Nick Holonyak, Jr. (nascido em 3 de Novembro de 1928, em Zeigler, Illinois) invenor do primeiro LED visível em 1962 enquanto trabalhava como cientista consultor no laboratório da General Electric em Syracuse (New York) e é chamado como "O Pai do light-emitting diode". Holonyak possui 41 patentes. As suas invenções incluem o LED (usado em leitores de CD e DVD bem como nos telemóveis) e o tiristor pnpn (usado em dimmers, fontes comutadas, etc.).
Prémios e Honras
Foi galardoado com prémios pelo George H.W. Bush, George W. Bush, Imperador Akihito do Japão e Vladimir Putin.
Em 1989, Holonyak recebeu o IEEE Edison Medal pela carreira exemplar no campo da Engenharia Eléctrica com as suas contribuições no avanço no campo dos semicondutores materiais e dispositivos.
Em 1995, foi galardoado com $500,000 Japan Prize pelas suas contribuições exemplares no desenvolvimento de aplicações praticas em LED's e Lasers.
Em 2003, foi galardoado com a IEEE Medal of Honor.
Também recebeu o Global Energy International Prize, a National Medal of Technology, a Order of Lincoln Medallion, o 2004 Lemelson-MIT Prize e o Frederic Ives Medal of the Optical Society of America.
Em 9 Novembro de 2007, foi galardoado na University of Illinois com um marco histórico reconhecendo o desenvolvimento da quantum-well laser.
Muito mais havia para falar sobre este senhor, mas convido-vos a explorar…[Fonte] P.S.
Eu não conhecia este Senhor... até hoje...
