Alguma ideia?

Responder
pauloalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 dez 2009, 19:50

Alguma ideia?

Mensagem por pauloalves »

Boa noite.
Do pouco que vi este forum é um pouco mais técnino do que o meu problema, mas se alguem tiver pachorra para ler o texto e me puder ajudar, agradeço de antemão...

O(s) problema(s) é(são) o(s) seguinte(s),

À ca. de 4 semanas as luzes de iluminação do visor da aparelhagem fundiram. Na altura pensei que tivesse sido por causa da trovoada que mandou a electricidade abaixo no quarteirão todo.

À 2 semanas o aspirador cá de casa perdeu potência, continuou a trabalhar durante mais um bocado até parar. Experimentei noutra ficha e nada. Passados uns minutos voltei a experimentar e começou a trabalhar como se nada tivesse passado.

Nesta segunda feira ao ligar a luz da casa de banho (lâmpada económica) notei que esta acendia a "dois" tempos. Depois foi a do quarto (lâmpada R7) que também acendeu a "dois" tempos e fundiu logo a seguir. Passado um pouco repetiu-se a mesma história do aspirador, perdeu potencia até parar. Desta vez pesquisei na net porque me lembrei que no fim de outubro foi cá feita a instalação da tv da vodafone, que é feita por powerline e li que causam interferências com outros aparelhos (é verdade?). Esta foi a unica alteração que mexa com electricidade nos ultimos 6 meses. Depois de desligar os adaptadores começou tudo a funcionar normalmente até ao dia de hoje.

Hoje ainda com os adaptadores powerline desligados:
A lâmpada do quarto (lâmpada R7) funciona normalmente (levou uma nova)
As lâmpadas da sala e de duas marquises (lâmpadas económicas) acendem todas a "dois tempos".
No hall também tenho um candeeiro com lâmpadas económicas e acendem normalmente.
A da casa de banho (lâmpada económica) ficou a "meio gás" até fundir passado ca. de 5s. Ao retirar o vidro do candeeiro notei um pouco de humidade dentro dele, será que foi disso?

A instalação electrica penso que tem pouco mais de 5 anos.

Alguém tem alguma ideia do que se pode estar a passar?
Liberty
Curioso
Curioso
Registado: 15 fev 2009, 18:34

Re: Alguma ideia?

Mensagem por Liberty »

Boas.
Poderá ser quedas de tensão provenientes da rede.
Cumps.
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Pode ser falta de aperto nos parafusos dos disjuntores ou ligadores, criando uma resistência fazendo cair a tensão.
Com aparelho de medida verifica a tensão que chega.

cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Será que o problema está mesmo nos adaptadores powerline, que estão a injectar algumas frequencias elevadas na instalação?
pauloalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado pelas respostas.
Liberty Escreveu:Boas.
Cumps.
Da rede da EDP?
LinceS@T Escreveu:Pode ser falta de aperto nos parafusos dos disjuntores ou ligadores, criando uma resistência fazendo cair a tensão.

cumprimentos
De electricidade pouco ou nada percebo. Se for esse o caso o melhor é chamar um electricista?
jodsbrum Escreveu:Será que o problema está mesmo nos adaptadores powerline, que estão a injectar algumas frequencias elevadas na instalação?
Os sintomas ainda que só tenham aparecido depois da instalação dos adaptadores voltaram a aparecer com os mesmos desligados. Será que provocaram algum dano?

Hoje as luzes a "dois tempos" apenas se verificam na sala e numa marquise...

No meio disto tudo o que aconselham? Por casos próximos não sei se vou ter respostas sinceras em qualquer uma das hipóteses, e não queria estar a gastar dinheiro com todas elas.

