Licenciamento de Lojas em Bruto/ Vazias

Responder
nunofpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 mar 2008, 15:37

Licenciamento de Lojas em Bruto/ Vazias

Mensagem por nunofpinto »

Boa tarde,

gostava de saber como vcs fazem para licenciar/ aprovar projectos de imóveis onde ainda não seja conhecida a sua utilização.

Até já nem me refiro à potencia a prever mas sim de por ex: efectivo previsto (que implica tipos diferente de iluminação de segurança), tipo de utilização e suas repercussões do projecto, classificação quanto às influências externas, Vistoria certiel...

É que qd nos pedem que tenhamos 1 projecto aprovado, mtas vezes o dono de obra não sabe para o que vai ser a loja...uma coisa é uma livraria e outra coisa é uma peixaria, supermercado, drograria, por ex.

:?
NDSL
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 09:42

Re: Licenciamento de Lojas em Bruto/ Vazias

Mensagem por NDSL »

Boa tarde,
penso que aquilo que procura estará nas RTIEBT 801.2.6. que são as regras a aplicar para estabelecimentos comerciais.
Nestes casos o cálculo do efectivo é feito com base no piso em que se encontra localizado o estabelecimento e não a sua finalidade.
Espero que tenha sido útil.
Cumprimentos.
nunofpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 mar 2008, 15:37

Mensagem por nunofpinto »

Sim...quanto ao efectivo sei como calcula-lo, mas o problema é ter-se um espaço que não se sabe para que vai servir e termos que andar a pôr aliminação, il. emergência, tomadas, completamente aleatórias... depois: caso haja vistoria a Certiel não vai querer ver o espaço em tosco/ reboco.

Podem desde logo alegar que não sabem se o local onde estão instaladas as tomados podem ficar num volume proibido (caso de peixaria com bancas)!

Não sei se me fiz entender melhor...

cumps
NDSL
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 09:42

Mensagem por NDSL »

Boa tarde,
pois quanto a isso não sei o que lhe dizer...se ainda não tem a mínima ideia para que fim se destinará a referida loja.
Penso que o seu ponto de vista é bastante pertinente....mas nunca me deparei com tal situação.
Não sei se algum colega já passou por semelhante situação e possa partilhar conosco.
Peço desculpa por não o poder ajudar.
Cumprimentos
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas,

Pelo que me tenho apercebido nestes casos não se faz propriamente projecto, é apenas deixado um circuito
com uma ou duas tomadas, dois circuitos de iluminação e uma alimentação para um ATI.

O futuro proprietário do espaço terá de elaborar um projecto em conformidade com o tipo de ocupação.

Cumps.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

boas da experiencia que tenho é:

comercios que não tenham o seu "destino definido" :) é fazer o seguinte:

proj electrico;
projectar iluminação;
projectar tomadas;
projectar iluminação de segurança de acordo com a classificação atribuida que por sua vez depende da lotação;
projectar QE;
projectar uma potencia;

depois no futuro dependendo do destino que se der ao comércio pode ser pedido novo projecto electrico.

Proj ITED

a mesma coisa;

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ruicardoso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 jul 2008, 12:06

Mensagem por ruicardoso »

Normalmente faço o seguinte:

Na FE indico uma potência arbitrada para o espaço comercial em função da área (inferior a 50kVA) e no projecto eléctrico indico do edifício indico que nos estabelecimentos comerciais, por não se saber o tipo de exploração, nesta fase do projecto, foi apenas definida a alimentação do quadro eléctrico e a sua localização.
A vistoria da loja só poderá ser pedida com a conclusão da parte eléctrica, que não tem obrigatoriedade de projecto.
Cps,

RC
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”