Quadro Eléctrico

Responder
moealmas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 dez 2009, 14:10

Quadro Eléctrico

Mensagem por moealmas »

A casa dos meus pais é antiga, assim como a instalação eléctrica (cerca de 35 anos). Quando ligo dois aparelhos em simultaneo, que consumam muita energia (tipo aquecedor e fritadeira electrica) o quadro electrico "dispara" sempre, sendo necessário desligar um deles para conseguir que a corrente se mantenha.
Para resolver isto tenho de contactar a EDP, ou um electricista resolve isto?
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Re: Quadro Eléctrico

Mensagem por jasilva »

A alimentação é monofásica ou trifásica?
Se for trifásica, poderá haver a possibilidade de redistribuir as alimentações das tomadas por forma a evitar que esses dois aparelhos (tipo aquecedor e fritadeira eléctrica) fiquem "pendurados" na mesma fase, por forma a poder ligá-los em simultâneo. Um electricista sabe como o fazer.
Se a alimentação for monofásica, aí poderá ter a necessidade de efectuar um aumento de potência e aqui sim, terá que recorrer ao seu fornecedor de energia eléctrica (normalmente EDP).
Presumo que os calibres das protecções (disjuntores) no QE estejam correctos...

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
norbalves
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 15:19

Mensagem por norbalves »

Boas,

1 - qual é a potência contratada?
2 - monofásico ou trifasico?
3 - qual é a soma das potências?

Abraço
"Ajudar, é aprender!"
airborne
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 20:41
Has thanked: 1 time

Mensagem por airborne »

35 anos certamente que é monofásica e depois deve de ter uns 2 ou 3 circuitos distribuídos pela casa toda onde juntaram iluminação com tomadas e depois a cablagem deve de estar quase toda a fio v de 1,5, o mais correcto seria dares uma revisão completa na instalação eléctrica e mudares o quadro eléctrico.
Ou seja o melhor é alterares a instalação eléctrica para jogar pelo seguro, mas com corrente monofasica não vais poder usar 2 electrodomésticos simultaneamente.

cumps
Imagem
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

..... mas com corrente monofasica não vais poder usar 2 electrodomésticos simultaneamente......

Porquê?!!
marinhogoncalo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 dez 2009, 18:16

Mensagem por marinhogoncalo »

Bom Dia,

O que é que dispara no quadro? O Limitador de Potencia da EDP ou o disjuntor no Quadro Electrico?
Se for o limitador de potencia e a potencia contratada for de 3,45 kVA (15A), pode sempre fazer um pedido de aumento de potencia para 6,9 kVA (30A), e o problema dos dois electrodomésticos em simultaneo em principio ficará resolvido, no entanto será sempre bom pedir a um electricista para ver o estado da instalação, por uma questão de segurança.

Cumprimentos

GM
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

Boas Amigo, eu posso recomendar um electricista com carteira profissional, se ele fizer bem as coisas, dirige-se a loja do cidadão para pedir autorização para retirar o selo da Edp e para combinar com eles o dia que podem la ir a casa para voltar a selar a coisa.

Isso provavelmente é só ajustar o diferencial dos 15A para os 30A.
Mas como eu já li aqui de relance provavelmente, não aconselho, pois se a instalação eléctrica for antiga (que é o caso), podes correr o risco de isso arder..
Em todo o caso o técnico certamente que chamara a atenção para tal.

Cumprimentos e espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”