Alguem me pode informar se segundo as novas regras do RTIEBT, na execução de quadros eléctricos é necessária a instalação de bornes de ligação "tipo viking" para a execução das várias saidas existentes nesse quadro electrico. Ou será que posso continuar a efectuar a ligação directamente aos terminais dos disjuntores.
Alguem me pode disponibilizar a norma EN 60439
Quadros electricos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 mar 2008, 15:37
Re: Quadros electricos
Sei que estamos a falar em custos maiores qd ulitlizamos os bornes "tipo Viking"...mas dessa forma temos a certeza que ninguem te chateará em fase de vistoria!
Se bem que, sinceramente nao sei se te podem "pegar por isso"! Tb depende 1 bocado do tipo de quadro que estamos a falar (indusria, comercio, doméstico)
cumps
Se bem que, sinceramente nao sei se te podem "pegar por isso"! Tb depende 1 bocado do tipo de quadro que estamos a falar (indusria, comercio, doméstico)
cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
O que são bornes do tipo Viking? Têm alguma imagem disso?hugobm Escreveu:Alguem me pode informar se segundo as novas regras do RTIEBT, na execução de quadros eléctricos é necessária a instalação de bornes de ligação "tipo viking" para a execução das várias saidas existentes nesse quadro electrico. Ou será que posso continuar a efectuar a ligação directamente aos terminais dos disjuntores.
Alguem me pode disponibilizar a norma EN 60439
Cumps,
Electro 99.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sáo bornes de fixação em calha, muito usado em quadros industriais,
- Anexos
-
- Viking-3-terminals.jpg (18.93 KiB) Visto 896 vezes
-
- Viking3Terminal-a.jpg (90.99 KiB) Visto 896 vezes
Qual é a parte do regulamento que diz isso ?JOAO R. Escreveu:Boas, Tem de ser com os bornes .
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Bom dia, em habitações e comércios garantidamente que até a data não é obrigatório (nunca ninguém me chateou por isso em vistorias) o uso Bornes, em QE industriais ou de grande dimensão não sei a obrigatoriedade ou não do uso dos ditos bornes mas que é aconselhável (principalmente quando falamos de quadros mandados executar “fora”) é uma vez que estamos a falar de uma quantidade substancial de circuitos já para não falar da simplificação na analise ao QE (caso haja uma havaria).
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com