Protecção contra sobretensões

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Protecção contra sobretensões

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Pessoal tenho uma dúvida em relação a um projecto para um Hotel que estou a realizar que é o seguinte:

Dimensionei um pára-raios com avanço à ignição (Ioniflash) e estou a colocar no quadro geral do Hotel um descarregador de sobretensões do tipo 1 segundo IEC para a onda 10/350 até aqui tudo bem, mas a minha questão é se devia colocar também um descarregador do tipo 2 para a onda 8/20 para obter uma melhor protecção no Hotel? Penso que seja necessário visto que o descarregador tipo 1 ainda deixa passar qualquer coisa, correcto? Será que é possível instalar os dois descarregadores em série para obter uma protecção total, com o descarregador do tipo 2 a montante do tipo 1? Se for possível neste caso como fazer as ligações??

Outra problema (que até pode não ser problema nenhum :) ) é que o Hotel tem 2 grupos geradores sendo estes ligados à terra única do edifício que também está ligada à terra do pára-raios por isso neste caso não existe o perigo de no caso de existir uma descarga atmosférica parte da corrente de descarga entrar na instalação através da terra dos grupos ou isto não é possível de acontecer?

Obrigado pela coloboração que possam dar. Aproveito também para desejar boas festas a todos aquino forum.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Protecção contra sobretensões

Mensagem por nokPT »

Dois descarregadores em série NÃO, em paralelo SIM.

No quadro geral deves meter descarregadores Tipo 1, nos quadros parciais Tipo 2, em quadros parciais para equipamentos mais delicados (computadores, central telefónica, central de alarmes, central de incêndios, etc...) podes meter descarregadores mais "finos" (não sei se é tipo 3 ou 4)

Não há garantias que só 1 descarregador, descarregue a energia toda para (ou da) terra, a ideia que me transmitiram (simplificando), é equivalente a uma onda de água, a bater numa série de muros (pequenos), o 1º atenua a onda (pode mesmo anular a onda), o 2º atenua mais, o 3º etc... resumindo, quantos mais melhor, porque fica mais protegido.

Podes falar com a Scheneider ou com a Phoenix Contact e eles fazem-te um estudo
Ricardo Timóteo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”