Socorro!!!!

paulo665
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jan 2010, 14:58

Re:

Mensagem por paulo665 »

admin Escreveu:Não tenho a certeza mas actualmente eles aconselham para o circuito do fogão 6 mm2 .
Quem tiver a certeza e favor confirmar obrigado :D
sei k o comentario ja foi ha muito tempo mas ja agora cria confirmar mesmo o assunto....(tenho o curso de electricista ja ha 4 anos e desde ai sempre trabalhei de electrecista)
noto muito que as pessoas k acabam o curso teem sempre tendencia a meter tudo sempre ha grande e a francesa.... qual a nessecidade de meter fio de 6MM2 para a tomada do fogao ou do forno?
gostava de ter resposta...
cumprimentos
Carlos Pedreira
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2008, 20:15

Re: Socorro!!!!

Mensagem por Carlos Pedreira »

Actualmente o circuito de fogão é executado a condutores de 4 mm e proteção de 20 Amp. como é obvio.
um abraço.
simoesh
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2009, 18:40

Re:

Mensagem por simoesh »

credo Escreveu:Tubo VD ou isogris 16 Para Iluminação,
Tubo VD ou Isogris 20 para tomadas e para a
introdução Tubo Vd ou Isogris de pelo menos 32 mm
aqui varia conforme a potencia contratada ou contratatar
Por exemplo tubo 32 mm da para 3 condutores 6mm
Tubo 40 mm 5 condutores 6mm.
Cumps
Ps: Existem outros tipos de tubo como os flexiveis
Penso que esses tubos estão um pouco sobre dimentsionados, por exemplo
Poderiamos colocar tubo VD25 em 5 condutores de 6mm, ora vejamos.
Pelo catalogo da eurocabos 1 condutor H07V-U tem de diametro exterior 4,4mm o que corresponde a uma secção de 15,2mm2
5 condutores tem uma secção total de 15,2x5=76mm2
Pelas regras poderemos ocupar até 1/3 da secção do tubo (nas colunas e entradas só 1/5) portanto secção interna do tubo 228mm2, o que correspode a uma diametro interno de 17mm.
Pela Norma NP1072 - O diametro interior do VD25 tem de ter no minimo 21,4mm, o que é inferior aos 17 obtidos.
cerdel
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2009, 10:41

Mensagem por cerdel »

Como a casa tem 34 anos, recomendo obras, fazendo uma instalação eléctrica nova, começando no quadro eléctrico e finalizando nas tomadas.

Saudações.
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Re:

Mensagem por MIG666 »

pmpmr Escreveu:confirmo sim, em varios sitios que li e vi no outro dia no AKI na secção de cabos isso tb... sao mm 6mm2 para fogao/forno electrico
Pois é. Os aparelhos existem no mercado. Contudo o cliente tem de saber se são adaptáveis à casa: se esta tem potência suficiente e, se não, pode ou está interessado em investir em alterações. O legislador impõe potências mínimas para uma habitação. O utilizador terá que escolher a que se adapta às suas exigências.
Quanto a potências de placas vitrocerâmicas, junto um anexo interessante, da própria " EDP - Energias de Portugal "

Cumprimentos a todos.
Anexos
Placas vitrocerâmicas.pdf
(35.9 KiB) Transferido 146 vezes
mig666
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

hoje em dia já existem placas de fogão com potências de 6,7 kW (e até existem valores superiores a este), ora, isso dá uma corrente de aproximadamente 29A dai terem de ser utilizados condutores de 6 mm2 e disjuntor de 32A.

Em muitos casos dependendo da potência do fogão os condutores de 4 mm2 e com disjuntor de 25A é suficiente mas menos que isto não é aconselhável, pelo menos em instalações novas!!!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Has thanked: 34 times
Been thanked: 10 times
Contacto:

Re:

Mensagem por ElectroescadaS »

justme Escreveu:Eletro_Pt escreveu:

Referi o VD12 porque há uns anitos em casa dos meus pais, deu-me na "telha" de fazer um enfiamento de 2 fios V (preto e azul) de 1,5 mm2 entre o quadro eléctrico e o meu quarto para ligar um bloco de tomadas para o PC e digo-vos, passei "as passas do Algarve" como se costuma dizer para enfiar esses 2 fiozinhos, mesmo assim a guia de nylon que tenho custou imenso para passar

A Certiel desaconselha o uso de tubo de 12 mm.

Um abraço.
Calha técnica nos dias de hoje resolve o problema das instalações elétricas e ate de águas. Basta querer... :mrgreen:
Imagem
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Confirmo o que aqui já foi dito por alguns técnicos!
Escrito nos livros da Certiel!
Fogão - condutores a 4mm e proteção a 20A!
+ Diferencial á maneira!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”