Circuito de forno e placa vitrocerâmica

Responder
jmichelx
Curioso
Curioso
Registado: 13 dez 2009, 19:04

Circuito de forno e placa vitrocerâmica

Mensagem por jmichelx »

Olá! Estou a instalar os circuitos no quadro de minha casa e não sei como devo fazer no capítulo do fogão... Devo por dois circuitos independentes um para o forno e outro para a placa ou posso usar os dois no mesmo circuito? Neste ultimo caso qual deverá ser a secção do condutor? e a protecção 20A? Obrigado.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Circuito de forno e placa vitrocerâmica

Mensagem por amoreira »

Boas,

aconselho circuitos independente com secção de 4mm, protecção de 20A e ligações com caixa de derivação
porque as tomadas nestes casos normalmente derretem.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Devem ser realizados circuitos independentes para o fogão e para o forno, para o circuito do fogão deve ser utilizado condutor de 4 mm2 de secção protegido por disjuntor de 25A ou condutor de 6 mm2 protegido por disjuntor de 32A a escolha entre estas duas situações depende da potência da placa vitrocerâmica!! fazer cálculo!!
De notar ainda que no fogão (e em todos os equipamentos em que a corrente seja superior a 16A) não devem ser utilizadas as tomadas "convencionais", deve sim ser utilizada uma caixa terminal fixa com os respectivos bornes de ligação, para fazer as ligações ao fogão.

Quanto ao circuito do forno em princípio os condutores de 2,5mm2 protegidos por disjuntor de 16A deve ser suficiente mas depende da potência do forno, caso esta seja superior a 3680W, ir para a situação do condutor de 4 mm2 e disjuntor de 25A!!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

amoreira Escreveu:Boas,

aconselho circuitos independente com secção de 4mm, protecção de 20A e ligações com caixa de derivação
porque as tomadas nestes casos normalmente derretem.
atenção que os 20A não são suficientes para a maior parte dos casos que tenho visto, no caso de a placa ter todos os elementos ligados a potência pode ultrapassar os 6kW dependendo da placa!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”