Telefonar para a EDP a perguntar de anomalias na zona e pagar a um electricista deles para vir cá.
Pagar a um electricista para vir cá dar um vista de olhos.
Ou telefonar para a Vodafone a perguntar se têm reclamações com o sistema da powerline.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Liberty
Curioso
Curioso
Registado: 15 fev 2009, 18:34

Mensagem por Liberty »

pauloalves Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Cumps.
Da rede da EDP?
Sim
lisbonmekat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 dez 2009, 19:54

Mensagem por lisbonmekat »

pauloalves Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Cumps.
Da rede da EDP?
LinceS@T Escreveu:Pode ser falta de aperto nos parafusos dos disjuntores ou ligadores, criando uma resistência fazendo cair a tensão.

cumprimentos
De electricidade pouco ou nada percebo. Se for esse o caso o melhor é chamar um electricista?

jodsbrum Escreveu:Será que o problema está mesmo nos adaptadores powerline, que estão a injectar algumas frequencias elevadas na instalação?
Os sintomas ainda que só tenham aparecido depois da instalação dos adaptadores voltaram a aparecer com os mesmos desligados. Será que provocaram algum dano?

Hoje as luzes a "dois tempos" apenas se verificam na sala e numa marquise...

No meio disto tudo o que aconselham? Por casos próximos não sei se vou ter respostas sinceras em qualquer uma das hipóteses, e não queria estar a gastar dinheiro com todas elas.

Telefonar para a EDP a perguntar de anomalias na zona e pagar a um electricista deles para vir cá.
Pagar a um electricista para vir cá dar um vista de olhos.
Ou telefonar para a Vodafone a perguntar se têm reclamações com o sistema da powerline.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Só duas perguntas então???
Qd ligas um aquecedor ou microndas notas as lampadas a descer de intensidade????
Já perguntaste aos vizinhos se têm sintomas identicos????
pauloalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

lisbonmekat Escreveu: Só duas perguntas então???
Qd ligas um aquecedor ou microndas notas as lampadas a descer de intensidade????
Já perguntaste aos vizinhos se têm sintomas identicos????
Boas.

Experimentei com a secadora da roupa, ao ligar no quarto ao lado que tem uma lâmpada incandescente nota-se uma ligeira diminuição na intensidade da luz, só volta ao normal depois de desligar a secadora...

Ajuda?
lisbonmekat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 dez 2009, 19:54

Mensagem por lisbonmekat »

Confirma com os teus vizinhos se têm tido o mesmo tipo de sintoma...

Se for positivo então chama o piquete da edp ou fala com o condominio para o fazer...

Se mais nenhum vizinho se queixar, experimenta efectuar reapertos no quadro, com segurança, de preferencia com uma chave isolada, em ultimo caso teras mesmo que chamar um electricista...
pauloalves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Vou fazer isso amanhã de dia!

Obrigado pela ajuda. Depois dou novidades.
ruibr.7777
Curioso
Curioso
Registado: 26 nov 2009, 18:24

Mensagem por ruibr.7777 »

»» ok vc

»»tem um monte de problemas .................
»» eu pergunto se :
um fio neutro ligado a terra poderia provocar essa situaçao ????

ruibr
ruibr.7777
Curioso
Curioso

»» OLA A TODOS

»» desculpem ninha ignorância mas se no quadro estiver ligado um fio terra errado qual seria o resultado ????
»» eu não concordo com o barramento do fio terra acho que essa operação é errada!
»« um abraço
ruibr
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Se o neutro esteivesse à terra não deveria disparar o diferencial?
ruibr.7777
Curioso
Curioso

»» quanto a mim essa operação deveria vir de base da EDP,seja antes do contador o neutro ser ligado a terra assim todas as casas estariam com o neutro ligado a terra.
»» porem um técnico electricista disse me que só deveria ligar o neutro a terra nas ligações de maquinas caso contrario o diferencial dispara ???
»» um abraço
ruibr
Tockas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 abr 2009, 22:16

Mensagem por Tockas »

Boas a todos!

Tentando não me desviar do assunto inicial do post, era importante verificar se efectivamente algum dos vizinhos sofre do mesmo problema de forma a despistar algum problema na coluna montante / quadro de coluna.

Em relação ao neutro ligado à terra, se tal acontecer e se a protecção diferencial estiver bem feita o diferencial tem de disparar.

No residencial, o neutro e a terra estão sempre isolados entre si.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”