelo »

Varejo Escreveu:
carteiro Escreveu:O problema é que o colega disse "estava inscrito no icp..." logo não sei se lhe dão a equivalência, provavelmente deixou expirar a inscrição.

Os técnicos RITA tinham cartão do ICP!

ICP = ANACOM
Boa tarde a todos

Estava a ver este tópico e pensei que talvez aqui alguém me possa ajudar. Sou electrotectécnico e preciso de obter mais conhecimentos para projectar ITED. Como posso faze-lo?

Obrigado
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

andremarcelo Escreveu:
Boa tarde a todos

Estava a ver este tópico e pensei que talvez aqui alguém me possa ajudar. Sou electrotectécnico e preciso de obter mais conhecimentos para projectar ITED. Como posso faze-lo?

Obrigado
Viva.
Podes começar por ler a legislação em vigor, depois estudas os manuais, e de seguida procuras frequentar uma formação ITED em alguma entidade.
Depois, podes sempre ler aqui o fórum, que te ajudará, por certo, a começar e a tirar muitas dúvidas.

Bom trabalho.
Learning is the goal!!
andremarcelo
Curioso
Curioso

Obrigado Gemini.

Os manuais e a legislação já li... mas as duvidas são mais que muitas.
Sabes de alguma formação "decente" na região de Lisboa?

Grato
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Infelizmente não te posso ajudar. Eu sou de mais cá pra cima um bom bocado :wink:

Mas podes sempre procurar no IEP, IXUS, IEFP ou outras entidades que dêm cursos formação
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, estive hoje a falar com a ANACOM ainda nem sequer designou entidades formadoras para o novo ITED, e disseram que nem datas tinham... como tal os cursos homologados viram depois!!
carlosjf
Curioso
Curioso
Registado: 26 set 2008, 10:50

Mensagem por carlosjf »

Podem sempre tentar na ACIST

Acho que ja estão a começar com cursos sobre o novo ITED/ITUR
Carlos
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Borgas »

Como disse o Varejo, a anacom ainda nem sequer designou as entidades formadoras, os critérios e procedimentos só saíram em Dezembro.

Por isso qualquer formação itur/ited2 neste momento não é reconhecida pela anacom.

http://www.anacom.pt/render.jsp?categor ... alMenuArea

Como tudo neste país mete-se sempre a carroça à frente dos bois, 1º entra a legislação em vigor, só depois é que se designam as entidades formadas para poderem dar as formações que são obrigatórias fazer no prazo de 1 ano. Lá vai andar toda a gente a fazer formações à pressa e provavelmente muito bem pagas!
andremarcelo
Curioso
Curioso

Obrigado pelas v/ respostas.

Vou ficar à espera de saber mais qq coisa. Ainda bem que não preciso disto para comer :cry:
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”