Grupo Electrogéneo

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Grupo Electrogéneo

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas,

Numa instalação eléctrica para grupo Electrogéneo, que quadros eléctricos existem? Apenas o Quadro de transferência de cargas, ou mais algum?

É que estou a fazer um orçamento e, na listagem de quadros, aparece-me um quadro para o gerador; e depois a empresa que nos fornece o Grupo Gerador também inclui o quadro de transferência de cargas na sua proposta.

Como o projectista não me forneceu desenho do quadro do gerador, fiquei na duvida.

Cumps e agradeço qualquer opinião que me possam dar :)
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Grupo Electrogéneo

Mensagem por mpinto »

Em principio existe QGBT e QTC (respectivamente, quadro geral de baixa tensão e quadro de tranferencia). No caso, bastante comum, em que o gerador não alimenta toda a instalação mas apenas os circuitos imprescindiveis, terá que existir um outro quadro que concentra todos os circuitos que não podem ser desligados. Este quadro será alimentado através do quadro de tranferencia pela rede ou pelo alternador.
Cumprimentos.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

mpinto Escreveu:Em principio existe QGBT e QTC (respectivamente, quadro geral de baixa tensão e quadro de tranferencia). No caso, bastante comum, em que o gerador não alimenta toda a instalação mas apenas os circuitos imprescindiveis, terá que existir um outro quadro que concentra todos os circuitos que não podem ser desligados. Este quadro será alimentado através do quadro de tranferencia pela rede ou pelo alternador.
Cumprimentos.
E esse quadro que poderá existir, que aparelhagem poderá levar?
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

São circuitos como emergencia, socorro e outros que devam ser mantidos. A existir, esse quadro já constará do projecto eléctrico. Se existir tal quadro terá circuitos que deixam de petencer ao QGBT e passam a pertencer ao quadro de emergência ou socorro. No quadro geral passará a existir apenas um circuito que alimenta este quadro, quando este não é alimentado pelo gerador. Mas como disse, isto já deve fazer parte do projecto.
Desculpe se parece um pouco confuso.
Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Também tenho algumas dúvidas em relação a esta questão visto que nunca vi este tipo de instalação fisicamente!!
Por exemplo se eu tiver um grupo gerador a socorrer toda a instalação apenas saí do quadro do grupo um cabo até ao quadro geral da instalação e neste então coloco o inversor de rede fazendo a transferência de carga entre a rede normal e a rede de socorro! Neste caso não necessito do quadro de transferência de carga, ou necessito?? A minha dúvida principal é como é que é detectada a falha da rede normal para fazer arrancar o grupo gerador!! Alguém me pode explicar isto!?

Alguém tem esquemas deste tipo de instalação para que possa perceber melhor as ligações e funcionamento do sistema? Obrigado.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

O quadro de tranferência é sempre necessário, a menos que tenhas (porque existem. Ver catálogo da Hager por ex.) inversor de rede manual. O quadro de tranferencia é basicamente constituido por um dispositivo detector de presença de tensão e dois contactores (ou outros sistemas de transferencia de carga) com encravamento entre eles. Se falhar a rede, arranca o gerador. Fica atracado o contactor do sistema em funcionamento.
Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

mpinto Escreveu:O quadro de tranferência é sempre necessário, a menos que tenhas (porque existem. Ver catálogo da Hager por ex.) inversor de rede manual. O quadro de tranferencia é basicamente constituido por um dispositivo detector de presença de tensão e dois contactores (ou outros sistemas de transferencia de carga) com encravamento entre eles. Se falhar a rede, arranca o gerador. Fica atracado o contactor do sistema em funcionamento.
Cumprimentos
e neste caso como são feitas as ligações! vem um cabo do quadro geral para o quadro de transferência de carga para indicar a falha da rede normal?

no caso de eu ter dois grupos geradores um de socorro (para instalações não prioritárias) e outro de emergência (para instalações prioritárias) devo ter dois quadro de transferência de carga independentes??

alguém tem um esquema deste tipo de instalação. Mais uma vez obrigada pela colaboração.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Boas

Ainda estou um pouco baralhado em relação a esta questão porque junto com os grupos já vem instalado no próprio um quadro de controlo do grupo e é deste que sai o cabo para alimentação dos circuitos de emergência e/ou socorro? Se eu no quadro geral da instalação tiver instalado o inversor de rede apenas preciso de levar o cabo de alimentação desde o grupo gerador até ao referido quadro geral da instalação, correcto? E também do quadro do grupo gerador (o que vem junto com este) sai um cabo de dois condutores para a detecção de falha da rede normal para o arranque do grupo é isto? E neste caso a transferência de carga é feita no próprio quadro geral da instalação!!!

