Termoacumuladores "Vitrificados" vs. "Inox"

Responder
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Termoacumuladores "Vitrificados" vs. "Inox"

Mensagem por kartilos »

Olá a todos...

Após pesquisa no terreno e pela internet deparei-me que em termos construtivos, existem dois principais tipos de Termoacumuladores, "Vitrificados" e "Inox".

Alguém me sabe dizer diferenças, vantagens e desvantagens???

Grato pela atenção,
kartilos
Curioso
Curioso

Re: Termoacumuladores "Vitrificados" vs. "Inox"

Mensagem por kartilos »

Olá novamente,

Andei a pesquisar e deparei-me que os termo-acumuladores vitrificados necessitam de um ânodo em magnésio. Os termo-acumuladores em inox não necessitam desse ânodo. Parece-me que o objectivo do ânodo é de evitar a corrosão.

Se a principal diferença residir neste ponto parece-me que o inox ganha aos pontos, no entanto ainda não estou muito seguro da qualidade das soldaduras no inox.
O inox não enferruja mas se as soldadura não forem muito boas, devido aos esforços térmicos pode começar a verter água por aqui.
termoacumuladores.pdf
(429.56 KiB) Transferido 441 vezes
Se alguém tiver outra opinião... :mrgreen:
Estejam à vontade.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Nos termo-acumuladores em inox um dos problemas é o Fluor, que é ou era injecto na rede publica.

O inox ganha aos pontos.

"no entanto ainda não estou muito seguro da qualidade das soldaduras no inox."

Quase posso afirmar que pelas soldaduras não vai ser o problema, dado que a maioria é executada por sistema automático (também pode ter falhas) e com controlo unitário de estanquecidade e ainda por amostragem aleatória.

"O inox não enferruja mas se as soldadura não forem muito boas, devido aos esforços térmicos pode começar a verter água por aqui."

As soldaduras de inox em Mig ou Tig são sempre em atomosfera controlada, assim como outros materias que não inox. Sobre os esforços térmicos não são assim tão significativos, dado que a temperatura max. será de 80º C.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Obrigado pelo teu esclarecimento Mário!!! :D

É sempre a aprender!!!

É que na verdade pretendo adquirir um sistema de aquecimento com painéis solares e estou mais encaminhado para o inox. Mas como não estou ligado directamente a esta área surgiram uma serie de questões que foge um pouco dos meus conhecimentos.

Assim, considero que a opinião dos participantes deste forum seja uma mais valia para todos os que se depararem com as mesmas duvidas em relação aos termoacumuladores. :wink:
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Olá a todos novamente,

Tal como prometido vou voltar a postar aqui as minhas conclusões acerca de estes dois tipos de Termoacumuladores.
Espero que a informação aqui postada por todos os participantes esclareçam eventuais duvidadas que possam existitir.

Conversei com muitos instaladores e fabricantes deste material, inclusive tive a oportunidade de trocar impressões com quem transporta estes equipamentos e conclui o seguinte:

1º. Os vitrificados são de facto os melhores em matéria de conservação de temperatura.
2º. Tal como o nome indica os vitrificados tem uma camada de vidro no seu interior que ajuda a conservar a temperatura.
3º. Basta uma fissura no vidro que normalmente ocorre durante o transporte (choques acidentais) e está tudo estragado.
4º. O instalador recebe o material e instala-o pois não sabe se tem fissuras.
5º. O cliente e o instalador têm uma valente dor de cabeça em poucos anos pois a fissura é um caminho para a corrosão.
6º. É um risco muito grande instalar vitrificados, os instaladores mais experientes estão todos a tentar convencer a instalar em INOX.
7º. o Inox, apesar de não estar tão bem isolado termicamente é talvez a melhor solução para quem não quiser dores de cabeça.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"7º. o Inox, apesar de não estar tão bem isolado termicamente é talvez a melhor solução para quem não quiser dores de cabeça."

Olha que não, isolamento é exterior, e o tratamento da chapa do aço que é feito por vitrificação é feita no interior em contacto com a agua.
Isolamento em lã de rocha é o melhor, se for de poliuretano, poliestireno, ou outros a sua melhor função é para "frio" e não "quente".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
kartilos
Curioso
Curioso

Mensagem por kartilos »

Olá a todos,

Tens razão, talvez me tenha explicado mal no vitrificado...

Explicaram-me que o vitrificado é melhor, no entanto tem-se registado bastantes problemas devido ao transporte. Durante o transporte (pouco cuidado) o tratamento vitrificado (vidro) pode "estalar" e como o instalador e cliente final não se aprecebe a àgua fica em contacto com o aço no sitio onde estalou.
Daí a algum tempo aparece corrusão no sitio da "estaladela".

Quanto ao isolamento tens toda a razão... :wink:
glauber
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 out 2016, 15:42

Mensagem por glauber »

"O vidro pode quebrar no transposrte"
Amigo, posso afirmar a voce que isso não acontece no transporte mas já antes mesmo de ser acabado .
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Has thanked: 2 times
Been thanked: 8 times

Mensagem por rui14 »

Imaginemos uma banheira em metal vitrificado; quando tem agua quente a parte não submersa está fria. Agora imaginemos uma banheira de aço inox, a parte não submersa está muito perto da temperatura da agua.
Responder

Voltar para “Dúvidas”