Não sei se me está a escapar qualquer coisa!!! :?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

O quadro de tranferencia recebe o ramal numa entrada e o gerador em outra entrada. Do barramento comum sai o cabo que alimenta o quadro geral. Este estará alimentado pelo ramal ou pelo gerador, depende da situação. Os que eu tenho visto, o quadro de transferencia está à parte. Evidentemente que o quadro geral pode ser dimensionado para receber esse equipamento, neste momento não sei se há alguma incompatibilidade legal, mas quanto a mim deve ser tudo distinto: Quadro Geral; Quadro de tranferência; Quadro de Emergência ou socorro, se os houver etc. Penso que o quadro que referiste, como fazendo parte do gerador, sevirá apenas para controlo da rotação (frequência), regulação de tensão com a carga etc.
Bom Ano para todos. Aguardo as V/ críticas.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

mpinto Escreveu:O quadro de tranferencia recebe o ramal numa entrada e o gerador em outra entrada. Do barramento comum sai o cabo que alimenta o quadro geral. Este estará alimentado pelo ramal ou pelo gerador, depende da situação. Os que eu tenho visto, o quadro de transferencia está à parte. Evidentemente que o quadro geral pode ser dimensionado para receber esse equipamento, neste momento não sei se há alguma incompatibilidade legal, mas quanto a mim deve ser tudo distinto: Quadro Geral; Quadro de tranferência; Quadro de Emergência ou socorro, se os houver etc. Penso que o quadro que referiste, como fazendo parte do gerador, sevirá apenas para controlo da rotação (frequência), regulação de tensão com a carga etc.
Bom Ano para todos. Aguardo as V/ críticas.
Ok, agora já estou a perceber a ideia é apenas separar os dois quadros o geral do de transferência de carga. Obrigado.

Quanto ao comando para arranque do grupo, como é que a ordem de arranque do grupo é dada?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Outcity
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 dez 2009, 21:40

Mensagem por Outcity »

Hoje em dia, os grupos a maior parte dos grupos já vem com um controlador instalado, em que permitem programar para arrancarem em caso de detecção de falha de rede, ou então por um sinal externo de ordem de arranque.
essa ordem de arranque pode ser efectuada por um contacto seco NO que em mudança de estado, o grupo arranca. Esse sinal, pode ser retirado do quadro inversor, por um contacto auxiliar do contactor de rede, que em caso de aberturta do mesmo, feche esse contacto auxiliar, ou então com a instalação de um relé temporizador de detecção de fases, que na falha de uma fase, feche um contacto com um tempo de atrazo, para ordem de arranque do grupo.
No caso de ser o grupo a comandar a rede, o grupo terá de ter as 3 fases da rede para efectuar a detecção da mesma, e a própria consola de programação do grupo encarrega-se de efectuar o arranque automático e ordenar a transferencia do quadro de comutação.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicioonal.
Espero ter ajudado.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Outcity Escreveu:Hoje em dia, os grupos a maior parte dos grupos já vem com um controlador instalado, em que permitem programar para arrancarem em caso de detecção de falha de rede, ou então por um sinal externo de ordem de arranque.
essa ordem de arranque pode ser efectuada por um contacto seco NO que em mudança de estado, o grupo arranca. Esse sinal, pode ser retirado do quadro inversor, por um contacto auxiliar do contactor de rede, que em caso de aberturta do mesmo, feche esse contacto auxiliar, ou então com a instalação de um relé temporizador de detecção de fases, que na falha de uma fase, feche um contacto com um tempo de atrazo, para ordem de arranque do grupo.
No caso de ser o grupo a comandar a rede, o grupo terá de ter as 3 fases da rede para efectuar a detecção da mesma, e a própria consola de programação do grupo encarrega-se de efectuar o arranque automático e ordenar a transferencia do quadro de comutação.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicioonal.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela ajuda. Mas mesmo assim ainda estou com algumas dúvidas. Será que é possível fazer um esquema com as ligações (espero não estar a pedir demais)!!

Mas o que quer dizer é que a ordem de arranque pode sair do quadro onde estiver instalado o inversor de rede e liga ao quadro do grupo gerador? Este cabo deve ser de que tipo/secção? É um cabo de dois condutores?

Já agora sabe me dizer se os grupos geradores da Turbomar Energia (FG Wilson) cumprem os requisitos que disse, ou seja, se o quadro que vem instalado com estes já tem controlador incorporado?

Obrigado pela colaboração, cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Outcity
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Outcity »

Caro Osvaldo
Logo que tenha uma oportunidade, envio esquemas de ligação para quadro de comutação rede/grupo.
Os grupos da Turbomar (FGWilson) também vêm equipados com os controladores.Para que não exista confusão, uma coisa é o controlador do grupo, e outra coisa é o sistema de comutação.
poderás tirar algumas duvidas na seguinte página, (www.LCpower.com.pt) na parte de produtos/grupos geradores e fazeres o download dos pdf´s.

Espero poder ajudar mais
Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Outcity Escreveu:Caro Osvaldo
Logo que tenha uma oportunidade, envio esquemas de ligação para quadro de comutação rede/grupo.
Os grupos da Turbomar (FGWilson) também vêm equipados com os controladores.Para que não exista confusão, uma coisa é o controlador do grupo, e outra coisa é o sistema de comutação.
poderás tirar algumas duvidas na seguinte página, (http://www.LCpower.com.pt) na parte de produtos/grupos geradores e fazeres o download dos pdf´s.

Espero poder ajudar mais
Cumprimentos
sim quando me estava a referir ao controlador era ao sistema de comutação. Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Outcity
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Outcity »

Espero que te possa ser util.

Cumprimentos
Anexos